Olá, boa noite! Eu tenho muitas dúvidas sobre escoliose congênita? Eu tenho um filho de onze anos

4 respostas
Olá, boa noite!
Eu tenho muitas dúvidas sobre escoliose congênita? Eu tenho um filho de onze anos aos oito anos eu percebi que ele tinha um lado do corpo comprometido ele tem o ombro direito mais alto o lado direito desde as costela tem essa elevação agora com os raios x me falarão que é escoliose.
Provavelmente é mesmo escoliose, ou seja, a coluna está "torta". Esse diagnóstico precisa ser melhorado pois existem várias causas de escoliose, incluíndo a congênita, que é aquela que nasce assim, isto é, um "defeito de fábrica", onde uma vértebra ao invés de ser quadrada é um triângulo, ou uma vértebra grudada na outra, etc.
A mais comum não é a congênita e sim a chamada idiopática, onde não sabemos exatamente a causa e que pode aparecer ao longo do crescimento da criança. Se for esta, seu filho tem escoliose idiopática juvenil.
Aí vem: quantos graus tem a curva? Isso é possível saber medindo-se a curva no raio x.
Tudo isso, mais um bom exame físico é bom ser feito. Assim, aconselho que marque consulta com um ortopedista ou neurocirurgião especialista em coluna, membro titular da Sociedade Brasileira de Coluna.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A escoliose do seu filho realmente tem o diagnóstico de “escoliose congênita” feito por especialista? Pergunto isso porque a aparência pode ser parecida ( ombro elevado e curvatura da coluna, com abaulamentos costais formando uma “giba”) mas é MUITO diferente a progressão e os riscos de agravamento da escoliose congênita X escoliose idiopática. A escoliose congênita apresenta alteração no formato do osso, podendo ter vértebras fundidas ou mesmo incompletas, pode apresentar alteração nos rins, coração, intestino, e diversos órgãos internos. Enquanto isso a escoliose idiopática não apresenta esses riscos! Consulte um especialista para esclarecimentos quanto ao diagnóstico correto.
A escoliose congênita pode ocorrer desde a formação fetal, um defeito de formação da vértebra por exemplo. Com essa idade e como ele está crescendo foi percebido os desvios no corpo que provavelmente o médico avaliou e com um raio-x foi visto a escoliose. Alguns pontos devem ser considerados: tipo de curva, localização na coluna, grau, existe má formação vertebral? São algumas perguntas que precisam ser respondidas, dentre outras.. será necessário uma consulta médica com especialista em cirurgia de coluna para uma melhor avaliação e condução do caso. Boa sorte. Abraços
Consulte um ortopedista especialista em coluna.

Especialistas

Rogério Prà

Rogério Prà

Fisioterapeuta

Caxias Do Sul

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Gustavo Bandeira Santos

Gustavo Bandeira Santos

Neurocirurgião

São Paulo

Luciane Vitorio da Silva

Luciane Vitorio da Silva

Fisioterapeuta

São João de Meriti

Aurélio Santos

Aurélio Santos

Fisioterapeuta

Juazeiro Do Norte

Paulo Augusto Bonini

Paulo Augusto Bonini

Ortopedista - traumatologista

Adamantina

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 608 perguntas sobre Escoliose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.