Olá boa tarde eu tenho um tumor na parotida há 8 anos e agora vou retirar o especialista falou que p

4 respostas
Olá boa tarde eu tenho um tumor na parotida há 8 anos e agora vou retirar o especialista falou que poderia ficar paralisado parcialmente ou pra sempre qual é a porcentagem em relação a isso e se tem chances de não ficar paralisado? agradeço desde já
Bem no meio da glândula parótida passa o nervo que movimenta todo o lado da nossa face: o nervo facial.
Realmente, em qualquer procedimento dessa glândula, há o risco de lesão desse nervo ou de seus ramos. O risco de lesão desse nervo depende do tipo do seu tumor e da experiência do especialista. Caso o tumor seja benigno e seja operado por um cirurgião de cabeça e pescoço esse risco é minimizado, mas não deixa de existir.
Mesmo quando o nervo é preservado, boa parte das vezes ele passa algum tempo com uma certa lentidão. Terapia com fonoaudiólogo após a cirurgia ajuda bastante na recuperação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Em 80% dos casos o tumor da glândula parotida é benigno, e dependendo muito da expertise do cirurgião e da localização do tumor, nesses casos de tumores benignos não há risco de lesão permanente, só transitória e assim se procede a fisioterapia pós operatória
As cirurgias da glândula parótida (parotidectomias) implicam em algum grau de manipulação do nervo facial e seus ramos. O nervo facial é o nervo que realiza o estímulo da musculatura facial. Cerca de 80% dos tumores da parótida são benignos; e destes, cerca de 80% são adenoma pleomórfico. O nervo facial é muito delicado e não suporta grandes estímulos como calor e frio intensos, tração e manobras que comprometam sua vascularização. A depender do tipo do tumor e sua localização, isso pode gerar maior manipulação. Via de regra o Cirurgião de Cabeça e Pescoço só resseca os tumores de parótida após identificação e preservação do nervo facial. Para isso, lança mão de conhecimento da anatomia da região e tecnologia para monitorização não-invasiva do nervo facial durante a cirurgia, o que termina auxiliando o cirurgião na identificação mais ágil do mesmo e permitindo um registro ao final do procedimento, que revela a manutenção da função do nervo, trazendo maior tranquilidade ao cirurgião e ao paciente. Mesmo havendo preservação da anatomia do nervo o mesmo pode desenvolver uma paresia (diminuição da função) em cerca de 30% dos pacientes e num percentual menor, paralisia definitiva. A expertise do cirurgião de cabeça e pescoço é fundamental para um bom resultado nas parotidectomias
Olá!

A anatomia da glândula parótida faz com que o nervo facial passe entre o tecido partido, formando uma "trama" de nervo. Assim, nenhum paciente tem a anatomia igual. E não existe ainda nenhuma exame com fidelidade o suficiente para detectar o nervo e todos os seus ramos.
Pelo simples fato de retirar o tecido da partida e o tumor junto, que deve er crescido nestes 8 anos, a cirurgia se torna delicada sim. O risco de paresia (temporário) e paralisia(definitivo) aumentam, mas são perfeitamente manejados por um especialista experiente.
Por isso, procure um especialista experiente neste tipo de neoplasia de glândula salivar.
Espero ter ajudado!

Especialistas

Daniel Knabben Ortellado

Daniel Knabben Ortellado

Cirurgião de cabeça e pescoço

Florianópolis

Ernandes Nakamura

Ernandes Nakamura

Cirurgião de cabeça e pescoço

Brasília

Agendar uma visita
Rafael Susin

Rafael Susin

Cirurgião de cabeça e pescoço

Dourados

Agendar uma visita
Acklei Viana

Acklei Viana

Cirurgião de cabeça e pescoço

Florianópolis

Paulo Siebra

Paulo Siebra

Cirurgião de cabeça e pescoço

Jaboatão Dos Guararapes

Agendar uma visita
Michel Rodrigues

Michel Rodrigues

Cirurgião de cabeça e pescoço

Jaú

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 66 perguntas sobre Excisao De Tumor De Glandula Parotida
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.