Olá, boa tarde! Bom, eu fui diagnosticada com depressão e síndrome do pânico quando mais nova, porém

8 respostas
Olá, boa tarde! Bom, eu fui diagnosticada com depressão e síndrome do pânico quando mais nova, porém ano passado as coisas tinham melhorado e então parei de me medicar. E agora, além de tudo ter voltado, fica surgindo vontade de matar animais e pessoas mesmo sem eu estar com raiva :( O que fazer?
Boa noite,
Acontece com muitos pacientes melhorar e então achar que não precisam mais do tratamento; um grande erro. Para suspender o uso de algum medicamento é necessário neste processo o acompanhamento do profissional que a receitou o tratamento; para fazer uma retirada gradativa e orientada. Sugiro que você procure o médico que indicou os remédios, para falar seus sintomas após a retirada do medicamento. Vale lembrar que em todo o processo de tratamento é fundamental o investimento na psicoterapia aliada ao remédio.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Entendo que você se sentia bem e acreditou que poderia parar as medicações e tratamento, no entanto teve uma recaída com sintomas que lhe trazem estranheza e talvez um desconforto. Acredito que seria primordial você voltar ao médico que você confia e retomar seu tratamento o mais rápido possível. Busque um tratamento psicoterápico para entender esses pensamentos e sentimentos. A medicação não altera a nossa forma de pensar e ver o mundo, por isso a importância da terapia. Abraço.
A depressão é uma doença de difícil tratamento. Os sintomas mais comuns da doença como tristeza e angústia melhoram no início do tratamento, isso leva muito a interromperem o tratamento. O uso de medicação para doenças mentais não deve ser interrompido sem indicação médica. A interrupção pode produzir o efeito rebote, o retorno dos sintomas de forma mais intensa. A síndrome do pânico é um transtorno de ansiedade cujos sintomas mais comuns são medo e desespero. Além disso a pessoa tem a sensação de que algo ruim vai acontecer. Os desejos estranhos podem significar uma tentativa inconsciente de aliviar a dor e a angústia causada pelos sintomas. o indicado, como já foi dito, é retornar ao seu médico e retomar o tratamento.Não deixe de informar sobre esse novo sintoma de agressão a animais e pessoas. Além disso seria importante iniciar também um processo terapêutico para ajudar a lidar com os medos e com esse novo sintoma.
Boa tarde! Todo tratamento necessita, após remissão completa dos sintomas, de um período de manutenção antes da suspensão das medicações, que deve ser feita sempre em acompanhamento médico, se houver de fato indicação de suspender. Esse período de manutenção reduz a chance de uma possível recaída/recidiva do quadro. A primeira coisa a ser analisada, é se você suspendeu suas medicações por conta própria ou se estava em acompanhamento médico, além de se analisar se já estava na hora mesmo de fazer isso e, principalmente, se havia indicação de suspender. Analisando esses fatores, será possível entender algumas coisas a respeito do seu tratamento medicamentoso. Mas independente disso, o fato é que você precisa novamente procurar a psiquiatria e, preferencialmente, acompanhamento também com a psicologia!
Acontece muito recaída de sintomas por abandono de tratamento.
Não é só com você! Isto acontece com cerca de 50% dos pacientes que fazem tratamento com depressão.
Melhor voltar a procurar um psiquiatra e retomar o tratamento mais adequado a você!
Bom, esse retorno do que você sentia antes de sua melhora, acrescido de novos sentimentos que nunca teve, devem estar lhe inquietando, assim como lhe trazendo sofrimento.
Por que não procura um profissional para falar deles?
Olá, nunca se deve parar esse tipo de medicação por conta própria, essa retirada deve ser orientada e acompanhada por um psiquiatra. Além disso, a psicoterapia é muito importante para que você continue melhorando. Sugiro então buscar um psiquiatra e um psicólogo. Boa sorte! Qualquer coisa, estou à disposição.
Olá, pense na possibilidade de marcar uma consulta com psiquiatra para voltar a seu tratamento medicamentoso e entender esses novos sintomas fazem parte do quadro de ansiedade e depressão ou não, associado ao tratamento medicamentoso a psicoterapia. Espero ter ajudado.

Especialistas

Mônica Quintão

Mônica Quintão

Psiquiatra, Médico clínico geral

Cuiabá

Sara Guerra

Sara Guerra

Psicólogo

Belo Horizonte

Douglas Renato Strozi

Douglas Renato Strozi

Psicólogo

Catanduva

Jonas Figueiró

Jonas Figueiró

Psicólogo, Psicanalista

Curitiba

Beatriz Quirino

Beatriz Quirino

Psicólogo

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1150 perguntas sobre Depressão
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.