Olá, Acunputura é eficaz para ansiedade e depressão?
5
respostas
Olá,
Acunputura é eficaz para ansiedade e depressão?
Acunputura é eficaz para ansiedade e depressão?
Dra. Marta Jusioli Tagliolatto do Val
Homeopata, Médico acupunturista, Pediatra
São Lourenço da Serra
Olá, sim e muito. A acupuntura tem uma excelente atuação regularizando os neurotransmissores, e com isso reduzindo a ansiedade e lhe dando energia para melhora da depressão
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, que ótima pergunta. Sim, a acupuntura é muito eficaz no tratamento da ansiedade e tem uma boa ação coadjuvante no tratamento da depressão.
Sim, pode ajudar bastante. Alguns casos mais leves podem ser tratados apenas com acupuntura, porém é utilizada mais como terapia adjuvante já que uma parcelas dos pacientes irâo precisar de uma combinação de terapias (psicoterapia, medicação etc). Hoje em dia essas condições são uns dos principais motivos de procura à um médico(a) acupunturiatra.
Sim! A inserção das agulhas de acupuntura em pontos específicos libera hormônios e opióides endógenos, ou seja, substâncias que atuam no cérebro. Por isso atua no controle da ansiedade e depressão. Além de promover bem-estar e relaxamento.
Sim, a acupuntura ajuda a regular o sistema nervoso, promovendo a liberação de neurotransmissores como endorfinas e serotonina, essenciais para o bem-estar emocional. Essa prática da medicina tradicional chinesa pode reduzir os níveis de cortisol, o hormônio do estresse, e melhorar a resposta do corpo ao estresse crônico. Além disso, a acupuntura promove um estado de relaxamento profundo, melhora a qualidade do sono e aumenta a energia vital (Qi), contribuindo para uma sensação geral de equilíbrio e calma. Com um tratamento regular, muitas pessoas experimentam uma diminuição significativa nos sintomas de ansiedade e depressão, tornando a acupuntura uma opção eficaz para complementar os tratamentos convencionais e proporcionar um cuidado integral da saúde mental.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Estava tomando desvenlafaxina com acompanhamento psiquiátrico e após quase 2 anos o médico sugeriu começar o desmame, após diminuir até a dose mínima o mesmo me orientou a tomar o remédio por mais um mês e depois parar, porém estou sentindo sintomas de abstinência como enjoo, dor de cabeça e humor irritadiço,…
- Vou começar a tomar Desvenlafaxina para tratar ansiedade porque sou fumante e estou tentando parar. Mas um dos efeitos colaterais é ansiedade... qual é o racional dessa prescrição?
- Há estudos que mostram eficácia de Lisdexanfetamina para depressão?
- Como a depressão pós parto pode contribuir para a queda de cabelo?
- É verdade que é fluoxetina tira o libido do homem , e qual remédio pode subistituir ele sem tirar o libido ?
- Bom dia! Estou tomando velija 30 mg há 3 dias, durante o dia fiquei muito sonolenta, mas a noite não consigo dormir, fico acordando a noite toda. Gostaria de saber se isso vai melhorar com o uso...
- Já fis vários exames do coração holter eletrocardiograma ecocardiograma e ñ deu nda mais continuo sentindo uma pausa no coração uma atrás da outra, eu so ansiosa tenho muinto medo de morrer a qualquer momento, eu estou tomando cetralina e torest, me ajudem o que eu faço?
- O lítio é um inibidor seletivo (ISRS/IRSN) ou da classe dos tricíclicos?
- Fui diagnosticada com depressão com sintomas psicóticos. O antipsicótico é tomado direto para a vida toda?
- estou tomando zetron 300mg e voextor 10mg todo dia após o almoço, porém sinto um sono absurdo durante o dia e uma indisposição também, é normal?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 1153 perguntas sobre Depressão
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.