Olá, boa noite, tenho ansiedade diagnosticada e gostaria de saber se a ansiedade causa secura na gar

16 respostas
Olá, boa noite, tenho ansiedade diagnosticada e gostaria de saber se a ansiedade causa secura na garganta. Tenho sentido isso algumas vezes ao dia, mas tenho dúvidas de que possa ser ocasionado pela ansiedade ou algo psicossomático pelo fato de eu estar preocupada com algumas questões relacionadas à garganta.
Olá! A ansiedade pode causar esse sintoma. Sugiro que procure um otorrino para que possa avaliar e descartar qualquer causa física. Se você não faz terapia, sugiro que inicie como complemento do tratamento da ansiedade. O processo psicoterápico na terapia cognitiva comportamental irá fornecer o autoconhecimento, aprender técnicas para lidar com os pensamentos, sentimentos e comportamentos, de modo a controlar sua ansiedade, obter melhoras em sua qualidade de vida. Procure ajuda!

A ansiedade pode, sim, causar esse tipo de sintoma, mas sempre é importante descartar causas orgânicas, sugiro que procure um médico para te ajudar a entender melhor de onde vem esse sintoma, em simultâneo com o acompanhamento com um psicólogo, tanto por essa preocupação que está te afetando quanto por seu transtorno de ansiedade. Acolher suas emoções e permanecer em tratamento é essencial. Abraços!
Boa noite! Somos seres Biopsicossociais nosso psicológico está intimamente ligado ao nosso corpo físico. Isso significa que qualquer alteração brusca nesses sistemas pode afetar o nosso funcionamento fisiológico, provocando sintomas. É o caso da dor de garganta emocional. Causas como ansiedade e estresse podem gerar essa sensação de boca seca ou bolo na garganta, procure se hidratar bastante ingerindo bastante água e se possível introduzir em sua alimentação alimentos com teor mais cítrico como limão, tomate, laranja, caso você avalie persistir esse problema, procure realizar uma avaliação médica especializada. Procure fazer terapia, ela é fundamental para sua saúde mental, você precisa falar o que está te angustiando te causando esse mal estar, te desejo melhoras, forte abraço!
A ansiedade, assim como qualquer outra experiência, é vivenciada de forma singular por cada um de nós; deste modo, é possível, sim, que no seu caso, uma coisa esteja relacionada à outra, pois, muitas vezes, ocorre de uma questão emocional expressar-se no corpo. De qualquer modo, acho importante você buscar um médico, para investigar se a secura tem causa orgânica e, a depender, buscar um psicólogo, ou buscar ambos, conjuntamente.
Olá!

É possível que seja sim consequência da ansiedade, assim como pode ser uma questão orgânica. Exames podem auxiliar nesse processo, assim como a terapia para compreender o que tem sido difícil "engolir" a ponto de somatizar na garganta.
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 175
Olá! Pode ser um sintoma causado pela ansiedade. Caso tenha realizado exames clínicos e descartado alguma doença orgânica sugiro que procure por um psicólogo para tratar a ansiedade. A psicoterapia é um trabalho de autoconhecimento que contribuirá com a redução dos sintomas ou até eliminação. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
A ansiedade gera várias reações fisiológicas, no entanto, é importante agendar uma consulta com o médico para descartar questões clínicas e então, trabalhar o manejo dessa ansiedade com o psicólogo.
Olá! A ansiedade causa vários sintomas físicos, porém e de suma importância procurar um médico otorrinolaringologista, uma das condições que tem a garganta seca como principal sintoma é o refluxo. Superada as questões fisiológicas, procure um psicólogo para uma avaliação correta.
Olá, tudo bem?
Sua queixa pode sim está relacionada a sintomas de ansiedade, até porque você já tem esse diagnóstico, entretanto acho de extrema prudência investigar se existe alguma causa orgânica que justifique essa sintomatologia. Caso isso não seja confirmado, estará sim relacionado a ansiedade. Você já faz acompanhamento psicoterapêutico? Acho que um psicólogo pode te ajudar bastante a entender melhor o que você está passando. Estarei à disposição para te auxiliar nesse processo!
A ansiedade é um estado emocional desagradável acompanhado de desconforto físico e que, geralmente, possui relação com o medo. Procure um profissional da área de Psicologia. Estou à disposição.
Olá, a ansiedade causa muitos sintomas fisicos. È importante você buscar ajuda com psicoterapia, que auxiliará o processo de autoconhecimento e gestão da emoções e sentimentos e com isso o autocontrole da ansiedade. Me coloco a disposição.
Olá!
A ansiedade pode sim, provocar esse sintoma.
Contudo, é preciso avaliar. Sugiro que procure um médico para avaliar sua garganta, descartando sintomas físicos, provavelmente será provocado pela ansiedade.
E claro, procurar ajuda de um psicólogo para tratar a ansiedade.
Este é sim um dos sintomas de Ansiedade, mas é necessário um acompanhamento para excluir qualquer outro fator. E se realmente for a ansiedade, existem técnicas para administrá-la melhor, o ideal era procurar um psicólogo e iniciar a psicoterapia.
Os sintomas da ansiedade podem ser tanto físicos quanto psicológicos e variam de pessoa para pessoa. Aqui estão alguns dos sintomas mais comuns:
Sintomas Físicos:
Tremores
Náuseas ou vômitos
Dor de estômago ou diarreia
Falta de ar ou respiração ofegante
Suor, calafrios ou ondas de calor
Formigamento ou dormência nos braços ou pernas
Tensão muscular
Boca seca
Irritabilidade e dificuldade para dormir
Tontura, vertigem ou sensação de desmaio

É importante lembrar que esses sintomas podem surgir em diferentes combinações e intensidades. Nesse caso, é recomendável consultar um profissional de saúde mental para uma avaliação adequada e, se necessário, iniciar um tratamento.
Olá! Tudo bem? Espero lhe encontrar bem! Compreendo sua preocupação com os sintomas que está sentindo. De fato, a ansiedade pode sim causar uma variedade de sintomas físicos, incluindo a secura na garganta. Quando estamos ansiosos, nosso corpo entra em um estado de alerta, o que pode afetar várias funções corporais, inclusive a produção de saliva, resultando em uma sensação de secura na boca e/ou garganta.
A sensação pode ficar exacerbada pela preocupação constante com sua saúde e sintomas, o que muitas vezes é denominado como somatização. Isso significa que seu corpo está expressando fisicamente o estresse e a ansiedade que você está sentindo emocionalmente.
É positivo que você esteja atento(a) aos sinais do seu corpo, mas também é importante não deixar que a preocupação se torne um ciclo vicioso que aumente sua ansiedade. Saber que a ansiedade pode causar esses sintomas pode ajudar a reduzir um pouco dessa preocupação.
Ainda assim, é fundamental abordar essas questões de maneira abrangente. Uma avaliação médica para descartar outras questões físicas. E também é muito bem vinda como estratégia de tratamento eficaz para cura do que sente; a psicoterapia. Através das sessões, você poderá aprender técnicas de enfrentamento, estratégias para reduzir a ansiedade e formas de lidar melhor com os sintomas físicos associados.
Havendo interesse pelo tratamento, inicie sessões de psicoterapia que poderão ser importantes para sua saúde emocional e física. A ajuda não se resume apenas aos sentimentos que você perguntou, mas, sim, à um tratamento completo para ansiedade, sua história de vida, objetivos presentes, suas emoções, e escolhas para um futuro melhor, para você como um todo. Me mande uma mensagem! Estou aqui para lhe ajudar de modo personalizado e diferenciado a entender melhor esses sintomas e trabalhar em conjunto para lhe ajudar a encontrar alívio e bem-estar geral.
Agende uma consulta para o seu tratamento emocional.
Conte comigo! Estou à disposição! Sucesso naquilo que busca e até breve!
Abraços, Psicóloga Adriana de Araújo @psicologaadrianadearaujo
Olá. Sim, a ansiedade pode causar essas sensações. Isso ocorre porque a resposta de "luta ou fuga" do corpo pode diminuir a produção de saliva, levando à secura na boca e na garganta. Além disso, com a ansiedade ocorre a tensão muscular, o que pode causar esse desconforto. Se você está preocupada, é importante conversar com um médico para descartar outras condições. Indico que procure um psicólogo para relatar esses fatos e, diante de técnicas diversas para o desenvolvimento pessoal e auto-conhecimento, certamente ocorrerá o alívio dos sintomas. Até lá, manter-se hidratada, praticar técnicas de relaxamento, como a respiração profunda e a meditação, pode ajudar a aliviar esses sintomas. Sempre à disposição.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!