Olá boa tarde. Prezados doutores. Existem semelhanças entre os sintomas de TDAH e a Síndrome de

8 respostas
Olá boa tarde.
Prezados doutores.
Existem semelhanças entre os sintomas de TDAH e a Síndrome de Asperger infantil? Grato.
Bom dia! Ambos os transtornos apresentam algumas semelhanças, porém, cada um deles possui características próprias que difere um do outro. O TDAH é um transtorno neurobiológico que aparece na infância, geralmente se caracteriza pelos sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade. As crianças são tidas como hiperativas, avoadas, com um "bichinho carpinteiro dentro do corpo" pois se movimentam o tempo todo. A Síndrome de Asperger também é um transtorno neurobiológico, mas geralmente afeta as habilidades de comunicação, socialização e por vezes, a área sensorial. A criança pode pode também apresentar comportamentos obsessivos e repetitivos, características estas não presentes no TDAH. Porém, a criança pode ter as duas coisas juntas. Uma como comorbidade da outra. Por isso é muito importante procurar um profissional médico especializado para avaliação e complementar com avaliação neuropsicológica para ajudar a criança a encontrar formas mais eficazes de ter uma vida funcional.

Olá. A síndrome de asperger é uma trabstorno neurobiologico que afeta a forma de interação, se vincular e relacionar com as pessoas. É um transtorno do espectro autista. O TDAH é um transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. Geralmente causa falta de atenção, desinteresse, inquietude e hiperatividade, porém não interfere na vinculação, ou Inter relações. Asperger é mais introspectivo. Espero que tenho ajudado. Abraços.
Tendo como base a resposta da colega, é importante pensar que a síndrome de Asperger, hoje considerada parte dos transtornos do espectro autista, tem o prejuízo no desenvolvimento, especialmente das relações interpessoais e da linguagem, como a questão central. A desatenção e a agitação às vezes aparecem mais como consequências da dificuldade da criança em se envolver com as pessoas, outras crianças e brincadeiras com alguma estrutura (que têm começo, meio e fim, como o faz de conta), objetos e tarefas que para ela não são interessantes ou lhes é difícil completar.
No TDAH, a dificuldade de completar algumas tarefas também pode acentuar os sintomas, mas a desatenção e a agitação são os problemas centrais que motivam outros prejuízos sociais ou sintomas.
Boa Tarde! Em primeiro contato as duas se parecem, mas quando passamos a acompanhar percebe-se que as duas possuem peculiaridades: Por exemplo, ambas tem como sintoma problemas de relacionamento social, gerando agressividade, mas acontecem de formas distintas. Em TDAH o comportamento social agressivo está associado a impulsos nas ações, enquanto asperger se mostra agressivo pois há falha de comunicação com o meio social.
A explicação aqui relatada é suscinta devido a complexidade da temática, pois ainda podem coexistir fatores em diagnóstico. Ficamos à disposição.
Síndrome de Asperger e TDAH compartilham algumas semelhanças o que pode fazer o diagnostico um desafio. Um exame atento de suas definições revela que os problemas de atenção em Asperger são muito diferentes dos sintomas de TDAH, porém uma criança pode ser tanto Asperger e TDAH, o que requer tratamento de ambas as condições. A intervenção precoce pode ajudar a criança a encontrar formas eficazes de lidar com os problemas de aprendizagem muito associados com ambas as condições.
Existem semelhanças, conforme os colegas colocaram e é possível confundir os quadros, por isso encontramos crianças e adolescentes tratados como TDAH e, ao fazerem uma avaliação neuropsicológica, verifica-se tratar-se de TEA (Transtorno do Espectro Autista). Os sintomas de hiperatividade podem ser encontrados em diversos transtornos, inclusive TEA e, nesse sentido, é muito importante fazer uma boa avaliação neuropsicológica que auxilia no diagnóstico diferencial. Quaisquer dúvidas, estou à disposição.
É bastante diferente um transtorno do outro sendo imprescindível que o Psicólogo tenha especialização em Neuropsicologia para realizar a avaliação com instrumentos adequados. O portador do TEA deve ser tratado com psicólogo especialista em Aba. O diagnóstico errado implica em ministração de medicamentos equivocados prejudicando em especial as crianças com Asperger (Tea). Estou a disposição para qualquer esclarecimento.
Bom dia! Se observados/avaliados adequadamente, é possível verificar que os pontos que, para muitos poderia representar uma similaridade, não o são. Por isso, é imprescindível que o diagnóstico seja realizado por profissionais especializados (Psicóloga / Psiquiatra) e, no caso do Espectro Autista, é imprescindível a certificação do diagnóstico e acompanhamento de uma Neuropsicóloga (o).
Espero ter auxiliado.
À disposição.