Olá, ano passado fui diagnosticada com crise de ansiedade o neuro passou Alprazolan, esse mês tive

5 respostas
Olá, ano passado fui diagnosticada com crise de ansiedade o neuro passou Alprazolan, esse mês tive que mudar de neurologista e esse passou Paroxetina! Minha dúvida é qual dos 2 remédios é o mais indicado e com menos risco de dependência? Gratidão ????????
O alprazolam é uma medicação da classe dos benzodiazepínicos, ele foi muito utilizado no passado devido ao seu efeito bastante rápido.
Porém, ao cessar o efeito, a ansiedade retorna e é uma medicação com alto risco de dependência, pois pode gerar tolerância ( você precisar de doses cada vez maiores) e sintomas de abstinência, caracterizando assim a dependência.
Hoje ainda utilizamos medicações desta classe, mas na fase aguda, tentando não passar de 6 semanas de uso.
A paroxetina é uma medicação da classe dos antidepressivos, trata os sintomas de ansiedade com ótima eficácia, o risco de dependência é quase que inexistente.
Porém pode demorar algumas semanas para ter um efeito pleno de diminuição da ansiedade.
Importante dizer que apesar da paroxetina não causar dependência, é uma medicação complicada de ser suspensa de forma abrupta, pois gera sintomas rebotes de retirada, que podem ser cefaléia, náuseas e muita ansiedade. Logo não deve ser interrompida sem orientação médica. Abraços.

São dois medicamentos indicados ao seu caso: o primeiro é de efeito rápido e a paroxítona faz efeito no médio e longo prazo, sendo portanto mais sustentável. Sem dúvida, a paroxítona é a mais indicada e com menores riscos.
Olá em sua pergunta você não comenta nada sobre estar ou não em psicoterapia conjuntamente com o tratamento medicamentoso. É bastante comum que as pessoas que fazem uso da medicação temam a questão da dependência que em muitos casos acontece de fato. O caminho para uma melhora de fato está em buscar aliar o tratamento medicamentoso com a psicoterapia, visto que a medicação atua diretamente no alívio dos sintomas apresentados pelo paciente mas não na causa que os gerou. É na psicoterapia que você tem a oportunidade de identificar as razões pelas quais sua ansiedade está sendo gerada e aprender a lidar com ela, ganhando em qualidade de vida e aos poucos quem sabe poder em uma decisão conjunta médico - psicólogo - paciente ir reduzindo o uso das medicações. Pense a respeito e conte comigo se necessário.
Um e ansiolítico ( alprazolam ) o outro e antidepressivo ( paroxetina ). O primeiro e para a ansiedade o segundo depressão. Dependendo do como foi visto o seu problema lhe foi receitada a medição. Mas o importante você se consultar com um profissional de saúde mental como um psicólogo ou com um psiquiatra para saber o que está se passando com voce. Onde o tratamento medicamentoso e tão importante quanto o psicoterapeutico.
A minha orientação é que você faça uma avaliação psiquiátrica para ser diagnosticado sobre o quadro que apresenta e orientado em relação à medicação. Concomitantemente busque um psicólogo para o acompanhamento terapêutico e compreensão das causas da sua ansiedade.