Olá boa tarde, tenho uma pessoa na familia que tem o pé torto e nós gostariamos de saber se teria

4 respostas
Olá boa tarde, tenho uma pessoa na familia que tem o pé torto e nós gostariamos de saber se teria algum problema ele fazer a cirurgia, por que já é adulto tem 28 anos. Quais os procedimentos? e riscos?
Precisamos da avaliação correta desses pés para sabermos qual o grau de limitação e deformidade que eles têm! Após isso, abordamos cirurgicamente caso seja necessário! O gesso nessa idade não é mais indicado, uma vez que o pé já está todo formado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Difícil falar sem saber detalhes do caso...Porém se o paciente for saudável e ativo normalmente pode ser feito o tratamento cirúrgico sim. Fatores como encurtamento muscular e tendíneo, deformidade já adaptativas que colaboram com a marcha, ou a impedem, etc.
Normalmente é feito a liberação de partes moles e a colocação de pinos e ou hastes para refixação correta dos ossos deformados. Porém isso não vale para todos, cada caso é bem particular, nem todos têm indicação de cirurgia.
Sem o exame físico, entender as reais limitações e queixas do paciente, impossível falar em tratamento cirúrgico. A cirurgia será eventualmente indicada após criteriosa avaliação do paciente.
É possível corrigir o pé torto congênito em qualquer idade. Entretanto quanto mais se aguarda para iniciar o tratamento maior a dificuldade técnica da correção e pior o resultado. Hoje em dia a utilização da correção progressiva do pé torto congênito nunca previamente tratado pode ser feita no adulto com relativa segurança utilizando o fixador externo circular (conhecido popularmente como "gaiola"ou "Ilizarov"). O princípio da correção é muito parecido com o utilizado pelos dentistas para corrigir a arcada dentária, ou seja, instala-se um aparelho que vai sendo diariamente ajustado até alinhar o pé. O tratamento é demorado mais é altamente eficaz e está associado com grande satisfação dos pacientes.

Especialistas

Gabriel Costa Martins

Gabriel Costa Martins

Fisioterapeuta

Maringá

Luis Henrique S. Souza

Luis Henrique S. Souza

Ortopedista - traumatologista

São José dos Campos

Daniella Dantas

Daniella Dantas

Ortopedista - traumatologista

São Bernardo do Campo

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Flavia Rabelo Frayha

Flavia Rabelo Frayha

Alergista, Pediatra

São Vicente

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 110 perguntas sobre Pé Torto
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.