Olá... Alguém pode me ajudar? O que é psicanálise?

21 respostas
Olá... Alguém pode me ajudar? O que é psicanálise?
Olá!
É um método de tratamento que se caracteriza pela "associação livre", criado por Sigmund Freud.
Trata-se de um processo de investigação do significado inconsciente das palavras, ações, sonhos, fantasias e delírios de um sujeito.

A Psicanálise é independente da psicologia. Não utilizamos testes ou outras técnicas que a Psicologia utiliza. Com a ajuda de um analista (psicólogo que trabalha com a Psicanálise) o paciente entra em análise ao "associar livremente", falar o que vier a sua mente. Com isso pode ter acesso aos conteúdos do seu inconsciente, do seu mundo interior e com isso trabalhando seus conflitos e sintomas. Você poderá trabalhar questões que causem sofrimento psíquico que são conscientes e outras que poderão vira á tona. A psicanálise com crianças e adolescentes convoca os pais para um momento de escuta e acolhimento em relação a queixa da criança. Desde sua criação a Psicanálise se renova pelo mundo todo através de núcleos de estudo, encontros, congressos, institutos sendo convocada a pensar em assuntos da atualidade que permeiam a evolução do homem, a sociedade e a cultura. Espero ter ajudado, um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Acompanhamento a pacientes com: ansiedade,depressão, fobias e traumas psicológicos - R$ 130
O tratamento psicanalítico é um espaço no qual o analisando pode falar sobre absolutamente tudo o que quiser. Um espaço neutro, livre de julgamentos ou criticas. A partir desta escuta, o analista faz perguntas que fazem o analisando pensar sobre si mesmo. Basicamente é isso, nos Psicanalistas estudamos muito para lidar com esse manejo dentro da clinica.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 150
A psicanálise é uma teoria da mente humana e caracteriza-se por ser uma prática terapêutica. Seu fundador foi Sigmund Freud entre os anos de 1885 e 1939 e continua a ser aprimorada por psicanalistas ao redor do mundo. Trata-se de uma linha de pesquisa oriunda de instâncias inconscientes que busca trazer à luz da consciência comportamentos outrora obscuros e repetitivos. Objetiva, sobretudo, que o sujeito tenha maior clareza das atitudes automáticas às quais sucumbe. Essas podem chegar a desafiar a lógica e o bom senso. Basicamente a psicanálise e a psicoterapia psicanalítica são destinada aos que se sentem aprisionados em problemas psíquicos que se repetem e impedem que o sujeito transite de uma forma benéfica por entre as relações interpessoais. A tendência é que o sujeito que se submete a essa metodologia desperte sobre seus comportamentos e que estes possam lhe suscitar maior felicidade com seus parceiros, famílias e amigos assim como sucesso e satisfação no cotidiano.
Olá. A Psicanálise é uma forma de estudar e trabalhar com o Inconsciente. Freud foi quem organizou uma série de desenvolvimentos da medicina, ciência e filosofia de sua época num método que ajudasse pessoas a lidar com problemas de fundo psicológico. A Psicanálise parte do pressuposto do Inconsciente, uma instância psíquica que abriga as pulsões, uma espécie de energia que investimos nas atividades e relações que estabelecemos. Como nem todas essas pulsões são aceitas na Consciência, ocorrem processos de adoecimento devido a esse conflito. A técnica da Psicanálise consiste na "cura pela fala", sendo o papel do analisante (paciente) falar livremente e sem filtros, permitindo ao analista (terapeuta) escutar e interpretar o conteúdo recalcado. De forma muito resumida seria isso.
Olá boa noite! A psicanálise é uma abordagem clínica que acredita que as nossas emoções, os nossos comportamentos não são controlados conscientemente, mas sim são definidos de maneira inconsciente. O objetivo da psicanálise é trazer para a consciência o que está guardado no seu inconsciente, te permitindo ressignificar experiências e sendo capaz de fazer mudanças para a vida, a partir desse autoconhecimento. Para a psicanálise cada indivíduo é único, não existe padrão, “receita de bolo”, pois a mesma experiência pode ter diferentes significados a depender da subjetividade de cada indivíduo, que é único. Espero ter ajudado. Fico à disposição.
Olá! A psicanálise é uma abordagem psicológica através do inconsciente para tratamento das emoções e sentimentos desconhecido da própria pessoa. Trata-se de uma investigação sobre "um crime", da qual o próprio "criminoso", não tem nem ideia que cometeu. Seu criador Sigmund Freud fala sobre a cura pela palavra, isto é, o analisando vai falando tudo o que lhe vier a mente e o analista, com sua escuta atenta, vai lhe fazendo pontuações e interpretações, a fim de que o analisando vai se dando conta do que lhe aflige e traga para a consciência algo da ordem do que foi recalcado ou reprimido. Quanto mais a consciência se expande, maior a conquista sobre o inconsciente e maior a cura. Mas, a muito que se comentar sobre o que é psicanálise, o que foi escrito é uma gota em um oceano.
Olá! A Psicanálise pode ajudar você a: (1) Valorizar suas qualidades. (2) Reconhecer seus defeitos. (3) Ser capaz de fazer concessões. (4) Saber que perder nunca é perder tudo. (5) Não ter vergonha ou medo de depender do afeto de outras pessoas. (6) Reencontrar a capacidade de amar. (7) Gostar de si mesmo. (8) Ter prazer de viver. A Psicanálise foi inicialmente desenvolvida por um médico neurologista chamado Sigmund Freud. As falas do psicanalista, nas consultas, são sempre breves, porque o mais importante é o paciente se sentir à vontade para falar o que desejar e ser escutado atentamente pelo psicanalista. Espero que a Psicanálise também ajude você a encontrar esperança e alento.
O que posso acrescentar ao que já foi dito é que para adolescentes e idosos, o Psicanalista foca no acolhimento, enquanto é comum "frustrar" adultos de até 60 anos. Ou seja, fazer as perguntas certas para que o indivíduo perceba o ambiente e a si mesmo por novas perspectivas. As sessões de Psicanálise duram cerca de uma hora, acontecendo uma ou duas vezes por semana. Atualmente, os recursos tecnológicos permitem realizar as sessões online, desde que o paciente esteja em local que o faça se sentir à vontade.
Psicanálise é um tipo de abordagem em psicologia que tem como método principal a associação livre, isto é, o paciente fala livremente sobre suas questões e as intervenções são realizadas pelo analista no intuito de tornar aquele material disposto, elaborável pelo analisando. Dura cerca de 30 a 60 minutos e geralmente o analista trabalha com um "corte" nas sessões, isto é, um momento em que este pontua e corta a sessão sem que, necessariamente, o paciente tenha falado tudo sobre o assunto. Pode ser incomodo para os pacientes, porém essa técnica promove a elaboração do conteúdo até o próximo encontro.

At.te
A psicanálise é um método de compreensão do ser humano que iniciou com os estudo de Freud sobre o inconsciente e sua relação com sintomas físicos. Numa análise, é fundamental que o paciente fale livremente e o papel do analista é propor questionamentos acerca de questões de que o paciente não se deu conta e que lhe causam sofrimento.
Bom dia! vamos então tentar falar da psicanálise de uma forma simples. A psicanálise é um método de exploração psíquico (que postula a existência do eu, id, e o supereu), inventado por Freud que investiga o inconsciente. Dentro da disciplina você vai encontrar escolas diferentes, que se referem a autores diferentes e que diferem nos instrumentos utilizados para investigar o inconsciente. Assim você encontra os pós-Freudianos, os Lacanianos, entre outras escolas que definem instrumentos específicos de leitura do sujeito e de sua narrativa. Todos eles utilizam a associação livre, para entrar em contato com o inconsciente e estão atentos a suas formações: lapsos, equívocos, sonhos, e outros. Se se interessa sobre o tema e quer saber mais, me escreva. Um abraço.
É um tipo de psicoterapia , foi desenvolvida pelo médico neurologista Sigmund Freud para ajudar as pessoas a entenderem melhor seus sentimentos e emoções, assim como entender omo o inconsciente influencia nossa vida, nossos pensamentos e ações e como tudo isso interfere em nosso dia a dia
Olá , boa tarde!
Responderam sua pergunta ?
Se quiser passar pela experiência, procure um psicanalista .
Olá! A Psicanálise é uma abordagem que pesquisa as causas dos sintomas emocionais do indivíduo através da livre associação de ideias (o paciente transforma pensamentos e sentimentos em palavras durante a sessão), dos sonhos e atos falhos. Motivos inconscientes podem levar o paciente a repetir padrões de comportamento, a não conseguir colocar em prática seus desejos, a ter problemas na forma como se relaciona com o outro, etc.
Criada por Freud um neurologista e psiquiatra, a psicanalise vem se aperfeiçoando e se modernizando ao longo dos anos.
Quando criança temos muitas emoções e sentimentos que são reprimidas, essas emoções ficam guardadas em nossa mente, no nosso inconsciente. Freud por em seus inúmeros estudos de caso, descobriu que esses acontecimentos passados e traumáticos podem vim a tona na vida adulta, causando depressão, ansiedade, toc, fobia e muitos outros transtornos, com a psicanalise ele conseguiu que o paciente por livre associação da fala (falar tudo que vier a mente) pode obter a cura vindo a tona o que o estava perturbando o seu psiquismo.
Em acréscimo aqui, posso dizer que a Psicanálise nasceu com Sigmund Freud em Viena, em 1897, como uma prática a fim de reverter sintomas histéricos. Surgindo daí o método psicanalítico que opera no sofrimento psíquico e na investigação de traumas, utilizando-se da associação livre junto ao paciente (fale o que vier à cabeça), escuta flutuante por parte do analista, investigação do saber e do sujeito inconsciente na origem e fixação dos sintomas. Apesar de ser muito atrelada à Psicologia especialmente por causa da transmissão de saber nas Universidades, a Psicanálise não é uma abordagem psicológica. Ela surgiu bem antes. E opera sobre outra ética, a ética do desejo. A formação do profissional em psicanálise é bem distinta da do psicólogo, mas hoje é bem comum esse possuir ambas as formações tanto em Psicologia como em Psicanálise. Mas não é obrigatório isso para se tornar psicanalista. A formação é distinta. O psicanalista além da formação em psicanálise passa por sua análise pessoal a fim de se autorizar nesse lugar de escuta do inconsciente. Se interessou? Agende uma sessão para conhecer e saber mais.
Boa noite
Psicanálise pode causar, de antemão, medo em que não conhece essa prática. Há muito desconhecimento e preconceito e se divulga que é um processo demorado, caro e que o analista fala pouco. Pois nem sempre é assim, há analistas com preços acessíveis, há análises que são mais rápidas e há analistas que falam mais. Os analistas geralmente também são psicólogos, mas nem sempre. Trabalham com o inconsciente, com suas formações que aparecem em lapsos, esquecimentos, sonhos e nos sintomas. Sim, os sintomas (físicos e psíquicos) são formações do inconsciente e somente pela fala se chega a suas causas. O importante é o paciente se por a trabalhar, falar de tudo, sem censura, sem julgamento, não faltar às sessões e dar tempo ao tempo. Quando termina uma análise? Quando o paciente perceber que conseguiu resolver suas questões, quando sumiram os sintomas ou ele aprendeu a viver bem com eles ou, surpresa!, quando o próprio paciente se autoriza ele mesmo como analista pela análise que realizou. Abraços
Saúde e paz,

a psicanálise é a clínica da escuta inventada por Sigmund Freud, em Viena, no final do século XIX. Freud era um neurologista que se interessou por mulheres tidas como histéricas. De início, tratou-as recorrendo ao método hipnótico. Porém, percebeu as limitações desta metodologia. A paciente, na hipnose, era colocada em uma situação de passividade. Respondia artificialmente às intervenções do terapeuta. As pesquisas de Freud levaram-no a trabalhar de outra forma. O psicanalista austríaco passou a usar o que viria a ser chamado de "associativismo". Para ele, o analisante, através da livre associação de ideias, acessaria - de maneira não-toda - sua subjetividade, dando voz ao inconsciente. Registre-se que o inconsciente freudiano é diferente das interpretações pueris/superficiais acerca do inconsciente feitas antes dele. Jacques Lacan, psicanalista francês, aprofundou a teorização de Freud. Disse que o analisante através de sua discursividade na cena clínica produzia uma fenda, uma rachadura, um corte, por meio da qual expressava uma "ausência". Ou seja, uma verdade que não estava lá. Simplificando: a narrativa do sujeito do inconsciente ou falante podia esconder: traumas pregressos, ganchos emocionais, ódio ao pai, et. al. Tais elementos e outros apareciam no setting analítico, havendo - obviamente - transferência entre o analisando e o terapeuta. O caráter dialético desta relação pode ser muito fecundo para aqueles/as que estão sofrendo psiquicamente. Além disso, a terapia freudiana ajuda o falante a lidar melhor com seus sintomas. Enfim, o paciente só tem a se beneficiar com esta prática revolucionária.
Psicanálise é uma teoria da personalidade e abordagem terapêutica desenvolvida pelo médico austríaco Sigmund Freud no final do século XIX. A psicanálise se concentra na compreensão dos processos inconscientes da mente e sua relação com comportamento e emoções.

A teoria psicanalítica sugere que nossos desejos, pensamentos e emoções reprimidos podem influenciar nossos comportamentos e relacionamentos, e que a compreensão e acesso a esses processos inconscientes podem ajudar as pessoas a alcançar uma maior consciência de si mesmas e melhorar sua saúde mental.

A psicanálise é uma forma de terapia que envolve falar com um terapeuta treinado (psicanalista) sobre suas experiências, pensamentos e emoções. O terapeuta ajuda a analisar e interpretar essas informações a fim de ajudar o paciente a compreender e lidar com problemas emocionais e comportamentais. A terapia geralmente é realizada com frequência semanal e pode durar anos.

A psicanálise tem sido criticada por alguns por não ser cientificamente comprovada e por ser uma abordagem muito cara e de longa duração. No entanto, algumas pessoas ainda encontram benefício na psicanálise e na terapia psicanalítica. É importante notar que existem várias outras abordagens terapêuticas para tratar problemas emocionais e comportamentais, e é importante encontrar aquele que melhor atenda às suas necessidades e preferências.
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online - R$ 200
A psicanálise é uma abordagem terapêutica e uma teoria da mente desenvolvida por Sigmund Freud no final do século XIX. Como psicanalista, posso lhe explicar que a psicanálise se baseia na ideia de que muitos dos nossos pensamentos, sentimentos e comportamentos são influenciados por conteúdos inconscientes, ou seja, pensamentos e emoções que não estão diretamente acessíveis à nossa consciência. Na prática, a psicanálise envolve um processo de investigação profunda das experiências pessoais do paciente, especialmente aquelas que podem estar escondidas no subconsciente. Isso é feito em um ambiente terapêutico seguro e confidencial, onde o paciente é incentivado a explorar livremente seus pensamentos, memórias, sonhos e fantasias. O objetivo da psicanálise é promover a compreensão e a resolução de conflitos internos, promovendo um maior autoconhecimento e a capacidade de lidar com questões emocionais e psicológicas de maneira mais saudável. Muitas pessoas buscam a psicanálise para lidar com uma variedade de desafios, desde problemas de relacionamento até questões de saúde mental, como depressão, ansiedade e traumas. Estou aqui para oferecer um espaço seguro e acolhedor onde os pacientes podem explorar suas questões e trabalhar na compreensão de si mesmos. A psicanálise é uma jornada de autoexploração que pode ser profundamente transformadora e ajudar as pessoas a viver vidas mais plenas e satisfatórias. Se você tiver alguma pergunta adicional sobre a psicanálise ou desejar saber mais, estou à disposição para ajudar.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!