Olá boa noite. Quando eu era pequena, sentia vontade de comer espuma de colchão, na verdade apenas

23 respostas
Olá boa noite.
Quando eu era pequena, sentia vontade de comer espuma de colchão, na verdade apenas mastigar para sentir o gosto, fui crescendo e isso passou. Em fev 2017 engravidei e senti o desenho de espuma novamente e desde então eu mastigo espumas (seja ela esponja de lavar louça, espuma de travesseiro, de colchão, qualquer coisa que tenha espuma) e é um desejo que não passa, estou assim desde a minha gravidez, 4 anos praticamente. Não sei o que fazer, o desejo vem sempre forte e eu estou acabando com um travesseiro de casa. Oque devo fazer?
Obrigada desde ja
Olá, seria de fundamental importância fazer uma avaliação psicológica com o intuito de levantar dados suficientes para um diagnostico e ao mesmo tempo trabalhar as questões relacionadas a essa situação.
Boa sorte.

Trata-se de um transtorno da alimentação. Você precisará buscar um psicólogo para ver direitinho tudo que está ligado a isso e tratar corretamente.
Sugiro que procure uma avaliação com uma equipe multidisciplinar como clinico geral para ver a deficiência de Ferro no organismo que pode ocasionar esse comportamento de ingerir alimentos incomuns; avaliação como nutricionista para analisar seus hábitos alimentares, prescrever uma dieta adequada; avaliação com psicólogo para ver as questões emocionais que pode ocasionar estresse, fadiga ou outros (iniciar uma terapia) e consequentemente a necessidade de um acompanhamento psiquiátrico. Com a orientação desses profissionais é possível ter uma evolução positiva no tratamento. Um abraço!
Os transtornos alimentares mais conhecidos são: a Bulimia e a Anorexia, mas há inúmeros outros que as pessoas no geral desconhecem. O seu caso tudo indica que seja o Transtorno de pica, que é o desejo insaciável por coisas não alimentares, no seu caso são os materiais provenientes de espuma de colchão, esponjas etc. Há casos também onde a pessoa tem desejo de comer sabão de barra, sabonete, sabão em pó etc. No seu caso, o ideal seria fazer uma avaliação clínica com uma equipe multidisciplinar: nutricionista, clínico geral para ver como anda a sua saúde física. E na questão psicológica, um psicólogo juntamente com um psiquiatra é imprescindível. Espero que eu tenha te ajudado.
Seria importante fazer uma avaliação extensiva também no âmbito das obsessões e compulsões, manias, entre outros.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 105
Boa noite! Nessa situação é muito importante que você faça uma investigação multidisciplinar, ou seja, com vários profissionais da saúde, para descobrir as possíveis causas desse desejo por ingerir espuma. É recomendável que você procure um médico para realizar exames de sangue e checar se há alguma deficiência no organismo, assim como um profissional que trate da parte alimentar, e aliado à esses um psicólogo para abordar como é essa vivência para você, qual a origem dela, e te auxiliar no processo de se fortalecer e conseguir se livrar desse hábito.
Se cuide!
Boa tarde,

Trata-se de uma situação complexa que pode vir a te dar sérias complicações gastrointestinais se chegares a ingerir a espuma. Fora o constrangimento se isso se tornar mais intenso e tu não conseguir segurar o impulso na frente de pessoas...

Imagino teu sofrimento, mas concordo com os demais colegas, acredito ser de fundamental importância que procures um profissional psicólogo e inicie um tratamento. Como você apontou, esse hábito vem desde pequena e retornou quando ficastes grávida, neste sentido acredito que algum tipo de regressão ocorreu. Para compreender em profundidade seria necessário análise.

Espero ter contribuído. Grande abraço!
Esses são sintomas estão relacionados transtorno alimentar chamado pica. Esse transtorno é comum em crianças e em mulheres grávidas. Em linhas gerais, é descrito como desejo e hábito de comer substâncias que não tem valor nutricional, podendo ser papel, terra, areia, espuma como no seu caso, entre outros.
O tratamento é médico e psicológico, e pode envolver suplementação vitamínica e terapia comportamental.
Obrigado pela sua pergunta!
Boa tarde!!! Busque avaliação psicológica e avaliação de um Psiquiatra. Ambos poderão te auxiliar. Desde já me coloco à disposição.
Trata-se de um transtorno da alimentação. Sugiro que procure uma avaliação com uma equipe multidisciplinar.
Esses são sintomas estão relacionados transtorno alimentar chamado pica. Esse transtorno é comum em crianças e em mulheres grávidas.
Sugiro experimentar algumas sessões de Terapia de Processamento (Brainspotting ou Abordagem Integrada da Mente), que podem ser feitas de forma presencial ou online. São métodos que, em casos como este, podem solucionar a questão de forma definitiva, se a raiz for emocional.
Olá. Procure tanto um psicólogo quanto um psiquiatra para te auxiliar no tratamento. O mais rápido possível. Atenciosamente
Olá! Agradeço por compartilhar conosco a sua dúvida. Minha orientação vai ao encontro do que outros colegas já expuseram aqui. É muito importante que você cuide de sua relação com a comida/alimentação. Alimentação é muito mais do que a mera ingestão de nutrientes. Diz sobretudo de nossa vinculação afetiva. Para isso, sugiro buscar por uma intervenção multidisciplinar. Minha recomendação é que você procure por psiquiatra, psicólogo e nutricionista para um trabalho em conjunto. Certamente esses profissionais terão condições de compreender junto com você os seus processos e pensar numa proposta de intervenção para a melhoria de sua qualidade de vida. Se cuide! Um abraço!
Pode ser Transtorno alimentar . Faça acompanhamento . Síndrome de
Pica .
Com acompanhamento tudo ficará mais leve .
Trata-se de um Transtorno alimentar (Síndrome de Pica) que requer um diagnóstico clínico de rotina ( Hemograma etc.) e psicanalítico, em termos do acompanhamento subsequente. Boa sorte!
Bom dia!
Na terapia vc poderia entender qual o motivo te leva a buscar atitudes da infância, talvez esteja buscando o conforto e tranquilidade da época de criança. A pessoa tem a necessidade em alguns momentos na vida de revisitar o passado. O passado traz para alguns este conforto e a maneira de trazer para perto seria buscando algo que tenha marcado como bom. Mas na terapia poderia identificar e resignificar. Busque fazer terapia vai trazer mudança para vc.
Olá! Primeiramente muito obrigado pela honestidade e pela clareza de sua pergunta. Imagino que não deva ser fácil relatar o que relatou... Então, ao meu ver não há uma fórmula certa para que este comportamento de "mastigar espuma" acabe. Por mais que possamos dizer que é um "comportamento estranho", este comportamento talvez tenha uma memória afetiva muito forte de sua infância, mas que talvez tenha retornado neste momento devido ao fato de você ter ficado grávida e ter entrado em contato com algumas memórias relacionada à infância. Aconselho fortemente a psicoterapia para que você possa entender à sua maneira como este comportamento está ligado ao seu emocional.
Olá! Os sintomas que descreveu estão associados a transtorno alimentar. Avaliação multidisciplinar é importantíssima nesse caso para verificar entre outros, deficiências nutricionais. Muito importante também é a avaliação de um profissional psicólogo pra entender de onde vem essa vontade e melhorar sua qualidade de vida. Espero ter ajudado.
Fico à disposição. ABs
Olá! Sugiro que procure um Psicólogo e um Psiquiatra para uma avaliação cuidadosa. É importante iniciar uma terapia para entender as questões emocionais que estão por trás dessa compulsão. Espero ter ajudado! Fico à disposição! Abraço!
Olá! Sugiro uma avaliação multidisciplinar. Exames inclusive, para descartar a existência de verminose. Como o comportamento é resultado, talvez voce encontre respostas nas internalizações de quando menina.
Abraço!
Recomendo avaliação médica e psicológica. A alotriofagia pode ter várias causas, dentre elas, deficiência de ferro e zinco. Por vezes alguns suplementos vitamínicos são indicados, mas devem ser prescritos exclusivamente por seu médico. Também pode ter fatores emocionais envolvidos e isso pode ser direcionado para um tratamento psicoterápico. Espero ter ajudado.
Olá. O ideal é que você busque uma avaliação com um psicólogo e/ou psiquiatra a fim de identificar um diagnóstico preciso e o tratamento mais adequado para sua situação. Um forte abraço
Busque ajuda, até encontrar o que precisa. Abraço.