Olá boa noite, estou tomando ciprofloxacina para infecção urinária. A 5 dias e sinto dor no estômago

2 respostas
Olá boa noite, estou tomando ciprofloxacina para infecção urinária. A 5 dias e sinto dor no estômago e dor de cabeça, é normal?
A medicação pode estar causando gastrite e gerando a dor estomacal. Melhor passar novamente em consulta para verificar se a medicação está gerando transtornos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite! É compreensível sua preocupação com os sintomas que está sentindo enquanto toma ciprofloxacina para infecção urinária. Ciprofloxacina, como outros antibióticos, pode causar alguns efeitos colaterais, sendo dores no estômago e dores de cabeça relativamente comuns.

A dor no estômago pode ser um sinal de que o medicamento está irritando a mucosa gástrica, potencialmente causando gastrite. Isso é mais provável se o antibiótico for tomado sem alimentos. A ciprofloxacina pode causar desconforto estomacal e outros problemas gastrointestinais em alguns pacientes. Para ajudar a minimizar essa irritação, é geralmente recomendado tomar o medicamento com um pouco de alimento ou um copo de leite, a menos que seu médico tenha orientado o contrário.

A dor de cabeça também é um efeito colateral reconhecido da ciprofloxacina. Embora possa ser desconfortável, em muitos casos, é um sintoma temporário que se resolve após o término do tratamento com o antibiótico.

No entanto, é importante não ignorar esses sintomas. Recomendo fortemente que você entre em contato com seu médico para discutir essas reações. Seu médico poderá avaliar a gravidade dos sintomas, verificar se a medicação está realmente causando esses transtornos, e considerar a possibilidade de alterar a prescrição, se necessário. Além disso, ele pode sugerir medidas adicionais para proteger seu estômago, como o uso de medicamentos que protegem a mucosa gástrica.

Enquanto isso, algumas práticas podem ajudar a aliviar os sintomas. Manter-se bem hidratada, evitar alimentos irritantes como café, bebidas alcoólicas, alimentos apimentados ou muito ácidos, e fazer refeições leves e frequentes pode ajudar a reduzir a irritação estomacal.

Não deixe de buscar orientação médica para garantir que seu tratamento para infecção urinária seja seguro e eficaz, e que os efeitos colaterais sejam minimizados tanto quanto possível.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e Nutrologia

Especialistas

Carlos Petto

Carlos Petto

Urologista

Rio de Janeiro

Daniel Henriques

Daniel Henriques

Infectologista

Rio de Janeiro

Mauro Calzolari Borges

Mauro Calzolari Borges

Urologista

Londrina

Márcio Molinari

Márcio Molinari

Urologista

Campo Grande

Kauy Martinez Faria

Kauy Martinez Faria

Urologista, Cirurgião geral

São Paulo

José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 556 perguntas sobre Infecções Urinárias
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.