Olá, boa noite! Tenho T.O.C desde os 12 anos de idade. Passei por alguns psiquiatras e só recentemen

2 respostas
Olá, boa noite! Tenho T.O.C desde os 12 anos de idade. Passei por alguns psiquiatras e só recentemente comecei a fazer tratamento. Hoje tenho 26 anos. O psiquiatra me passou o Olanzapina, e tomei durante 1 ano. As consultas eram mensais. Mas como o preço do medicamento era alto, e por conta de alguns efeitos colaterais decidi mudar de medicação (com o apoio do psiquiatra). Após 3 meses sem a medicação, eu estou com insônia (que nunca havia tido antes), depressão, e sem vontade de nem sair da cama. Isso pode ser efeito colateral? Ou abstinência?
Obrigado!
Olanzapina em monoterapia não é tratamento para T.O.C.. É usada, principalmente, em transtornos psicóticos, transtorno bipolar e para potencializar efeito de antidepressivos. Você comenta que decidiu mudar a medicação, mas não diz qual passou a usar. Entendo que "mudar" significa que passou a usar outro remédio. A olanzapina, em algumas pessoas mais que em outras, tem um leve efeito sedativo e pode ter ajudado você a dormir. Novamente, sem ter a informação de qual remédio passou a usar, não há como saber se ele ajuda a dormir, é neutro ou pode estar contribuindo para a insônia. Não querer sair da cama frequentemente é um sintoma depressivo, mas nem sempre - "depressão" é um diagnóstico e nem sempre que as pessoas dizem que estão com "depressão", elas têm realmente um diagnóstico de depressão - sintomas de desânimo, tristeza, fadiga e outros, que podem ter muitas causas, frequentemente são chamados de "depressão", por pessoas leigas. Quanto a ser efeito colateral de remédio, insônia pode ser, depressão é difícil que seja - mas,tem alguns remédios que podem dar algum sintoma depressivo, eventualmente, sim. Só que sem saber o que toma, não há como opinar sobre este aspecto. Quanto a "abstinência", não há abstinência de medicação após três meses.

Olanzapina isolada nao é tratamento para TOC. É necessário uma reavaliação. O seus sintomas parecem ser de uma depressão concomitante. Procura um psiquiatra para correta avaliação do seu caso. A depender das características dos seus sintomas e do seu diagnóstico será escolhido uma medicação personalizada que procure abarcar seus sintomas.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psiquiatra - R$ 300

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!