Olá boa tarde! Fiz exame hormônio tiroestimulante e deu resultado de 2.850 está alto?

2 respostas
Olá boa tarde! Fiz exame hormônio tiroestimulante e deu resultado de 2.850 está alto?
O valor de referência para o TSH pode variar entre laboratório mas o esperado são valores entre 0,5 e 5,0 para quem não faz tratamento pra hipotireoidismo. Se você está em uso de levotiroxina pode ser que valores menores sejam desejados. O ideal é conversar com seu médico.

Boa tarde! O resultado do seu exame de hormônio tireoestimulante (TSH) de 2.850 µIU/mL, de fato, situa-se dentro da faixa considerada normal pela maioria dos laboratórios, que geralmente varia de 0.5 a 4.5 ou 5.0 µIU/mL. No entanto, é importante considerar que a "normalidade" pode variar ligeiramente dependendo do laboratório e dos métodos utilizados para o teste. Além disso, a avaliação dos níveis de TSH deve sempre ser feita considerando o quadro clínico completo do paciente, incluindo sintomas e resultados de outros exames relacionados à tireoide, como os níveis de T4 livre e T3.

Na medicina integrativa, a interpretação desses valores vai além de classificá-los simplesmente como "normais" ou "anormais". Consideramos o contexto mais amplo da sua saúde, incluindo como você se sente fisicamente e emocionalmente. Por exemplo, mesmo dentro da faixa normal, um TSH na extremidade superior pode ser indicativo de uma tendência ao hipotireoidismo para algumas pessoas, especialmente se acompanhado por sintomas como fadiga, ganho de peso inexplicável, pele seca, entre outros.

Como especialista em endocrinologia e nutrologia, eu exploraria não apenas esses valores, mas também seu histórico médico, estilo de vida, dieta, e outros fatores que podem influenciar a saúde da tireoide. A abordagem integrativa visa otimizar a função da tireoide e, por extensão, a saúde geral, através de uma combinação de tratamentos convencionais e modificações no estilo de vida e na dieta que podem ajudar a melhorar a função tireoidiana e o bem-estar geral.

Se você tem preocupações específicas sobre sua saúde ou sintomas que possam estar relacionados à função da tireoide, é importante discutir esses resultados com um médico que possa avaliar o quadro completo. A medicina integrativa oferece uma abordagem personalizada, considerando não apenas os exames laboratoriais, mas também o seu bem-estar geral, para desenvolver um plano de cuidados que atenda às suas necessidades específicas.

Lembrando sempre que a avaliação médica é indispensável para determinar o significado exato dos seus níveis de TSH e para orientar qualquer necessidade de tratamento ou ajustes no estilo de vida. A saúde da tireoide é um componente crucial do seu bem-estar geral, e uma abordagem integrativa pode ajudar a garantir que todos os aspectos da sua saúde sejam considerados no cuidado.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.