olá boa tarde ,ontem tive uma experiência , fui dormi por volta das 3:30 estava dormindo e senti uma

17 respostas
olá boa tarde ,ontem tive uma experiência , fui dormi por volta das 3:30 estava dormindo e senti uma coisa que me deixou sem movimentos eu gritava chama por Deus mas não era ouvida ,foi quando meu marido me chamou eu despertei chamando Deus gritando com o coração acelerado, boca seca e muito medo, eu achei que ia morre oque será isso?
Olá. Pode ser que você tenha tido um pesadelo muito realista e não esteja conseguindo se lembrar, pois para a psicanálise nos lembramos do que conseguimos suportar de alguma maneira. Espero ter ajudado, estou á disposição!

Isso se chama paralisia do sono. Pode ocorrer junto a transtornos de ansiedade, depressão, entre outros. Sugiro fazer uma terapia para entender melhor porque esta ocorrendo com você. Melhorando seu emocional com a terapia você previne novos episódios. A disposição.
Supostamente alguma tensão em seu inconsciente, desde uma preocupação recente até mesmo algo recalcado a muito tempo, para se chegar em alguma conclusão tem que ser investigado.
Quando estamos acordados o nosso mecanismo de defesa está funcionando e quando dormimos o nosso consciente adormece e os mecanismos de defesa também “adormecem” e o inconsciente envia mensagens para o consciente por meio de sonhos e de situações como essa. Esse fenômeno que te acometeu é um sinal evidente que existe algo que você não consegue trazer pra consciência em estado de vigilia, e que precisa ser elaborado conscientemente.
Poder ser algo atual, do passado e também pode ser crônico.
Procure um profissional e liberte-se do sofrimento que te acompanha.
Um abraço
Lea
Como as colegas falaram, é um fenômeno chamado paralisia do sono. A sensação é que acordamos mas estamos presos, como se houvesse um espaço intransponível entre consciência e resposta corporal que nos joga num limbo. Muito angustiante, ainda mais se houver algum conteúdo real ou imaginário, como presença, vultos ou alguém conversando conosco. Nestes momentos, reagir com desespero não contribui. Se houver próximo evento busque se lembrar que terá um tempo em que tu não terás nenhuma gerência sobre comando de movimento, procure se acalmar, relaxar e ter paciência, respirando profundamente, em minutos isto cede.
Examine seu contexto de vida para identificar se há situações estressantes, fator que contribui.
Os sonhos são uma manifestação dos desejos reprimidos e um meio pelo qual o inconsciente pode expressar-se.
Para psicanalítico, os sentimentos de medo e impotência durante esses episódios poderiam ser explorados para entender melhor as ansiedades ou conflitos internos que possam estar contribuindo para essas experiências.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 75
Olá, boa noite! O que você descreveu se assemelha a uma experiência de paralisia do sono, um fenômeno que ocorre quando há uma descoordenação entre os ciclos de sono, especialmente entre o sono REM e o despertar. Durante a paralisia do sono, a pessoa está consciente, mas incapaz de se mover ou falar, e frequentemente é acompanhada de experiências vívidas, que podem incluir sensações de medo intensas e até alucinações visuais ou auditivas.

Este evento, apesar de assustador, geralmente não é prejudicial e pode ocorrer em qualquer pessoa, embora seja mais comum em pessoas que têm horários de sono irregulares, estresse, mudanças significativas na rotina de vida ou em indivíduos que sofrem de ansiedade ou depressão.

É importante observar a frequência com que esses episódios ocorrem e como eles afetam seu bem-estar geral. Manter um horário regular de sono, praticar técnicas de relaxamento antes de dormir e criar um ambiente de sono confortável e propício podem ajudar a reduzir a incidência de paralisia do sono. Se os episódios se tornarem frequentes ou particularmente perturbadores, recomendo procurar ajuda de um profissional de saúde mental para explorar mais profundamente as possíveis causas e desenvolver estratégias para gerenciá-los.
A paralisisa do sono é muito normal e pode acontecer em quantidade e frequência variada para cada pessoa que a experimenta. Sendo que não acontece com todas as pessoas e, quando acontece, tem características como intensidade, tempo de duração, clareza, frequência e nível de paralisia diferentes a cada vez que ocorre.
Ou seja, a ocorrência da paralisia não é um fato preocupante.
Poderá ser preocupante se os sonhos se tornarem perturbadores a ponto de trazerem pensamentos, sentimentos ou comportamentos que prejudiquem ou tornem sua vida desconfortável de alguma forma.
Nesse caso é importante que você porcure ajuda de um profissional de saúde mental para construir alternativas e lidar positivamente com as suas questões.
Abraço.
Olá! Primeiramente isso é recorrente? Ou fato isolado.? Tratando da segunda hipótese, é necessário salientar que nosso cérebro controla as reações fisiológicas de nosso corpo, portanto todas emoções são sentida no corpo. Não foi um sonho, foi um pesadelo, pesadelos são carregados de emoções, as emoções geram reações químicas desencadeando nos sintomas relatados. Quanto ao sonho(pesadelo)em si, pode ter diversas origens, fatos que se acumularam ao longo do tempo em seu inconsciente e vieram a tona maximizados no sonho, até mesmos filmes, noticias e fatos experenciados na vida real durante o dia, podem gerar pesaselos deste tipo. Persistindo os pesadelos, procure ajuda profissional, só analisando profissionalmente o caso é possível dar um diagnóstico Abraços
Olá!
Quando temos um sonho de grande impacto ao acordarmos é interessante pensarmos em como foi o nosso dia e como esta sendo este nosso período de vida.
O sonho em si é uma movimentação do inconsciente que não possui um nome no consciente, ou seja o sonho esta intrinsecamente ligado a angustias do dia a dia ou de traumas passados.
Alem de todas essas questões psicológicas ja abordada pelos colegas, e da representação da paralisia, que afinal , diante de algo iminentemente perigoso, nosso sistema vagal nos impele para luta, fuga ou paralizia, isso por si só ja diz muita coisa.As vezes até uma alteração de pressão e uma apneia durante o sono pode ativar o sistema de defesa parasimpático.Com isso seria importante você verificar como anda sua saude. Noutra ponta tambem seria importante olhar para as questões que paralizam afetivamente e emocionalmente e a serviço de que,esta essa paralizia.
Pode ter sido um pesadelo ou uma crise de ansiedade que se apresenta no meio da noite.
É necessário uma avaliação de um profissional da psicologia para o aprofundamento do ocorrido.
Olá, parece que você teve uma experiência conhecida como paralisia do sono. Isso acontece quando uma pessoa acorda temporariamente incapaz de se mover ou falar, geralmente acompanhada de sensações intensas de medo ou pressão no peito. É uma condição assustadora, mas geralmente inofensiva. Muitas pessoas relatam também experiências espirituais ou alucinações durante esses episódios. Se isso acontecer com frequência ou causar muito desconforto, é aconselhável consultar um profissional psi para uma avaliação.
Olá, foi a primeira vez que você passou por isso? Pode ser paralisia do sono, mas também pode ser uma crise de ansiedade ou pânico que pode se iniciar a partir de um pesadelo. Você se considera uma pessoa ansiosa? Já procurou ajuda médica alguma vez para investigar ansiedade? Recomendo que busque especialistas (Psiquiatra e Psicólogo) para entender melhor os motivos dessa experiência no seu momento de sono. Abraços e desejo melhoras.
Talvez haja algo pra dizer/saber que grita, mas não é com Deus, é com o que te imobiliza.
Um sonho de angustia. Como os outros tipos de sonho, não existe o que se possa dizer dele além do que quem sonhou venha a se descobrir dizendo numa seção de análise. Os sonhos são formações inconscientes maravilhosas para abrir caminhos para se dizer de vivencias e afetos que de outra forma seria muito mais difícil reconstruir e trazer para lembrança. Podem conter elementos de algo vivido em outro momento da vida, algumas vezes angustias que remetem a situações da infância.
Saber da morte faz parte de nossa condição de seres humanos e lidar com a vida sem se angustiar ao extremo é possível e desejável. Um pouco de angustia porém não só nos protege como também no impulsiona na vida. Em minha experiência de atendimento clínico já aconteceu de isso sonhar com a morte dizer de algo que precisava ser dado como perda, ser assumido como perdido para o paciente, para se conseguir seguir em frente a vida sem este sofrimento que antes tinha motivo desconhecido. Eu não disse o que o sonho significa para você, mas disse que ele diz de um afeto que é preciso falar mais diante de algum que te ajude a ouvir.
Olá! Sonhos e pesadelos têm significados importantes e diferentes na vida de cada pessoa. Seu dia a dia, suas vivências e experiências boas ou não, sua história, com desejos e medos, tudo poderá influir e dar sentido, ainda que, à princípio, pareça sem nexo.
Em sessões de psicanálise, poderá expressar suas questões e vir a entender o que significou esse sentimento aparentemente de medo e da morte.
Fique à vontade para agendar uma sessão de psicanálise on-line ou presencial.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise