Olá amigos médicos, tomava Paroxetina manipulada de 15mg por dia e não tive nenhuma reação colateral

3 respostas
Olá amigos médicos, tomava Paroxetina manipulada de 15mg por dia e não tive nenhuma reação colateral porém meu médico trocou para a Paroxetina de 20mg industrial e está dando efeito colateral de insônia. Sera que é o período de adaptação?
De modo geral, as medicações provenientes de industrias de renome são mais confiáveis do que as medicações "manipuladas", não existindo nenhum motivo para que uma medicação "manipulada" seja melhor. Se a medicação manipulada continha paroxetina e na concentração descrita, não deveria haver diferenças entre tomar 15 mg ou 20 mg. Por vezes, a paroxetina dá sonolência, mas outras pode realmente dificultar o sono ou levar a um sono mais leve e menos recuperador. Não teria como explicar, entretanto, esta diferença, a não ser pelas possibilidades (que não tenho como verificar) de que as medicações não contivessem a mesma substância ou que ambas tivessem paroxetina, mas a diferença entre as concentrações não fosse apenas de 5 mg. Uma alternativa seria o efeito nocebo, que é um efeito psicológico negativo, em que uma pessoa sente algum efeito negativo de uma medicação, apesar de a composição química dela não o justificar. Verifique também a possibilidade de ter tomado as duas apresentações (manipulada e industrial) em horários diferentes, o que poderia estar influenciando seu sono ou se tomou alguma delas após se alimentar e a outra sem se alimentar (o que pode alterar a absorção). Ou seja, fica difícil explicar a diferença. Mas, no que tange ao efeito colateral de insônia, se for da paroxetina, ela frequentemente melhora com o tempo de uso, havendo, sim, uma adaptação.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A paroxetina é uma medicação que, com muita freqüência, costuma provocar sonolência e que piora com o aumento da dose. Por isso, é mais provável que a insônia seja um sintoma do quadro que você apresenta ou, muito raramente, um efeito paradoxal, ou seja, o contrário do esperado. Todos esses efeitos tendem a diminuir com o tempo, caso contrário, é indicado a troca da medicação.
A insônia que você está experienciando após mudar de Paroxetina manipulada de 15mg para a versão industrializada de 20mg pode ser um efeito colateral temporário devido ao aumento da dosagem e possíveis diferenças na formulação do medicamento. É comum que o corpo precise de um tempo para se adaptar a uma nova dose ou a um novo tipo de formulação, o que pode resultar em efeitos colaterais como a insônia. Se esse problema persistir ou se tornar mais sério, é aconselhável discutir com seu médico, que pode ajustar a dosagem ou explorar outras opções de tratamento.

Estou à disposição para mais informações ou esclarecimentos.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1332 perguntas sobre Pondera
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.