Olá Bom dia, meu filho de 7 anos quando lhe é feito alguma pergunta ele responde e em seguida repete

16 respostas
Olá Bom dia, meu filho de 7 anos quando lhe é feito alguma pergunta ele responde e em seguida repete sem som a mesma resposta, por exemplo:
Eu:Onde vc estuda ?
Ele: COLÉGIO XXXX
sem som: colégio xxxx
é normal ??? devo procurar um especialista ??? PS: ISSO APENAS OCORRE QUANDO ELE É QUESTIONADO.
A ecolalia é o processo que ocorre quando uma criança repete o que é dito a ela, do mesmo jeito que foi dito. Este comportamento é mais habitual em crianças mais novas, em fase de aprendizado na fala, mas pode ocorrer em outras situações também.
Antes de mais nada, acho importante que você busque orientação de um psicólogo especializado e de um fonoaudiólogo (a) , que atenda crianças nesta idade, para que possa avaliá-lo com mais detalhes.
Caso você identifique que esta é uma questão muito relevante, é preciso entender mais minuciosamente o que está acontecendo.
Mas também ressalto que cada criança segue um curso próprio no desenvolvimento, desenvolve suas próprias brincadeiras, jeitos etc. que podem vir e ir embora com o tempo.
Observe se existem outros comportamentos atípicos associados a este.

Olá, penso que seja interessante buscar uma avaliação especializada, com psicólogo e fonoaudiólogo para verificar se é algo natural vinculado ao desenvolvimento por exemplo uma mania, ou se existe alguma implicação por trás desse comportamento. Fico à disposição. Abraço.
Olá! Concordo com os colegas que é fundamental você buscar auxílio de profissionais de psicologia e fonoaudiologia. Pode ser que seu filho tem adquirido apenas um hábito e que isso passe naturalmente, ou seja, nada preocupante. Porém, se você tem percebido o comportamento dele com muita constância e isso vem gerando preocupação, a melhor opção é prevenir por meio de uma avaliação. Também sugiro que preste atenção em outros comportamentos dele, em termos de comunicação, convívio social, a fim de levantar junto aos profissionais hipóteses mais claras. Torço para que consigam resolver esse problema o mais breve possível. Fico à disposição!

Olá! Acredito que seria válido uma avaliação pra saber o que está acontecendo, concordo com as colegas que apenas um fator isolado sem entender todo o processo fica difícil uma análise.
Estou a disposição para qualquer esclarecimento.
Alguns colegas aqui falaram sobre a hipotese da ecolalia,e não necessariamente seja isso,pode ser algum sinal de ansiedade do seu filho,portanto a indicação de uma avaliação psicológica seria importante apenas para sanar essas dúvidas e orientar a família para poder minimizar esses comportamentos na criança!
Olá!! É necessário mais dados, como: Ele faz sempre isso? Tem outros comportamentos? Passou a ter esse comportamento agora ou já vem há muito tempo agindo desse jeito?
Seu filho pode está querendo ter certeza do que falou, querendo confirmar o que acabou de dizer. Normal não é, mas tem que ver o contexto. O caso precisa de uma avaliação mais consistente. Procure os profissionais da sua confiança já citados acima.
Cada caso é um caso, com sua especificidade. è necessária uma avaliação mais profunda, aparentemente parece ecolalia, podendo possuir uma comorbidade com ansiedade, ou ainda, ser um mero instrumento comunicativo de reafirmação da informação cognitiva. O comportamento precisa ser avaliado no todo, fatos vivenciais passados e presentes, ansiedade em corresponder expectativas, fatores emocionais, psíquicos, cognitivos envolvidos, bem como fatores emocionais. Somente com um levantamento de todos os dados, que chamamos de anamnese é que se poderá encaminhar uma avaliação técnico instrumental, com possível diagnóstico e tratamento, bem como de prognóstico.
Procure um fonoaudiólogo, em uma avaliação ao desenvolvimento da fala, e aos músculos da fala, não encontrando algo que explique tal fenômeno pode ser boa orientação fazer um acompanhamento psicológico, mesmo para a família e essa criança aprenderem e desenvolverem comportamentos perante tal ato peculiar.
Sim, procure especialista e avalie.
Olá. Tudo bem? NO que foi descrito com relação aos sintomas aparenta que seu filho apresenta ecolalia, que ocorre quando a criança tente a frequentemente repetir as ultimas palavras ou sílabas das frases. O indicado é uma avaliação clínica especializada que possa confirmar ou descartar diagnóstico dos quadros em que este sintoma se apresenta.
Não deixe de agendar uma consulta!

Olá! Busque ajuda de um Psicólogo para que tenha orientação correta.
Olá bom dia. No seu texto você não diz se isso é algo novo ou se ele já faz isso há muito tempo, nem mesmo se ele repete esse comportamento em todos os ambientes (casa, escola...). Serão necessárias outras informações que serão habilmente solicitadas a você por um psicólogo , que você deve sim procurar. A boca é considerada uma via de obtenção de prazer, que usamos de várias formas: comer, beber, fumar, assoviar, falar e até mesmo morder e machucar. Por isso, a avaliação do caso de seu filho deve ser minunciosa e a partir de vários outros elementos. Busque um especialista.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 220
Olá! Entendo sua preocupação. O comportamento que você descreve pode ser um tipo de ecoico, onde a criança repete o que acabou de dizer de forma silenciosa logo após pronunciá-lo em voz alta. Isso pode ser uma manifestação de algum tipo de processamento sensorial ou uma estratégia que ele usa para processar a informação.

Embora muitas vezes esse tipo de comportamento possa ser considerado dentro do espectro do normal, é sempre bom estar atento a qualquer padrão incomum ou persistente de comportamento. Se você está preocupado com isso ou se ele está enfrentando outros desafios de comunicação ou comportamentais, pode ser útil consultar um especialista, como um fonoaudiólogo ou um psicólogo infantil. Eles podem avaliar mais profundamente o comportamento de seu filho e oferecer orientação ou intervenção, se necessário.

Lembre-se de que cada criança é única, e o que é normal para uma pode não ser para outra. Confie em seus instintos como pai / mãe e busque ajuda profissional se sentir que é necessário.

Estou a disposição,
Christine

Olá! A repetição é mais comum ocorrer em crianças menores que estão em outra fase do desenvolvimento. Você já perguntou para ele o porquê de repetir aquilo que falou? Socialmente como ele se relaciona? Entendo que o ideal seria passar por uma avaliação psicoterapêutica a fim de compreender o que está acontecendo com o seu filho. Sou psicóloga infantil e fico à disposição.
Olá , como vai?
Se isso acontece apenas quando ele é questionado e não em outras situações, pode ser apenas uma maneira de reforçar a resposta ou uma forma de se concentrar no que está sendo perguntado. No entanto, se você perceber que isso está afetando o dia a dia dele ou interferindo em outras áreas do desenvolvimento, é sempre bom consultar um especialista, como um fonoaudiólogo e um psicólogo para avaliar melhor a situação. É importante observar se esse comportamento está presente em outras situações e se está acompanhado de outros sinais de preocupação. Espero ter ajudado!
Penso que seja interessante você observar a frequência desse comportamento, sempre ele faz isso, todo momento? e então buscar uma avaliação especializada, com psicólogo e fonoaudiólogo para verificar se é algo natural vinculado ao desenvolvimento, ou se existe alguma outra questao por trás desse comportamento. Fico à disposição caso precisar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!