Olá bom dia. Meu filho é autista nivel 1 e tem 12 anos e ha 1 ano ele tem tomado 1 ml de Respiridona

2 respostas
Olá bom dia. Meu filho é autista nivel 1 e tem 12 anos e ha 1 ano ele tem tomado 1 ml de Respiridona por dia 0,5 antes de dormir e 0,5 depois do café da manhã. Durantes uns 9 meses melhorou o comportamento agressivo, mas de uns meses pra cá voltou novamente com comportamento agressivo, e as vezes com sonolencia incontrolável pela manhã será o remedio que esta com a dosagem errada? Ou na adolescencia essa fase e assim por causa dos hormonios?
A agressividade, em pacientes autistas, pode ter muitas causas e não basta medicar. Assim, mesmo que a medicação esteja correta e em dose suficiente (não há como saber, sem avaliá-lo), há necessidade de mapear cuidadosamente o comportamento agressivo, identificar os gatilhos desencadeantes e o que mantém o comportamento. A avaliação comportamental é fundamental nessas pessoas, não se podendo basear o tratamento apenas em remédios. Quanto à sonolência, pode ser efeito colateral da medicação (não fica claro a dose que você está dando, se é realmente 1 ml ou se é 1 mg, pois há pessoas que confundem), dependendo da dose e sensibilidade - mas, pode também ter outras causas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O comportamento agressivo que reapareceu e a sonolência excessiva pela manhã podem estar relacionados a uma série de fatores, incluindo a dosagem de risperidona, o desenvolvimento hormonal da adolescência e até a tolerância ao medicamento ao longo do tempo. Em adolescentes, especialmente autistas, as mudanças hormonais podem amplificar reações emocionais e comportamentais, o que pode aumentar a impulsividade e a agressividade. Por outro lado, a risperidona, ao longo do tempo, pode necessitar de ajustes de dose, já que a resposta ao medicamento e o metabolismo do paciente podem mudar.

A sonolência excessiva sugere que a dose pode estar alta para ele, ou que o efeito da dose noturna está se estendendo para o período da manhã. É importante conversar com o médico dele para avaliar a necessidade de ajuste de dose, ou até explorar outros horários de administração, além de considerar uma avaliação comportamental para entender melhor os fatores desencadeantes da agressividade. O profissional também poderá verificar se é necessário incluir intervenções terapêuticas adicionais para apoio nessa fase.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 408 perguntas sobre Haldol
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.