Olá bom dia! Eu fui diagnosticado com ansiedade, sindrome do panico e abstinencia a alcool, a um mes

10 respostas
Olá bom dia! Eu fui diagnosticado com ansiedade, sindrome do panico e abstinencia a alcool, a um mes e meio tenho tomado Carbamazepina, Amitripilina e Diazepan, a uma semana me colococaram Risperidona, mas tenho tido efeitos raros, posso parar de tomar o remedio de uma vez? ou tenho que diminuir?
Olá. Você deve voltar ao psiquiatra e conversar sobre seu interesse em deixar a medicação.
Não é indicado parar medicações por conta própria.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Retorne ao seu psiquiatra e estabeleça com ele uma estratégia para retirada dos medicamentos e o início do acompanhamento psicológico que dará suporte ao seu tratamento.
No início do tratamento, seja qual for o diagnóstico, é comum ajustes na medicação, porém diminuir ou parar determinado medicamento não é recomendado por conta própria, somente o psiquiatra. Relate a ele (a) os efeitos raros os quais vc mencionou. Associar medicação com psicoterapia pode potencializar seu tratamento. Boa sorte!
Prezado paciente, com a bateria de medicamentos que você está tomando se faz necessário um reexame para averiguar a origem desses "efeitos raros" que você está sentindo. Em paralelo, seu médico deve ter recomendado, a psicoterapia.
Sugiro que você visite o seu médico e reporte todas as reações que está sentindo e em paralelo, averiguar junto ao seu psicoterapeuta as causas de sua ansiedade, síndrome de pânico e abstinência ao álcool, afinal, todas as três se relacionam com uma necessidade/expectativa não preenchida na esfera mental.
Nenhuma medicação deve ser interrompida sem o conhecimento e o consentimento do psiquiatra. Normalmente, a medicação é diminuída aos poucos (desmame) até ser suspensa completamente. A interrupção da medicação pode ser muito prejudicial com efeitos ruins. Só se interrompe a medicação se estiver fazendo muito mal ao paciente ou quando se faz necessário substitui-la. Procure e converse com seu médico!
Como já alertaram meus colegas não pode parar de tomar medicamentos sozinho precisa que o psiquiatra que receitou reorganize as doses a serem tomadas, não pode tomar decisões sozinho. Neste caso é importante acompanhar o processo frequentando uma psicoterapia que vai te ajudar a ter uma visão mais real do teu problema e te ajudar a supera-lo e/ou compreende-lo melhor. Consulte um psicologo.
A abstinencia ao alcool ela é muito delicada, qualquer mudança incluindo a domonuição deve ser feita com o médico, nao deixe de ir ao AA, nem de fazer terapia ambas podem ajudar muito nesse momento.
Att.
Eduardo
Olá, minha indicação é entrar em contato com o seu médico antes de qualquer decisão, pois assim estará respaldado e entenderá o que está acontecendo no seu caso específico. Tire todas as dúvidas com o especialista e não abra mão do seu tratamento. Vale acrescentar que a psicoterapia pode ajudar bastante na manutenção da qualidade de vida nos diagnósticos citados.
Apenas reforçando, jamais interrompa sem o conhecimento do médico. O fato de estar dando resultado indica que é o remédio está agindo bem, reitará-lo pode ter efeitos muito ruins. Agende uma nova consulta e discuta com ele sua melhora. Acrescente atividades físicas (no minimo 3 vezes por semana), e cuide do seu sono, isso fará com que seu corpo produza "remédios" naturais contra a ansiedade, além de ajudar em relação ao uso do alcool. Força e boa sorte!
Concordo com a opinião dos colegas acima. Jamais interromper o uso de medicamentos sem a orientação médica. Também reforço a necessidade da psicoterapia para que consiga controlar a ansiedade e mudar seus pensamentos e comportamentos para lidar melhor com suas emoções, não recorrendo assim ao uso do álcool.

Especialistas

Amanda Vitória Pereira da Silva

Amanda Vitória Pereira da Silva

Psicólogo

João Pessoa

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1037 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.