olá a todos eu queria saber se é normal sentir cheiros, toques e até vozes de verdade enquanto você

17 respostas
olá a todos eu queria saber se é normal sentir cheiros, toques e até vozes de verdade enquanto você está em um sonho, por exemplo, hoje tive um sonho?
Olá! Sim é possível ter essa experiência. Os sonhos lúcidos envolvem um estado de consciência no qual você não está nem totalmente desperto, nem em sono profundo e sim em algum lugar no meio do caminho. Algum meio termo entre o sono e a vigília, que demonstra a complexidade da consciência humana. Em um sonho lúcido é possível perceber que se está sonhando enquanto o sonho ainda está acontecendo, o que torna possível que o sonhador tenha experiências sensoriais mais vívidas do que costuma ter em sonhos comuns, não lúcidos, como toques e cheiros. Para Freud, o sonho constitui "uma realização (disfarçada) de um desejo (reprimido)". Possui um conteúdo manifesto, que é a experiência consciente durante o sono, e ainda um conteúdo latente, considerado inconsciente. Por fim, sonhar, quer seja um sonho lúcido ou comum, faz parte de dormir, atividade que não deve nunca ser negligenciada, pois a privação de sono acarreta em grandes prejuízos à saúde geral do organismo. Tenha bons sonhos!

Boa noite! Sonhos são manifestações do nosso inconsciente. De diferentes maneiras nosso conteúdo inconsciente pode escapar e é muito interessante tentar entrar em contato com isso, que é o que um processo de análise busca. Sua curiosidade sobre sua forma de sonhar já mostra um interesse nesse sentido. Pense nisso! Abraços!
Olá! Como psicólogo, posso dizer que é bastante comum e normal ter experiências sensoriais intensas durante o sonho. Embora a visão seja o sentido mais comum em sonhos, é perfeitamente possível sentir cheiros, toques e ouvir vozes ou sons.

O cérebro é incrivelmente complexo e, durante o sonho, pode reproduzir experiências que temos quando estamos acordados. Assim, mesmo quando você está sonhando, seu cérebro é capaz de produzir sensações que parecem muito reais.

Os sonhos são uma parte importante do ciclo de sono e fornecem uma janela para o subconsciente. Eles podem ser influenciados por uma variedade de fatores, incluindo eventos recentes, estresse, ansiedade, ou apenas uma reflexão de pensamentos e sentimentos.

No entanto, se você perceber que essas experiências sensoriais durante os sonhos estão causando desconforto, ansiedade ou interrompendo seu sono de maneira significativa, pode ser útil conversar com um profissional de saúde mental para explorar esses sonhos e o que eles podem estar refletindo sobre suas experiências diárias.

Lembre-se, não há sonho certo ou errado, cada pessoa tem uma experiência única de sonho. Entender melhor seus sonhos pode ser uma maneira útil de se conectar mais profundamente consigo mesmo.
Claro! É perfeitamente normal sentir cheiros, toques e até ouvir vozes reais durante um sonho. Os sonhos são experiências fascinantes e complexas que podem envolver todos os nossos sentidos de maneiras vívidas e realistas. Nossos cérebros são capazes de criar sensações sensoriais durante o sono, incluindo cheiros, texturas e até mesmo vozes familiares. Portanto, se você experimentou essas sensações em seu sonho, não se preocupe, isso faz parte da riqueza dos sonhos. Os sonhos são como uma jornada sensorial em um mundo imaginário, onde tudo é possível. Espero que tenha tido uma experiência interessante em seu sonho!
Olá! Para a psicanálise o sonho é constituído de dois conteúdos fundamentais. O conteúdo latente – que é inconsciente – e o conteúdo manifesto – que se apoia em nossas experiências conscientes. Nesse último, os fragmentos de memórias desenvolvidas ao longo do dia, retornam, frequentemente de modo simbolizado, condensado ou deslocado, disfarçando a realização de um desejo reprimido. Assim, voltando a sua questão inicial, é comum que o mundo circundante – um cheiro, um toque ou a voz que vem ao nosso encontro inclusive enquanto dormimos – apareça incorporado aos nossos sonhos. Espero ter ajudado no entendimento!
Olá! Pode acontecer sim.
O que você teve foram percepções de experiências sensoriais durante o sono. Não há com que se preocupar.
Sonhos são estruturas inconscientes. Para a psicanálise: um espaço para realizar desejos reprimidos.
Buscar interpretá-los pode te ajudar no seu caminho de auto conhecimento.
Olá, como está?
É normal sim e recorrente lembrar ou sentir de sensações dos sonhos sejam cheiros, vozes e toques, algumas dessas sensações fazem parte do momento anterior ao sono em si e do sono mesmo, com sonhos ou sem sonhos, essas sensações podem se manifestarem e existirem.
Além disso essas sensações não significam que há algo de patológico ou de uma síndrome.
Caso queira saber mais sobre os seus sonhos e o que eles podem estar manifestando procure um(a) psicanalista.
olá, não a nada de incomum em sonhar e sentir sensações na pele, contudo você pode interpretar junto a um psicanalista esse sonho, só você poderá fazer isso.
sonhos são realizações de desejos.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicanálise - R$ 100
Olá! Sim, em sonhos, isso pode acontecer. Se quiser entender o que representa pra você e em sua vida essas sensações, a psicanálise lhe propiciará essa oportunidade. Que bom que sonha! Podem ser seus desejos inconscientes dando sinais! Somente a partir da sua fala e de seus registros e significantes (subjetividade), será possível desvendar.
Interessante anotar.
Dentro do sonho, sim, totalmente normal.
Como Freud dizia: O Sonho é a manifestação do inconsciente. Durante o sono, nosso consciente descansa, se cala, e o inconsciente fala. Eu recomendo investigar essas questões com um psicanalista. É normal que os sonhos nos tragam sensações extremante reais, sendo estas sensações produzidas pelo nosso inconsciente. Resta saber o que seu inconsciente estar tentando dizer...
Nada nos revela mais do que nossos sonhos.Para a psicanalise os sonhos são uma boa ferramenta para o auto conhecimento e a revelação de seus conteudos inconcientes. Sobre sua pergunta , tudo indica que Sim, é absolutamente normal vivenciar sensações sensoriais vívidas, como cheiros, toques e vozes, durante um sonho. Essas experiências sensoriais são conhecidas como "alucinações oníricas" ou "alucinações hipnagógicas/hípnicas", dependendo de quando ocorrem durante o ciclo de sono.

Durante os sonhos, seu cérebro pode criar cenários e situações extremamente realistas que envolvem todos os sentidos, incluindo visão, audição, tato, olfato e paladar. Essas sensações podem parecer tão reais que é difícil distingui-las da realidade enquanto você está sonhando.

As alucinações oníricas são parte da experiência normal de sonhar e não devem ser motivo de preocupação. A mente humana é incrivelmente criativa e capaz de produzir experiências sensoriais complexas e imersivas mesmo quando estamos dormindo.

No entanto, é importante observar que, enquanto essas experiências são normais durante os sonhos, alucinações semelhantes ocorrendo quando você está acordado podem ser um sinal de distúrbios neurológicos ou de saúde mental e devem ser avaliadas por um profissional de saúde.

No contexto dos sonhos, aproveite a riqueza e a variedade de sensações que sua mente é capaz de criar. Sonhos podem ser uma fonte fascinante de exploração interior e criatividade. Pode aproveitar tambem para ver com seu analista quais caminhos seus sonhos estão revelando e o que eles dizem sobre você;
Nosso corpo esta por de mais ligado aos sentidos e mesmo em estado de sono, estes continuam ali capitando tudo. Dependendo de qual estagio do sono isso aconteça é viável sim.
Se tratando de sonhar e ter suas percepções afloradas nos sentidos, para algumas pessoas é possível sim.
Olá! É absolutamente normal vivenciar experiências sensoriais vívidas, como cheiros, toques e vozes, em seus sonhos. Na verdade, essas experiências sensoriais podem ser parte natural e integrante dos sonhos. Durante o sono, nosso cérebro continua a processar informações sensoriais do ambiente, e essas informações podem ser incorporadas aos nossos sonhos de diversas maneiras.
Por exemplo, se você estiver dormindo em um ambiente onde haja um cheiro específico, como flores ou comida, é possível que esse cheiro seja incorporado ao seu sonho de uma forma relacionada. Da mesma forma, se você está tocando ou sendo tocado por alguém durante o sono, isso também pode ser refletido em seus sonhos.
As vozes que você ouve em sonhos podem ser uma representação de vozes familiares ou de pessoas que você conhece em sua vida cotidiana. Novamente, é uma parte normal da experiência onírica.
É importante lembrar que os sonhos são altamente subjetivos e variam de pessoa para pessoa. As experiências sensoriais em sonhos podem ser influenciadas por seus próprios pensamentos, emoções, experiências de vida e até mesmo pelo que você estava vivenciando antes de adormecer.
Em resumo, sentir cheiros, toques e ouvir vozes em seus sonhos é algo comum e não deve ser motivo de preocupação. Os sonhos são uma parte fascinante da experiência humana, e cada um deles é único. Aproveite a oportunidade de explorar esse mundo interior e suas conexões com sua vida diurna.
Olá, os sonhos podem ser influenciados por vários fatores. São manifestações do nosso inconsciente. Nossos cérebros são capazes de criar sensações durante o sono, até mesmo os cheiros, toques ou vozes.
Sim, é normal perceber os sentidos durante sonhos. Essas experiências sensoriais podem ser, de simples até muito ricas em detalhes. Existem pessoas que aprimoram essa capacidade de percepção anotando em diário, todos os detalhes que lembram dos sonhos. Se a lembrança deles é tranquila, aprazível e não te prejudica nas atividades diárias, fique tranquila. Abraço!
Olá! É completamente normal que, durante os sonhos, você sinta cheiros, toques e até escute vozes com grande realismo. Na psicanálise, os sonhos têm uma importância central, pois são vistos como manifestações do inconsciente. Neles, experiências sensoriais podem aparecer de maneira vívida, refletindo desejos, medos ou situações que talvez não estejam tão evidentes no dia a dia. Essas sensações fazem parte da forma como a mente organiza e expressa conteúdos que estão, muitas vezes, fora da consciência. O sonho é uma janela para compreendermos mais sobre nós mesmos e o que está guardado internamente.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!