Olá, bom dia! Meu esposo realizou alguns exames de sangue ano passado e deu alteração no exame Pepti

1 respostas
Olá, bom dia! Meu esposo realizou alguns exames de sangue ano passado e deu alteração no exame Peptideo Vasoativo Intestinal mais que 120 pmol/L e a referência seria até 30 pmol/L, recentemente ele realizou novamente o exame dando o resultado 88 pmol/L , diminuiu um pouco, mas a minha preocupação seria um tumor neuroendocrino, o médico disse para não nos preocuparmos por conta que meu esposo não tem sintomas relacionados. Gostaria de uma orientação. Desde já agradeço!
Entendo sua preocupação com os resultados alterados do exame de Peptídeo Vasoativo Intestinal (VIP) do seu esposo. Vou tentar esclarecer alguns pontos que podem ajudar:

Interpretação dos resultados: O VIP é uma substância produzida principalmente por tumores neuroendócrinos, mas também pode estar elevado em outras condições. Um valor acima do normal pode sugerir a presença de um tumor neuroendócrino secretores de VIP (VIPoma), mas nem sempre isso indica necessariamente um tumor. Valores muito elevados geralmente são mais sugestivos de uma condição patológica.

Contexto clínico: É positivo que o valor tenha diminuído de 120 pmol/L para 88 pmol/L. Isso pode indicar uma variação na produção de VIP, o que não é incomum, mas ainda deve ser monitorado.

Sintomas: É encorajador que seu esposo não apresente sintomas relacionados ao VIPoma, como diarreia aquosa profusa, desidratação ou distúrbios eletrolíticos. Os sintomas geralmente estão correlacionados com a quantidade de VIP produzido.

Avaliação médica: Se o médico avaliou seu esposo e não encontrou sintomas preocupantes e considerou a diminuição do VIP, isso é um bom sinal. No entanto, é importante continuar o acompanhamento médico regularmente para monitorar os níveis do VIP e qualquer mudança nos sintomas.

Exames adicionais: Dependendo do caso, o médico pode solicitar exames adicionais, como imagens (como tomografia computadorizada ou ressonância magnética) para descartar a presença de um tumor neuroendócrino.

Se você ainda estiver preocupada ou sentir a necessidade de mais esclarecimentos, é sempre aconselhável discutir diretamente com o médico responsável pelo cuidado do seu esposo. Eles podem fornecer informações mais detalhadas e específicas com base no histórico médico completo e nos resultados dos exames.