Olá, boa noite! Passei recentemente por um surto psicótico e, desde então sinto que não sou mais a

2 respostas
Olá, boa noite!
Passei recentemente por um surto psicótico e, desde então sinto que não sou mais a mesma pessoa...
Tenho dificuldade de expressar minhas emoções e principalmente uma falta de ânimo profunda pra fazer as coisas, principalmente as mais básicas. Isso é normal? São resquícios do surto? Vai melhorar algum dia?
Obrigada se puderem me ajudar. Confesso que está bem difícil viver desse jeito.
Não há como saber, sem avaliar você. Podem ser consequência de surtos psicóticos (por exemplo, em pessoas que passam por surtos de esquizofrenia, pode haver uma perda da capacidade de expressar emoções e uma diminuição da motivação para fazer as coisas, mas podem também ser sintomas depressivos. A abordagem/tratamento seria diferente, nos dois casos e o prognóstico (i.e., se vai melhorar ou não e o quanto vai melhorar) também é diferente. Você deve fazer uma avaliação psiquiátrica dos seus sintomas e só assim será possível distinguir as várias possibilidades e indicar o melhor tratamento.

Olá. Sinto muito que você esteja passando por um momento tão difícil. O que você está descrevendo pode, de fato, ser relacionado ao surto psicótico que você teve e às suas consequências. Aqui estão algumas considerações:

1. **Efeitos Pós-Surto:** Após um surto psicótico, é comum que as pessoas experimentem dificuldades em diferentes áreas, como expressar emoções, ter falta de ânimo e dificuldades com atividades diárias. Esses sintomas podem ser parte do processo de recuperação, e pode levar algum tempo para que você volte a se sentir como antes.

2. **Apatia e Falta de Ânimo:** A falta de ânimo e dificuldade em se engajar em atividades pode ser um efeito residual do surto psicótico. Além disso, esses sintomas também podem ser relacionados a outras condições, como depressão, que podem se manifestar após um surto psicótico.

3. **Recuperação:** A recuperação pode ser um processo gradual. Pode levar um tempo para que você se sinta mais próxima de como era antes. É importante ter paciência e dar a si mesma o tempo necessário para se recuperar. A ajuda contínua de profissionais de saúde mental é essencial para acompanhar a sua recuperação.

Converse com uma Psiquiatra para te ajudar na sua recuperação.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 300