Olá! A Turbinectomia total dos cornetos nasais inferiores é uma técnica agressiva? Causa sequelas?

3 respostas
Olá! A Turbinectomia total dos cornetos nasais inferiores é uma técnica agressiva? Causa sequelas? Qual é a técnica mais correta? A turbinectomia parcial ou total das conchas nasais inferiores?
A realização de Turbinectomias totais está praticamente abolida da prática cirúrgica ORL moderna, sobretudo pelas complicações decorrentes da ausência deste órgão e da subsequente amputação de suas tão importantes funções na fisiologia protetora do nariz. Faz-se importante acrescentar também, que Turbinectomias parciais e Turbinoplastias, são procedimentos quase sempre coadjuvantes, isto é complementares aos em geral mais importantes e impactantes tratamentos da cartilagem septal e dos óstios dos seios paranasais.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá.
A Turbinectomia total inferior não é mais uma técnica aceita hoje em dia, e não deve ser realizada.
Atualmente temos, de maneira geral, duas principais cirurgias dos cornetos inferiores: A turbinectomia inferior parcial e a Turbinoplastia inferior. Na primeira faz-se a remoção de parte dos cornetos inferiores, preservando suas áreas nobres. Na segunda fazemos uma "plástica" nestes cornetos, reduzindo seu tamanho. As duas técnicas tem elevados índices de sucesso, não existindo dados confiáveis que demonstrem superioridade de uma ou outra técnica. Muitos recursos podem ser usados nas duas técnicas, como o uso de Câmeras HD (cirurgia endoscópica nasal), eletrocautério, radiofrequência (diatermia ou Coblation), Laser, etc.
A turbinectomia total não é mais usada pelos otorrinos cirurgiões. Hoje sabe-se que os cornetos inferiores tem grande importância na fisiologia nasal do nariz com a função de proteção, filtrar e aquecer o ar que entra no nariz. Portanto, quando há uma obstrução respiratória por conta de uma hipertrofia dos cornetos inferiores é indicado a remoção parcial desta estrutura (turbinectomia parcial ou turbinoplastia) retirando somente a parte obstrutiva preservando assim sua estrutura com suas funções.

Especialistas

Mariana Barroso Scaldini

Mariana Barroso Scaldini

Otorrino

Barbacena

André Torreão Machado

André Torreão Machado

Otorrino

São Paulo

Larissa Martins Watanuki

Larissa Martins Watanuki

Otorrino

São Paulo

Renato Lima

Renato Lima

Cirurgião plástico

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 163 perguntas sobre Turbinectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.