Olá bom dia ,tenho 27 anos mim chamo Marilene fico com um cara a quase 4 anos ,mas ele nunca mim ped

38 respostas
Olá bom dia ,tenho 27 anos mim chamo Marilene fico com um cara a quase 4 anos ,mas ele nunca mim pediu em namoro ,ele não gosta de fazer sexo oral em mim, ele raramente vem aqui em casa atrás de mim ,sempre que paga as coisas quando saímos e eu ,já estou casando com essa falta de interesse dele comigo ,oque eu faço ?, já não aguento mais essa geito dele desenterresado, sim eu parti pra outro estou fazendo erado ??? Por favor mim ajuda
 Bruna Faria
Psicólogo
Curitiba
Olá, Marilene!
Acredito que seja importante você se perguntar quais são os seus valores (o que não gostaria de abrir mão) e se este relacionamento está de acordo com o que é importante para você.
Pode ser interessante também você se perguntar o que te mantém neste relacionamento, quais são os ganhos e as perdas de estar com ele. Assim pode ser que seja mais fácil você tomar seus próximos passos.
Conversar com um psicólogo pode te ajudar a entender melhor esses pensamentos.

Um grande abraço,
Bruna Faria

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Oi Marilene! Sugiro que você busque o auxílio de um psicólogo. Muitas vezes nos voltamos para o mundo externo, sem olhar para dentro de nós mesmos. Busque a sua felicidade, e se estiver difícil identificar o que te faz ou não bem, a psicoterapia pode ajudar num processo de autoconhecimento. Um grande abraço!
 Felipe de Oliveira Pessoa
Psicólogo
São Paulo
Olá Marilene, tudo bem? Vamos pensar juntos em pontos que você trouxe e que imagino que são importantes: o rapaz em questão não quer oficializar uma relação com você, nas relações ele não busca satisfazê-la com algo que te agrada e não demonstra interesse em você. A partir desses tópicos, você acredita que algo irá mudar? Quais as possibilidades de uma reviravolta após 4 anos? Como você se sente ao lado dele? Será que você deseja uma mudança de fato? Talvez ao responder a essas questões você se sinta mais confortável em tomar (ou não) uma decisão.
Olá Marilene! Pelo seu depoimento você diz cansada do tipo de relacionamento e tratamento que está vivenciando há 4 anos. É importante entender o que te faz permanecer neste tipo de situação. No final pergunta se procurar outra pessoa está fazendo algo errado. É sinal que da sua parte sente-se comprometida com alguém que não assumiu compromisso com você. O ideal seria buscar ajuda de um profissional da psicologia para se conhecer melhor e encontrar as respostas e assim tomar uma decisão sobre a sua vida afetiva. Cuide-se!
Dra. Andressa Zirretta
Psicólogo
Balneário Camboriú
OLa!!! Na sua pergunta, ja está sua resposta... voce, melhor que ninguem, sabe o que vc aguenta e permite em um relacionamento. Se voce so percebe pontos negativos no relacionamento, então é so voce partir para outro e buscar sua felicidade. O tempo é curto, a vida passa rápido... siga seu coração e seja feliz!!!
 Augusta Olivério
Psicólogo
São Paulo
Boa tarde Marilene. Li seu relato e pude perceber que essa relação não está de acordo com o que você espera dela. É preciso dar ouvidos a suas expectativas em relação ao que você espera deste parceiro amoroso, e buscar analisar se este rapaz está correspondendo. Toda relação amorosa é tida como saudável quando supre as expectativas que buscamos nela. Você precisa trazer à tona aquilo que é importante para você em uma relação amorosa, e à partir daí você vai conseguir, por você mesma, analisar se essa relação - ou qualquer outra que venha a ter - fará você feliz e segura de si. Ter partido para outra relação mostra que mesmo você com suas dúvidas sentiu em seu interior - intuitivamente - que esta relação não vai mudar. Isso já mostra uma reação sua de auto amor. Aproveite esse impulso e a energia que lhe trouxe até aqui para pedir ajuda e busque de fato ajuda profissional. A terapia será muito válida para você.
 Micheli Mendes Alfieri
Psicólogo, Psicanalista
Guarulhos
Boa noite!
Me parece que está bastante cansada com essa forma de se relacionar, seria bastante interessante nesse momento estar fazendo terapia até mesmo para entender essa relação, o que te faz permanecer a tanto tempo em algo que vem lhe trazendo desconforto.
Procure fazer terapia para ter uma melhor qualidade de vida.
Fico a disposição.
Olá Marilene! Você vem aceitando migalhas emocionais nesses 4 anos, como se imagina daqui a mais 4 anos desse jeito? Outra pergunta interessante seria, o que te faz pensar em continuar nessa relação? Ficar sozinha um tempo, pode te dar a liberdade para se conhecer melhor identificando o que pode ser melhor explorado em você e ampliar as formas que você possa interagir em um outro relacionamento. Habilidades sociais podem fazer toda a diferença nas suas relações, e o legal disso é que pode ser aprendido na terapia como qualquer outra habilidade. Fico a sua disposição para esclarecer mais dúvidas e iniciar a sua terapia. Abraços!
 Camila Ferreira Malvessi
Psicólogo
Niterói
Olá, Marilene! Tudo bem? A primeira questão que fica é o quanto você está disponível nessa situação? O quanto de fato essa relação esta desgastada? Seria muito interessante você buscar ajuda de um psicólogo para que consiga se conhecer e entender sua relação com o outro. Com ajuda profissional, você conseguira estabelecer os seus anseios e desejos para sua vida daqui para frente. Fico a disposição! Até mais
 Rafael Brignol
Psicólogo
Rio de Janeiro
Olá Marilene, as vezes vivenciamos relações que não nos fazem bem, porém insistimos nelas. Nesses casos a terapia auxilia bastante, pois o psicólogo irá te ajudar a compreender os motivos dessas coisas acontecerem. Torna-se importante começar a questionar: Por que sigo em uma relação que não me faz bem? O que estou buscando para a minha vida? Essas dentre outras questões são colocadas na terapia no momento em que você tem o acompanhamento psicológico.
Dra. Isabella Gutierres
Psicólogo
Sorocaba
Marilene, o que te faz aceitar essa relação? Pode ser que nem mesmo você saiba da resposta. Podemos ter certos comportamentos e aceitar situações sem ter consciência do motivo. Felizmente, essa resposta pode ser compreendida em Psicoterapia, onde você terá lugar para relatar sua história de vida, possíveis traumas e sobre o relacionamento que você estabelece com o outro. Isso te ajudará a ter vínculos mais saudáveis.
Dra. Lucia Pereira Berhili
Psicólogo
Brasília
O psicologo pode te ajudar muito você entender o porque você esta nesse relacionamento. Eu precisaria de fazer diferentes perguntas para entender melhor. Não deixe de procurar ajuda. Um abraço,
 Ana Paula Grando
Psicólogo
Chapecó
Olá Marilene.
O relacionamento de um casal é um contrato que precisa de permanente cuidado e atenção. Nenhum relacionamento será perfeito, pois como pessoas temos nossas dificuldades e limitações. Mas o mais importante é que ambos estejam se sentindo bem nela. Esse é o principal. Se você tem desejo, sentimentos e amor por ele e ele por você é possível que vocês refaçam acordos e contratos e consigam melhorar o relacionamento. Se vocês não conseguirem produzir consensos e se sentir bem no relacionamento, não há problema algum em cada um seguir sua vida. Fiquem bem. Forte abraço.
Oi Marilene. Quando você procura ajuda psicológica, você irá entender o que está acontecendo com você e a sua volta, a terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. Busque se conhecer e entender o que você quer, busque encontrar a sua felicidade.
 Clever Gonçalves
Psicólogo
Curitiba
Oi Marilene! É muito importante vc olhar para o padrão de relacionamentos afetivos que vem ocorrendo em sua vida, pois pode haver aí uma dependencia emocional já muito enraizada, o que pode se confundir com amor. As dependencias emocionais são similares a outras dependencias, tais como alcool, drogas e etc, muito dificil de sair. Pode inclusive haver períodos de abstinência, o que piora ainda mais o se distanciar da pessoa. É muito importante vc procurar ajuda de um profissional habilitado para lhe ajudar nesta etapa. Abçs e boa sorte!!!
Olá, Marilene!!

Concordo com todos colegas acima.
Um relacionamento precisa de reciprocidade e infelizmente você não recebe o que merece.
A pessoa mais importante da sua vida é você, então iniciei cuidando de ti!!
Se possível, busque sessões de terapia. As Universidades constumam ofertar esse serviço de forma gratuita ou com valores acessíveis.
Se cuide. Grande abraço
 Danilo Fernandes
Psicólogo, Terapeuta complementar
Rio de Janeiro
Atualmente há milhares de pessoas nas mais diversas condições de dificuldades psicológicas sem qualquer tipo de orientação.
Eu me pergunto por quanto tempo ainda você vai permanecer sem solucionar o seu caso.
Enquanto fica no aprisionamento de dúvidas, incertezas, sintomas a vida vai se escoando entre os dedos por falta de decisão de mudar o estado de coisas pelas quais está passando.
São diversas as formas e modos de tratar do seu caso e com isso alcançar a liberdade que merece, pode e consegue.
Agora é o momento de agir e resolver.

 Cristina Souto Rigotti
Psicólogo
São José dos Campos
Olá Marilene, num relacionamento é muito importante ter consciência das afinidades de vocês e acima de tudo, você se amar, para que consigo ter um olhar para a pessoa ao seu lado. Se esse relacionamento não atende suas necessidades emocionais e como pessoa, busque ajuda com psicóloga para que consiga se "olhar", aumentar sua autoestima e estar aberta para um relacionamento bacana.
Acredito que não exista uma resposta certa para esse questionamento sem que antes ocorra um processo de reflexão sobre os seus limites, o que é aceitável para você neste relacionamento. Mas no seu relato vemos um incômodo diante dessa situação, então é importante que você tenha um espaço para falar sobre isso, como estas situações tem te afetado. Recomendo que procure um psicólogo ou psicanalista.
 Marília Torres De Queiroz
Psicólogo, Psicanalista
São José do Rio Preto
Olá Marilene. Jamais se culpe por se respeitar e por escolher o que te faz bem.
Oi Marilene
Pelo seu relato, você diz estar cansada do tipo de relacionamento e tratamento que está vivenciando há 4 anos.
Porém vale se questionar e entender e compreender o seguinte: o que te faz permanecer neste tipo de situação?.
O ideal seria buscar ajuda de um profissional da psicologia para se conhecer melhor e encontrar algumas respostas e assim tomar uma decisão sobre a sua vida afetiva.
Abraço e se cuide,
 Maria Helena de Almeida Xavier
Psicólogo
São Paulo
Olá Marilene! São muitas as situações em que a pessoa passa a viver uma relação insatisfatória e por muitos motivos não consegue sair dela. Mas pode ser mais que isso, pode ser de alguma forma um tipo de padrão que a pessoa repete. Sugiro que você procure um psicólogo e inicie a psicoterapia a partir dai poderá trabalhar seus sentimentos, emoções e qualidade das suas relações, melhorar sua autoestima e amor próprio para que assim possa tomar melhores decisões para a sua vida. Cuide-se.
 Matheus Henrique de Souza Mello
Psicólogo
São Paulo
Você aponta que a maneira como este companheiro lhe trata te traz uma série de desconfortos. Inlcusive, você mesma sente desinteresse da parte dele, mas ainda assim parece haver uma dúvida em relação a que atitude tomar frente a esta situação. É importante que você seja coerente com aquilo que acredita e com aquilo que sente ao tomar suas atitudes. Este é o tipo de relacionamento que você gostaria de nutrir? Quando você continua com ele mesmo que ele te deixe desconfortável, você está fazendo isso para agradar ele ou para agradar a si mesma? Você se vê nos próximos cinco anos tolerando participar de uma relação deste tipo? Nunca há um certo ou errado, o que existe são escolhas que podem fazer mais ou menos sentido para você e para a vida que você escolhe construir. Um dos papéis da terapia é auxiliar na construção de decisões autênticas e autônomas. Ao final, cabe apenas a você escolher aquilo que é mais coerente para você. Espero ter ajudado!
Olá, é importante identificar o que é muito importante para você em um relacionamento ,por exemplo: valores, hábitos e comportamentos que você" não abre mão" em um relacionamento amoroso. Sabendo disso, ficará mais claro tomar a decisão que fizer mais sentido para você.
boa sorte!
Olá, acredito que sempre é necessário falar sobre as suas necessidades em um relacionamento. Descobrindo que tipo de pessoa deseja se relacionar. Precisa deixar claro o que deseja nessa relação, pode ser que para ele isso não fico. Mas o importante é, se ele não atende as suas necessidade, precisa seguir em frente e se abrir para novos relacionamentos. Não se esqueça, a terapia, pode te ajudar a ter um autoconhecimento para possa se relacionar melhor com si mesma e com o outro.
 Caroline Manocchio
Psicólogo
Campinas
olá, acho interessante você se perguntar o porque quer essa relação? pq você espera que ele te escolha? o que te faz continuar 4 anos nessa relação mesmo não estando satisfeita? é medo de ficar sozinha? é insegurança?
Se conecte com o que você quer, com o seu desejo e procure terapia para te auxiliar nesse percurso
Olá, como vai? Poxa, sinto muito que esteja se sentindo assim. Você já não está mais feliz com esse tipo de relação, é importante você observar quais são as suas necessidades e o que busca em um relacionamento. Além disso, é necessário que você busque ajuda psicológico no sentindo de se conhecer, compreender os seus pontos vulneráveis e se sentir mais segura para terminar ou se manter em um relacionamento. Um abraço!
 Bacellar Cazão
Psicólogo, Psicanalista
São Paulo
Se você sofre há tanto tempo e não vê possibilidade de melhora, melhor tentar outra pessoa, mas talvez você não consiga por medo...
 Gisele Rodrigues
Psicólogo
Florianópolis
Terminar um relacionamento onde você não está se sentindo satisfeita e feliz não é errado. Se você nunca conversou com ele sobre o que está sentindo, seria interessante deixá-lo a par disso, mas ao mesmo tempo parece que você já não vê possibilidade de mudança, então no fim das contas a decisão é sua. Psicoterapia vai te ajudar a entender melhor seus sentimentos e tomar uma decisão. Abraço
 Cirano Araújo
Psicólogo, Psicanalista
Belo Horizonte
Olá Marilene, como tem passado?
Seria importante sair desse relacionamento já que não é algo que está indo para onde você queria que fosse pelo que contou para a gente. Não é errado partir para outro, mas é claro que pensar o que quer em um relacionamento, como quer, com quem quer e de quais maneiras é interessante para você delimitar melhor o que deseja.
Se o jeito do anterior é desinteressado por que você tem que manter todo o interesse?
Caso sinta que está repetindo algumas coisas do relacionamento anterior no atual, procure um psicólogo para conversar mais sobre como você entra, se coloca e sustenta relacionamentos no geral.
Espero ter ajudado.
 Daniel Kummerow
Psicólogo
São José dos Campos
Oi Marilene, como está? Sinto muito que esteja enfrentando esse descontentamento no relacionamento. Acredito que é essencial que você explore seus interesses e seus desejos sobre seus relacionamentos, isso ajudará muito a encontrar ações eficazes para se aproximar do que você considera ideal, seja em relação ao que o outro faz, seja em relação ao que você mesma faz. Conheça suas demandas, seus limites, seus desejos, suas dificuldades... A psicoterapia pode ajudar muito nisso!
Ola Marilene, bom dia! Imagino como deve ser ruim o que estava vivendo neste relacionamento. Importante ter consciência sobre seus limites e sobre o que você deseja para sua vida sobre relacionamentos. Você deseja um namoro? Como seria um relacionamento ideal para você? Já conseguiu expressar para este companheiro sobre seus desejos e sentimentos? A comunicação é o principal dentro de uma relação, e a falta dela leva normalmente a relacionamentos frustrados e de má qualidade. Existem questões suas a serem exploradas na psicoterapia, como a falta de posicionar, sua atitude de ser a responsável da relação (pagar as contas, procurar, importar - esta atitude de agradar e aceitar tudo seria comportamento dependente? - vale repensar sobre). Outro ponto a ser trabalhado em terapia, sobre padrões de homem com quem se relaciona e como foram suas referencias de homens na sua vida, para que não haja uma repetição com o novo parceiro. Indico muito que inicie uma terapia. Me coloco a disposição para conhecer meu trabalho @psiluanamarys
Marilene, olá. Em todos os relacionamentos é normal criarmos expectativas um com o outro e tbem não falarmos dos nossos sentimentos e do que nós esperamos num namoro, pelo visto vc nunca disse a ele que queria um namoro sério e esta relação foi sendo levada sem compromisso. Se ele não te corresponde deve buscar ficar ao lado de quem te deixa feliz. Mas não entre em outro relacionamento com os mesmos comportamentos, se não torna a repetir este padrão. Busque ajuda na psicoterapia e trabalhe o autoconhecimento.
Marilene, sua situação pode ser entendida considerando os padrões de interação e dinâmicas emocionais dentro do relacionamento. A falta de compromisso e interesse demonstrados por seu parceiro podem refletir um desequilíbrio nas expectativas e no investimento emocional entre vocês. Sentir-se desvalorizada e frustrada é compreensível diante dessas circunstâncias. A decisão de buscar envolvimento com outra pessoa pode ser uma tentativa de encontrar satisfação emocional que não está sendo atendida no atual relacionamento. No entanto, é importante considerar uma reflexão profunda sobre suas próprias necessidades e expectativas para com um parceiro. Conversar abertamente com seu parceiro atual sobre seus sentimentos pode ser um passo importante para esclarecer a situação e tomar decisões que promovam seu bem-estar emocional a longo prazo. Se sentir necessidade, buscar suporte de um profissional da psicologia pode ajudar a entender melhor suas emoções e orientar suas escolhas futuras de maneira mais consciente.
 Jucemara Bellincanta Gomes
Psicólogo
São Paulo
Olá
A situação que você descreve envolve uma série de sentimentos dificeis e questões sobre seu relacionamento que merecem atenção. Vejo como você expressa cansaço, frustração e insatisfação com o comportamento dele. è importante reconhecer esses sentimentos, pois eles indicam que algo está desconfortável ou desequilibrado entre vocês. Quando um relacionamento causa mais sofrimento do que satisfação algo precisa se olhado e trabalhado. A falta de reciprocidade no esforço e no cuidado para com você pode ser dificil e impactar em sua auto estima.
Talvez seja o momento de considerar se esse relacionamento ainda tem espaço para crescer e mudar ou se esta lhe causando mais dano do que beneficio. Se você se sentir confusa ou presa emocionalmente nessa situação, considere a ideia de procurar ajudar e explorar essas questões mais a fundo, dando clareza às suas emoções, para uma tomada de decisão que sejam mais alinhadas com seus valores e necessidade.
Sempre digo precisamos nos conhecer para não repetir.
 Helio Martins
Psicólogo
São Bernardo do Campo
Olá, tudo bem? O que você está vivendo parece ser muito frustrante, especialmente por estar em uma relação de quatro anos onde você não sente reciprocidade ou envolvimento emocional suficiente. Quando uma relação traz mais desgaste do que satisfação, é importante refletir sobre o que você deseja e merece para sua vida.

Do ponto de vista emocional, é essencial que você se sinta valorizada e que suas necessidades afetivas e físicas sejam atendidas. Se isso não está acontecendo e o comportamento dele não demonstra intenção de mudança, pode ser um sinal de que essa relação não está alinhada com o que você procura.

A decisão de buscar outra pessoa enquanto ainda está envolvida com ele pode gerar sentimentos de culpa ou confusão, mas também reflete a insatisfação que você está sentindo. Trabalhar essas questões em um processo terapêutico pode ajudar você a entender melhor seus próprios desejos, valores e como construir relações mais saudáveis.

Na perspectiva da neurociência, situações como essa ativam o sistema de recompensa do cérebro, onde você busca conexão e reconhecimento, mas não recebe na medida esperada. Isso gera um ciclo de frustração e insatisfação. Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia Focada nas Emoções podem ajudar a explorar esses padrões emocionais, fortalecendo sua autoestima e clareza sobre suas escolhas.

Se você quiser aprofundar esse processo e construir caminhos mais saudáveis para suas relações, estarei à disposição para te ajudar. Você merece um relacionamento que seja leve, recíproco e satisfatório.
Olá, Marilene, bom dia! Eu entendo o quanto você deve estar se sentindo frustrada e insegura em relação a essa situação. Quando estamos em um relacionamento e sentimos que a outra pessoa não está tão interessada ou comprometida como gostaríamos, isso pode gerar muitas dúvidas e até a sensação de estar sendo ignorada ou desvalorizada.

Vou te dar algumas reflexões e sugestões para tentar te ajudar a entender melhor o que está acontecendo e, se necessário, tomar decisões mais claras para o seu bem-estar.

1. Entenda o Comportamento Dele
Primeiro, é importante tentar entender o que está acontecendo no relacionamento. O fato de ele nunca ter pedido namoro, de não ter tanta iniciativa com você, ou até de não demonstrar o interesse esperado, pode ser sinal de que ele tem dificuldades em se comprometer ou não tem as mesmas expectativas que você para o relacionamento.

Algumas perguntas para refletir:

Qual é o motivo dele não ter pedido namoro? Já conversaram sobre isso? Pode ser que ele não tenha o mesmo tipo de compromisso emocional ou não tenha as mesmas prioridades que você.
Ele já expressou de alguma forma que não gosta de certos tipos de intimidade, como o sexo oral? Isso pode ser algo que ele não está confortável em fazer, ou pode indicar um distanciamento emocional da parte dele.
2. A Comunicação é Fundamental
A falta de comunicação pode estar criando uma desconexão entre vocês. O ideal é que você converse abertamente com ele sobre como está se sentindo. Fale de forma honesta, sem acusar, mas expressando suas necessidades e sentimentos.

O que você pode dizer:

"Eu sinto que a nossa relação não está fluindo como eu gostaria, e isso tem me deixado triste e insegura. Eu preciso entender o que você espera do nosso relacionamento, o que é importante para você."
"Estou me sentindo desvalorizada, principalmente em relação ao sexo e à atenção que você me dá. Você pode me ajudar a entender melhor sua postura sobre isso?"
Essas conversas podem ser difíceis, mas são essenciais para que ambos saibam onde estão e o que podem esperar um do outro.

3. A Falta de Interesse e a Valorização Pessoal
O fato dele não demonstrar tanto interesse ou não pagar atenção nas suas necessidades emocionais e físicas pode ser um reflexo de que ele não está totalmente comprometido ou que não te valoriza da maneira que você merece.

Você tem todo o direito de esperar ser tratada com carinho, respeito e atenção. O amor e o respeito devem ser recíprocos. Se você sente que está fazendo muito esforço para manter o relacionamento e ele não corresponde da mesma forma, isso pode gerar uma sensação de desequilíbrio emocional.

4. O "Partir Para Outro" - Está Errado?
Sobre você ter "partido para outro", é importante que você reflita sobre o que isso significa para você. Quando estamos em um relacionamento onde nos sentimos negligenciadas ou ignoradas, podemos procurar atenção em outro lugar como uma forma de suprir uma carência emocional ou física.

Porém, isso pode gerar confusão para você mesma, além de complicar ainda mais a situação com ele, caso decida seguir com esse relacionamento. O ideal seria resolver as questões com ele primeiro, de forma clara e direta. O "partir para outro" não é necessariamente errado, mas pode não ser a solução mais saudável se o que você quer realmente é resolver a insatisfação no relacionamento atual. Refletir sobre o que você deseja para sua vida e o que você merece é essencial para tomar decisões mais conscientes.

5. O Que Fazer?
Aqui estão algumas opções para você considerar:

Converse abertamente com ele sobre seus sentimentos e sobre o que você espera de um relacionamento. Tente entender o que ele pensa sobre isso.
Estabeleça seus limites e expectativas. Não tenha medo de pedir o que você precisa para se sentir amada, respeitada e valorizada.
Avalie se ele está disposto a mudar ou a investir no relacionamento. Se ele continuar demonstrando desinteresse, você precisa pensar se esse relacionamento realmente te faz bem ou se está te deixando infeliz.
Reflita sobre o que você deseja para sua vida amorosa. Se você sente que não está sendo tratada da maneira que merece, pode ser hora de considerar seguir em frente, mesmo que seja doloroso. Você merece um relacionamento onde suas necessidades emocionais e físicas sejam atendidas com respeito e amor.
Conclusão
Marilene, você está em um momento em que suas necessidades emocionais e físicas não estão sendo atendidas da forma como você gostaria. A melhor solução é se comunicar de forma clara e honesta com ele sobre como você se sente. Mas, acima de tudo, lembre-se de que você merece um relacionamento onde se sinta amada, respeitada e valorizada. Se, depois de uma conversa sincera, você perceber que ele não está disposto a se comprometer ou mudar, pode ser necessário pensar em sua felicidade a longo prazo e tomar decisões para o seu bem-estar.

Estou aqui se precisar de mais ajuda ou quiser conversar mais sobre isso.
 Valter Rodrigues
Psicanalista, Psicólogo
Contagem
A situação que você está enfrentando é bastante complexa e pode ser dolorosa. Relacionamentos que não avançam, como o seu de quase quatro anos, podem gerar frustração e insegurança, especialmente quando você percebe sinais de desinteresse por parte do seu parceiro.
É compreensível que você esteja se sentindo desvalorizada e angustiada com a falta de comprometimento dele, como o fato de ele nunca ter pedido um namoro formal e a relutância em demonstrar afeto físico. Esses aspectos podem indicar uma desconexão emocional e uma falta de investimento na relação, o que pode ser muito desgastante.
A sua decisão de se envolver com outra pessoa pode ser vista como uma forma de buscar validação e satisfação emocional que você não está recebendo nesse relacionamento atual. No entanto, é importante refletir sobre essa escolha e considerar as implicações que isso pode ter para você e para o seu parceiro. A infidelidade emocional ou física pode complicar ainda mais a situação, especialmente se você ainda tem sentimentos por ele.
Aqui estão algumas sugestões sobre como proceder:
Reflexão Pessoal: Pergunte a si mesma o que você realmente deseja em um relacionamento. Quais são suas expectativas? Você se sente feliz e realizada? Isso pode ajudar a esclarecer se vale a pena continuar investindo nesse relacionamento ou se é hora de seguir em frente.
Comunicação Aberta: Considere ter uma conversa honesta com seu parceiro sobre suas preocupações. Expresse como você se sente em relação à falta de comprometimento dele e pergunte sobre os sentimentos dele em relação ao relacionamento. Essa conversa pode trazer à tona questões importantes que precisam ser abordadas.
Avaliação da Relação: Pense sobre o que você realmente quer para o futuro. Se o seu parceiro não está disposto a se comprometer ou a atender às suas necessidades emocionais, talvez seja necessário considerar se esse relacionamento é saudável para você.
Cuidado Pessoal: Independentemente do que decidir, priorize seu bem-estar emocional. Envolver-se em atividades que lhe tragam alegria, passar tempo com amigos e buscar apoio emocional pode ser muito benéfico.
Se você sentir que precisa de mais apoio para lidar com esses sentimentos, procurar um terapeuta pode ser uma boa opção. Eles podem ajudá-la a explorar suas emoções e tomar decisões mais informadas sobre seu relacionamento.
Lembre-se de que você merece estar em um relacionamento onde se sinta valorizada e respeitada. Se precisar conversar mais ou explorar outras formas de ajuda, estou aqui para apoiar você.

Especialistas

Pedro da Costa

Pedro da Costa

Psicólogo, Psicanalista

Belo Horizonte

Luciana Guedes

Luciana Guedes

Psicólogo

Cuiabá

Adailio Miguel

Adailio Miguel

Psicólogo

Fortaleza

Stefani Azevedo

Stefani Azevedo

Psicólogo

Maringá

Jonas Peronio do Nascimento

Jonas Peronio do Nascimento

Psicólogo

Santa Maria

Rute Pereira

Rute Pereira

Psicólogo

Barra Mansa

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 129 perguntas sobre Dificuldades no relacionamento
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.