Olá, bom dia! Meu médico me receitou clonazepam 2mg e Ritalina 10mg, eu li que clonazepam afeta a co

2 respostas
Olá, bom dia! Meu médico me receitou clonazepam 2mg e Ritalina 10mg, eu li que clonazepam afeta a concentração. tomo ele a noite e ritalina pela manhã, mas percebi, que mesmo assim, não conseguia me concentrar. Gostaria de saber se esse efeito de perda de memória com o clonazepam é só no INÍCIO ou esse problema de perda de memória acaba com um tempo tomando ele?
Pessoas com transtorno de déficit de atenção, muitas vezes, confundem dificuldades de memória com dificuldades decorrentes de problemas de concentração. Porém, o clonazepam pode causar vários tipos de dificuldades de memória, ao longo do uso. Logo após sua ingestão, pode levar a amnésia anterógrada ou seja, a pessoa esquece o que fez em seguida. E é uma droga de meia-vida longa: uma vez atingida uma concentração estável, ela cai pela metade apenas após 30 a 40 horas, após ser suspenso. Então, não é impossível que, mesmo tomando só à noite, cause algum problema durante o dia. Além disto, há pesquisas que mostram que o uso prolongado pode levar a deficiências de fixação e elas podem não ser totalmente reversíveis. Assim, mantidas as exceções, deve ser usado por apenas algumas semanas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O déficit na atenção causado pelo TDAH irá prejudicar na formação de memória recente. O clonazepam pode sim causar déficit de memória, porém isto não é comum (principalmente se usado a curto prazo). Se a ritalina foi prescrita para TDAH, é necessário primeiro verificar se o seu deficit de atenção foi devidamente tratado. Além disso, vários outros transtornos psiquiátricos também causam déficit de atenção. É necessário uma avaliação adequada.
Te convidamos para uma consulta: Consulta online de psiquiatria - R$ 300
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.