Olá! Algum tempo venho passando por um período acredito que seja depressivo e ansioso, já estou te

17 respostas
Olá!
Algum tempo venho passando por um período acredito que seja depressivo e ansioso, já estou tendo consultas com psicólogo e já vou iniciar também um processo com um psiquiatra para que não aja desenvolvimento do problema, caso realmente seja esse o problema, porém, tenho algumas dúvidas!

Existe algum tempo médio de evolução do quadro depressivo? Se sim, qual?

Qual a melhor forma de indentificar a origem do quadro depressivo?

Existe algum sintoma infantil da depressão que afete a memória e apague algumas lembranças da sua infância? Se sim, quais?

Obrigado, desde já!
Olá!

Que bom que você já está em acompanhamento psicológico e psiquiátrico, são os especialistas mais indicados para manejarem a sua queixa.
É difícil determinar um "tempo médio" para a evolução do quadro, afinal, o desenvolvimento do quadro está relacionado com fatores históricos (história de vida; padrões comportamentais); presentes/circunstanciais; biológicos e ambientais como um todo, características muito particulares de cada pessoa. Além disso, é necessário considerar os sintomas que você apresenta, as magnitudes e consequências deles. Sendo assim, quando analisamos esses aspectos, é possível que, por exemplo, duas pessoas com aparentemente o mesmo "quadro depressivo e/ou ansioso" possam apresentar características completamente diferentes e, por consequência, evolução/prognóstico também.
Espero ter ajudado!
Qualquer coisa, só me mandar mensagem! Abraços, Ana.

Olá! Em processo psicoterapêutico o seu psicólogo poderia orientar e responder conforme a abordagem dele. Na minha abordagem ou método de trabalho primeiro teria que avaliar seu quadro depressivo para dar uma noção de tratamento e evolução. Na psicanálise trabalho a origem do quadro, especialmente infância e adolescência. Bloqueios de memória e lembranças fazem parte da terapia ir recuperando memórias e lembranças. E em relação ao psiquiatra, a avaliação sendo positiva para necessidade de medicação, eu indicaria uma profissional da minha confiança para trabalho conjunto. Outro ponto importante é você senti-se seguro com seu psicólogo e ir vendo evolução no processo. Você parece bem consciente e disposto a melhorar, o que é metade do caminho. A outra metade é o profissional. Espero ter ajudado. A disposição
Olá! É ótimo que você esteja buscando ajuda profissional para lidar com seus sentimentos. Como psicóloga, minha resposta seria a seguinte:

Tempo médio de evolução do quadro depressivo:
O tempo de evolução da depressão pode variar significativamente de uma pessoa para outra. Não há um período fixo, pois a gravidade, a resposta ao tratamento e outros fatores individuais desempenham um papel importante. Algumas pessoas podem sentir alívio dos sintomas mais rapidamente, enquanto outras podem levar mais tempo. O tratamento adequado e consistente, incluindo a terapia e, se necessário, a medicação prescrita pelo psiquiatra, é essencial.

Identificação da origem do quadro depressivo:
A origem da depressão pode ser multifacetada e única para cada indivíduo. Um processo terapêutico pode ajudar a explorar eventos de vida, padrões de pensamento, experiências passadas e atuais, relacionamentos e outros fatores que podem contribuir para o quadro depressivo. Identificar a origem é um processo gradual e pode exigir a colaboração entre você e seu terapeuta.

Sintomas infantis da depressão que afetam a memória:
A depressão em crianças pode se manifestar de maneira diferente do que em adultos. Sintomas como tristeza persistente, irritabilidade, mudanças no apetite e no sono, baixa energia e dificuldades de concentração podem ocorrer. Quanto à afetação da memória e apagamento de lembranças da infância, é importante notar que a depressão pode influenciar a forma como as crianças processam e lembram eventos. No entanto, é crucial discutir esses sintomas com um profissional para uma avaliação mais aprofundada.

Lembre-se de que essas respostas são de natureza geral e que o acompanhamento contínuo com seus profissionais de saúde é fundamental para entender e tratar sua situação específica. Estou aqui para responder a outras dúvidas que você possa ter. Obrigada por compartilhar suas preocupações!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta de psicologia online - R$ 300
Olá! Quando falamos de sofrimento humano (por mais que existam diagnósticos que descrevem quadros psiquiátricos), cada caso é único e específico. Isso porque o sofrimento de uma pessoa tem origem na história de vida dela, na maneira como ela se relaciona com o mundo e no momento de vida atual. Assim, fica difícil estipular um prazo para o tratamento ocorrer. Contudo, a busca por um processo terapêutico e o acompanhamento de um psiquiatra do tratamento medicamentoso são os caminhos mais indicados para entender o histórico do sofrimento e como trata-lo. Dessa forma, levar os seus questionamentos para os profissionais com os quais já vem passando é bastante importante para o seu tratamento.
Olá, do ponto de vista psicanalítico é importante destacar que o inconsciente é atemporal. Algo, um trauma, por exemplo, pode estar lá "dormente" até que algo, algum acontecimento ou situação o desperte. Não há como medir cronologicamente esse tempo. Tanto o aparecimento dos sintomas, como sua evolução é da ordem do singular, é preciso atravessar o processo para ir religando os pontos. Situações traumáticas podem sim produzir esquecimentos ou distorções das lembranças e memórias. O trabalho analítico é de enfrentamento e reconstrução dos sentidos. Tudo a seu tempo, afinal se existem mecanismos de defesa é para nos proteger até que tenhamos outras estratégias para lidar com a vida.
Quanto mais você puder observar os seus pensamentos e discernir os pensamentos construtivos dos pensamentos destrutivos e dominar a sua mente mantendo os pensamentos positivos que são úteis e em prol do seu desenvolvimento e descartar os pensamentos tóxicos, mais acelerado será o seu processo de sair da depressão.
Esse é o trabalho que depende de você!
Lembrando que cada pensamento produz uma emoção e cada emoção o cérebro traduz num elemento químico, quanto mais você se apropriar e dominar a sua mente, menos medicamentos. Assim você poderá se libertar da medicação paulatinamente e da depressão e desenvolverá a capacidade de usar a mente como uma ferramenta para viver bem,
Um abraço,
Lea
Olá Boa tarde!
O primeiro grande passo você já deu que foi procurar ajuda para compreender os seus anseios e agustias. O tempo é muito relativo, mas com o desenvolver da terapia você vai ter a percepção da sua melhora!
Fico a disposição para maiores esclarecimentos.
Olá. Que bom que iniciou o tratamento, isso é fundamental. A evolução não tem como precisar, pois varia muito no caso a caso. A depressão caracteriza-se pela perda do sentido de viver, é a recusa pelo imperativo social de produtividade, diante disso, é importante investigar no seu processo terapêutico quais possibilidades em sua história de vida para que esse quadro tenha se instaurado. A perda de memórias da infância é algo natural, dentro da psicanálise a dificuldade em se lembrar de determinadas situações ou períodos da vida como mecanismo de defesa é chamado de recalcamento (resumidamente é um processo inconsciente que permite que ideias ou experiências inaceitáveis sejam mantidas fora da consciência). Espero ter ajudado. Caso hajam maiores dúvidas, estou à disposição!
Muito importante e fundamental sua iniciativa de buscar auxílio de profissionas. Os sintomas de depressão podem ser bem variados e podem se apresentar da seguinte forma: humor deprimido constante, diminuição da energia, cansaço e fadiga. Mas a lista é bem mais extensa. Da mesma forma que existem diversos sintomas genéricos, existe também vários tipos de depressão. Como você já está fazendo acompanhamento com um psicólogo e vai iniciar com um psiquiatra, tente neste momento não se proocupar tanto com as definições. Sei que pode não ser fácil. Mas tente focar em relatar seus sentimentos e emoções para esses profissionais para que eles possam, se possível em conjunto, identificar a origem de seus sintomas, investigar e fazer o diagnóstico por meio de uma hipótese baseada nos seus relatos e no processo. E assim poderem conduzir o processo de acordo com a hpótese levantada.
A tempo de duração e evolução da depressão pode variar de acordo com cada caso e com cada classificação.
Não sei se comprrendi sua perguntra sobre o sintoma infantil. Mas se está se referindo a uma criança ter sintomas de depressão, sim, isso é possível. E se está se referindo a algum sintoma que retorne às memorias da infância e as "apague", isso é possível da mesma forma. Eventos traumáticos fazem com que certas memórias, podemos dizer assim para ficar mais claro, sejam esquecidas, lançadas no inconsciente e mantidas à distânica por trazerem algum tipo de mal-estar, desconforto, desprazer.
Não deixe de relatar tudo com esses profissionais. É possível que durante as consultas você relembre algumas vivências infantis. Isso vai te ajudar no processo. Espero que fique bem.
Trazes várias questões que, apesar de cabíveis, referem-se a aspectos gerais de uma análise, e não falam de fato sobre seu problema. De todas suas perguntas é preciso escutarmos apenas uma coisa: quando você questiona sobre o apagamento de lembranças da infância, isso não deve ser escutado como uma dúvida; trata-se de seu saber inconsciente, através do qual você está comunicando que percebe carregar consigo um evento dessa época que sua mente apenas não tem conseguido reconstruir. Sem dúvida trata-se de um elemento essencial a ser desvendado em sua análise, mas não se engane: uma ideia reprimida não é um dado apagado, e sim uma ideia que tem suas conexões negadas, impedindo que você a expresse. Isso lhe traz a falsa sensação de carregar algum evento da infância que foi esquecido - sensação falsa porque através de uma análise bem sucedida, você perceberá que ela sempre foi uma das ideias mais insistentes em seu cotidiano, razão pela qual ela é capaz de lhe causar tantos transtornos no presente.
Você já deu o primeiro passo que foi buscar cuidar dos sintomas presentes e compreender as possíveis causas do seu sofrimento psíquico.
O tempo é relativo porque envolve vários aspectos como sua história de vida, seu ambiente e seu perfil psíquico. A psicoterapia é um processo e as mudanças vão sendo percebidas no decorrer das sessões. O acompanhamento médico se faz necessário para te trazer uma estabilidade maior dos sintomas. Não tenha receios, continue, esse é o caminho. Abraços!
Olá! É muito importante a sua decisão de estar procurando ajuda dos profissionais de saúde, bem como dar continuidade nas terapias com seu psicólogo e psiquiatra. Parabéns pela iniciativa. Lembre-se que os atendimentos sempre irão de acordo com a sua subjetividade. Sobre suas dúvidas, é de suma importância a sua compreensão de forma aberta, pois, na psicologia, a duração e evolução do quadro depressivo podem variar significativamente de pessoa para pessoa, e não existe um "tempo médio" fixo para todos. Alguns indivíduos podem experimentar episódios depressivos por algumas semanas ou meses, enquanto outros podem sofrer por anos, dependendo de vários fatores, como a gravidade da depressão, a presença de suporte social, fatores ambientais, genéticos, e a eficácia do tratamento.
Identificar a origem da depressão pode ser complexo. É frequentemente um processo que envolve uma combinação de autoavaliação e avaliação profissional. Psicólogos e psiquiatras geralmente utilizam entrevistas clínicas, histórico pessoal e familiar, questionários e, às vezes, testes psicológicos para entender as possíveis causas da depressão. Fatores como experiências de vida traumáticas, genética, problemas de saúde física, e estressores ambientais podem todos contribuir para o desenvolvimento da depressão.
Sobre a depressão infantil afetar a memória e apagar lembranças da infância, é importante notar que a depressão em crianças pode, de fato, impactar suas funções cognitivas, incluindo a memória. No entanto, a ideia de "apagar lembranças" não é tipicamente associada à depressão por si só. Em alguns casos, traumas ou eventos altamente estressantes durante a infância podem levar a um fenômeno conhecido como amnésia dissociativa, onde a pessoa é incapaz de se lembrar de certos períodos ou eventos. Isso, porém, é diferente de um efeito direto da depressão na memória.
É fundamental lembrar que cada caso de depressão é único e deve ser avaliado por um profissional de saúde mental da psicologia habilitado pelo CRP, e se necessário, psiquiatra. Eles podem fornecer um diagnóstico preciso e recomendar o melhor curso de tratamento. Estimo melhoras. Estou a disposição.
Olá! O tempo que leva o tratamento pode variar bastante, pois depende da gravidade, intensidade, do contexto que você vive, de como estão seus recursos emocionais, o tempo que o medicamento começará a fazer efeito, etc. Em relação a origem, sabemos que a depressão é multifatorial: pode existir uma predisposição biológica para desenvolvê-la que, quando associada a fatores da vida, podem desencadear a depressão. No processo terapêutico você poderá realizar reflexões sobre a sua história para encontrar alguns elementos que podem ter contribuído para o surgimento, mas afirmar qual exatamente é a origem talvez não seja alcançável. Sobre apagar lembranças da infância, não é algo característico na depressão, o que costuma acontecer é o foco em pensamentos e lembranças mais negativas, o que pode dar a impressão de ter esquecido as coisas boas que existiram também na vida. O "apagamento" de memórias negativas costuma estar mais relacionado a traumas (é uma possibilidade, não necessariamente é isso), e cabe avaliar junto aos profissionais que te acompanham se existe alguma outra questão relacionada a memória que precise de cuidados. Siga cuidando de si, envio o meu desejo que você fique bem!
Olá, tudo bem? Primeiramente parabéns pela iniciativa de buscar ajuda profissional. Falar de um período de evolução da depressão é algo complicado de mensurar, contudo podemos afirmar que se não for tratada, ou tiver intervenções (mudanças) através de profissionais ou até iniciativas do cliente, torna-se quase inevitável um agravamento do quadro. Por conta disso a busca de ajuda nos primeiros sintomas é sempre algo muito vantajoso, agora os sintomas da depressão são diversos que envolvem ansiedade, variações de humor, perda de atividades antes prazerosas, comportamentos mais "passivos", mas sempre bom lembrar que a forma como cada um vai vivenciar a depressão é única . Se caso quiser e se sentir à vontade, pode entrar em contato comigo para tirar alguma dúvida ou mesmo já marcar um primeiro atendimento.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia
Que bom que você já buscou ajuda! Não existe um tempo médio para evolução do quadro. É muito comum que sintomas depressivos e ansiosos apareçam no mesmo período. É comum e esperado que tenhamos maior dificuldade em acessar lembranças dolorosas da infância. A psicoterapia vai te ajudar a organizar seus pensamentos e sentimentos e, de forma protegida, acessar essas memórias da infância que parecem difíceis de acessar.
Olá! É ótimo saber que você está procurando ajuda profissional para lidar com seus sintomas. Vamos abordar suas perguntas uma a uma.

1. Tempo médio de evolução do quadro depressivo
O curso da depressão pode variar bastante entre indivíduos. Alguns podem experimentar um episódio depressivo único que dura apenas algumas semanas ou meses, enquanto outros podem ter episódios recorrentes ao longo de suas vidas. A duração de um episódio depressivo, se não tratado, pode variar de cerca de 6 meses a mais de um ano. No entanto, com tratamento adequado, muitas pessoas começam a sentir melhorias em algumas semanas, embora a recuperação completa possa levar mais tempo.

2. Identificar a origem do quadro depressivo
A origem da depressão geralmente é multifatorial, incluindo uma combinação de fatores genéticos, biológicos, ambientais e psicológicos. Identificar a causa específica pode ser complexo e geralmente é um processo que se desdobra ao longo de várias sessões de terapia. Algumas estratégias que podem ajudar incluem:

Avaliação clínica detalhada: Um psiquiatra ou psicólogo pode realizar avaliações detalhadas para explorar o histórico pessoal, familiar, sintomas e eventos de vida significativos.
Terapia: Abordagens como a terapia cognitivo-comportamental (TCC) podem ajudar a identificar e trabalhar crenças e padrões de pensamento que podem contribuir para a depressão.
Diários e registros: Manter um registro de humor, atividades e pensamentos pode ajudar a identificar padrões ou gatilhos para os sintomas depressivos.
3. Sintomas infantis da depressão que afetam a memória
A depressão na infância pode, de fato, impactar a memória. Em algumas crianças, a depressão crônica pode levar a dificuldades com a memória e a atenção, o que pode influenciar como as lembranças são formadas e mantidas. Algumas pesquisas sugerem que o estresse e a depressão prolongados podem afetar áreas do cérebro envolvidas na memória, como o hipocampo. Isso pode resultar em lembranças menos claras ou detalhadas da infância ou mesmo em lacunas na memória.

Sugestões Adicionais
Já que você está trabalhando com profissionais de saúde mental, seria útil compartilhar essas preocupações com eles, pois podem oferecer insights mais personalizados e adaptar o tratamento às suas necessidades específicas. Além disso, eles podem ajudar a determinar se suas experiências de memória estão relacionadas à depressão ou a outros fatores.

Continuar a comunicação aberta com seu psicólogo e psiquiatra será crucial. Tratar a depressão é um processo, e ter profissionais de confiança ao seu lado pode fazer uma grande diferença na sua jornada de recuperação. Boa sorte, e parabéns por dar esses passos importantes para o seu bem-estar.
A duração de um episódio depressivo pode variar de 4 a 30 semanas sem tratamento, enquanto com tratamento adequado, geralmente dura no mínimo 3 meses, mas normalmente demora mais tendo em vista outras variáveis no processo psicoterapêutico. A identificação da origem da depressão envolve fatores genéticos, eventos estressantes e fatores psicossociais. Em crianças, a depressão pode afetar a memória, mas não necessariamente "apaga" lembranças; os sintomas incluem tristeza persistente, alterações no apetite e sono, fadiga e dificuldades de concentração, que podem impactar a capacidade de recordar eventos. É importante continuar o acompanhamento com profissionais de saúde mental para um tratamento eficaz. Abraços!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!