Olá! A minha questão é a seguinte: Tenho atualmente 21 anos e, desde 2021 , não consigo morar muito

23 respostas
Olá! A minha questão é a seguinte: Tenho atualmente 21 anos e, desde 2021 , não consigo morar muito tempo em um local. A minha mudança constante começou faz quase 4 anos e até hoje já morei em 5 cidades diferentes. Hoje em dia moro "sozinha", mas também já tenho a ansia de mudar de novo; me vejo fazendo muitas coisas erradas e os meus sentimentos estão muito instavéis, o que acabam me levando sempre para a vontade de mudar. Sei que sofri um período com depressão e ansiedade, e penso que talvez isso pode estar interligado; o medo de fazer coisas erradas e de me apegar a alguma coisa, ou alguém ou a algum lugar, sempre me desenvolve o desejo de mudança, como se fosse uma valvula de escape. Mas isso já está me esgotando, tanto mentalmento quanto financeiramente. Já não sei mais o que fazer, será se começo um acompanhamento psicologico?! Eu não sei. Poderia me dar algum caminho, estou muito perdida.
Olá, Suas preocupações são completamente válidas. Sim, iniciar um acompanhamento psicológico pode ser extremamente benéfico. Um psicólogo pode ajudar a explorar os motivos subjacentes ao seu desejo constante de mudar de lugar e oferecer estratégias para lidar com a ansiedade e a instabilidade emocional. Terapias como a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) são eficazes no tratamento dessas questões.

Tente fazer uma autoavaliação para identificar os gatilhos que causam seu desejo de mudar. er uma rotina pode ajudar a criar uma sensação de estabilidade e segurança. Mesmo pequenas rotinas diárias podem fazer uma grande diferença na forma como você se sente. Definir metas de curto e longo prazo pode proporcionar um senso de direção. Tente focar em objetivos que não dependem necessariamente de mudanças externas, mas que podem ser trabalhados internamente.

Se puder, procure um psicólogo o quanto antes. Ele pode oferecer um suporte personalizado e ajudá-la a encontrar a estabilidade que está procurando.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Olá. Sim, considero importante iniciar um processo terapêutico para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento e investigação para as suas questões, possibilitando assim, questionar alguns pontos, como por exemplo: o que você percebe como errado? Desde quanto se vê com medo de se apegar, consegue relacionar esse medo a algo? Como foram e como são seus relacionamentos ? No período em que teve depressão e ansiedade buscou ajuda profissional, quem realizou o diagnóstico? O que você define como sentimentos instáveis? Espero ter ajudado. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta
Olá, sua questão é de extrema importância, pois fica claro que tem algo acontecendo com você. As mudanças são necessárias, mas no seu caso, me parece que está ligado há algum sintoma, fazendo com o que, essas mudanças sejam no fundo um mecanismo de fuga de si. Mas você esta se dando conta que é uma estratégia insustentável, tanto no sentido libidinal quanto capital. Minha sugestão é que busque uma analise e transforme o que realmente tem que ser transformado e/ou mudado.
Boa Tarde. Sempre tem um momento que uma voz lá no fundo pede por autoconhecimento. Será que chegou o momento? A terapia junguiana trabalha a fundo identidade, valores pessoais, essência, desbloqueio de potenciais. Quanto mais você se conhece, mais assertivas se tornam as decisões. No seu caso, mudar com desejo e proposito e não por fuga. Na fuga emocional os conflitos vão se somando ate culminarem em crises emocionais. Boa reflexão. E se desejar, estou a disposicao.
Olá! Primeiramente sinto muito que esteja passando por essa situação. Todo tipo de sofrimento psíquico é desconfortável e causa esgotamento mesmo. Com certeza ingressar em um processo psicoterapêutico é o ideal nesse momento, pois você terá o apoio de um profissional competente e todas essas questões que te angustiam poderão ser analisadas dentro de um ambiente seguro. É importante que você expresse suas emoções e se sinta segura para entender o que faz com que você sinta necessidade de mudar a todo o momento. Com certeza você descobrirá coisas importantes sobre você e aprenderá técnicas de enfrentamento dessa situação. O ideal é que você faça isso o quanto antes.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Primeiramente, sinto muito pelo que você está passando. Percebi pelo seu relato que não está sendo nada fácil.
Parece que você consegue mapear minimamente o que tem te levado a essas mudanças constantes, mas é importante aprofundar o entendimento do que está em jogo. Um acompanhamento psicológico pode te ajudar muito nessa compreensão e, consequentemente, te trazer um pouco mais de estabilidade.
Olá! Você já parece ter uma boa percepção do que pode estar acontecendo com você como, por exemplo, a ideia de que possa estar usando a situação de mudanças frequentes como uma forma de esquiva. O acompanhamento psicológico neste momento te trará mais entendimento dos motivos que te levam a este comportamento e também te auxiliará a desenvolver estratégias para lidar com seus medos e ansiedades. Este padrão está te incomodando e é importante que busque ajuda para supera-lo. Um grade abraço.
Considero que você já deu o primeiro passo: está incomodado com essas mudanças constantes e percebe que as consequencias financeiras e psíquicas tem sido complicadas pra você. Além disso, você comenta sobre um histórico de depressão/ansiedade.
Acredito que a psicoterapia pode te auxiliar e acompanhar nesse entendimento sobre uma condição que não te feito bem.
Minha agenda está aberta, estou à disposição!
A resposta para sua pergunta é sim, será muito proveitoso vc iniciar um processo psicológico para te ajudar a entender melhor o seu comportamento de mudar, que parece tentar fugir de algo. Mas esse algo está dentro de você, então não há como fugir, certo? O melhor é entender, enfrentar e ressignificar para construir uma vida de sentido e que vale a pena ser vivida.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Olá! Sua questão é muito relevante!
Como posso seguir minha vida se ela é interrompida por um recomeço a todo momento? Isso cansa, né!
A psicoterapia com certeza vai te ajudar! Vai fazer uma pesquisa na sua história de vida e, a partir disso, montar estratégias para lidar com a situação.
Por exemplo: esse recomeço, é recomeço de quê? O que precisa ser diferente pra ser recomeçado? O que pode estar sendo ameaçador para que uma parte sua queira "fugir"?
Aconselho sim a procurar psicoterapia!
Qualquer coisa estou à disposição!
Olá! Vejo que você já identificou fatores importantes que estão relacionados à sua necessidade de se mudar de local. Essa percepção já é parte do camiinho que você precisa traçar sair desse ciclo que já se repete há tempo suficiente para trazer prejuízos. Respondendo à sua questão, sim, iniciar um acompanhamento psicológico é muito recomendável nesse caso. O foco desse acompanhamento será o desenvolvimento de autossuporte (capacidade de dar conta de conviver com o estado emocional proveniente das dificuldades por tempo suficiente para que você as solucione), de habilidades para enfrentamento dos problemas, bem como de formas alternativas de resposta à realidade, de modo a não criar os mesmos problemas futuramente.
Olá! O fato de estar se questionando já é um sinal de que as coisas não estão mais tão funcionais como um dia já estiveram. E que bom que tem percebido e que está pensando em fazer algo com esse incômodo. A psicoterapia pode te auxiliar a entender que sentido esse seu mecanismo tem pra você e quais opções você consegue ofertar pra você nesse momento. Então, um acompanhamento psicoterápico pode ser um caminho para entender melhor essas suas necessidades, fugas e preocupações sim.
Olá, eu acho que seu uso da palavra "escape" foi muito interessante. Se olharmos de forma resumida para seu relato, temos que (1) você chega em uma nova cidade; (2) você constrói novas relações; (3) aumento do medo de errar, medo de apegar(que é medo de perder/errar); (4) uma nova mudança. Neste relato, me parece que você tem um padrão de "escapar" de intimidade. Nosso corpo foi selecionado para "escapar" de ameaças, pois isso ajuda na sobrevivência, no entanto, isto abriu margem para aprendermos a "escapar" de coisas fundamentais na vida, como a intimidade. O que leva a grande sofrimento.
Recomendo fortemente que você busque ajuda profissional psicológica, por um motivo bem simples: você identificou que esta sofrendo e quer que as coisas mudem. Nada mais é necessário.
Olá! É interessante buscar ajuda profissional para que você possa entender o que te deixa nessa necessidade de estar sempre fugindo de onde você vive. O que você não consegue enfrentar, quais são seus pensamentos e emoções que está por trás disso.
Estou a disposição.
A intensidade e a maneira como está vivenciando tudo isso deve ser algo bastante exaustivo para você. Na terapia você terá a oportunidade de entender melhor o que está acontecendo. Será que é uma fuga? Será um medo de se prender a algo ou alguém? O ideal é buscar um psicólogo para que possa trabalhar essas questões.
Mudar de cidade, até mesmo de país, não irá mudar o fato de que alguma coisa não está bem dentro de você. Ou melhor, que algo de sua vida está sendo "abafado" ou não vivenciado ao serem feitas tantas mudanças assim. Espero ter ajudado!
Olá, você está enfrentando um ciclo de mudanças frequentes e sentimentos instáveis, levando-o a constantemente desejar mudar. Esse padrão pode estar relacionado ao medo de se apegar ou apegar-se a algo ou alguém, o que gera a sensação de escapar de possíveis erros ou decepções. Iniciar um acompanhamento psicológico pode ajudá-lo a entender esses padrões e encontrar formas de lidar com eles de maneira mais saudável. É importante buscar estabilidade externa e praticar o autocuidado enquanto trabalha para compreender e enfrentar esses desafios emocionais. Lembre-se de que é normal buscar ajuda e apoio durante momentos difíceis. Um abraço.
O que poderia ser uma aventura de vida parece ter se tornado uma saída ilusória para se livrar de algo que te incomoda. Mas a cada mudança você segue repetindo algo sem sessar. O tratamento psicanalítico pode contribuir para aprofundar fatores inconscientes envolvidos e elaborar tuas questões.
Olá! Isso que você se refere está relacionado a um padrão desadaptativo da sua personalidade. Ao longo do nosso desenvolvimento formamos vários padrões alguns são desadaptativos e outros são adaptativos dependendo do contexto no qual estamos inseridos. Esse comportamento vem trazendo esgotamento e prejuízos na sua vida, por isso é desadaptativo. Na Psicologia Clínica existe uma abordagem específica pra tratar os padrões desadaptativos. É a Terapia do Esquema. Através dessa abordagem, você vai conhecer os seus padrões, a origem deles e trabalhar estratégias para mudar esses padrões desadaptativos.
Qualquer outra dúvida me coloco a disposição.
Olá como vai? Acho bem válido vc pensar em fazer psicoterapia para poder te auxiliar a entender porque está mudando tanto de regiões parece que isso está te atrapalhando bastante. Espero ter ajudado!
Não posso usar de achismo, preciso realizar uma avaliação mais criteriosa e aplicar alguns testes psicológicos . Só depois de uma anamnese bem feita posso lhe da um parecer. No seu caso é recomendável que faça terapia. Estou a disposição! Caso queira agendar é só clicar em agendar uma visita.
Olá, querida! Consigo imaginar que estejam sendo dolorosas todas essas sensações e pensamentos... Realmente com as suas informações me parece que iria se beneficiar muito de um tratamento em Psicoterapia. Tu está percebendo várias coisas, como gatilhos que podem estar te levando a manter o comportamento de "se mudar" com frequência, o que já é um passo. Parece ainda, estar disposta a olhar um pouco para essa situação... Isso é ótimo começo. Se tens mesmo como iniciar uma terapia, imagino que seria mesmo o momento. Fico à disposição, caso queira marcar uma primeira consulta e conversar. Pode ser difícil dar esse primeiro passo "para dentro", qualquer coisa pode me procurar. Um abraço!
Olá, por meio de sei texto, pelo menos desde os 17 anos você tem enfrentado mudanças. Seria interessante pensar o que iniciou esse processo e também o ciclo: medo de fazer muitas coisas erradas - de se apegar a alguma coisa, alguém ou lugar - ir embora e começar tudo de novo. Chamou a atenção você dizer que mora "sozinha". A que se refere esses erros, esse medo de se apegar? Penso que uma terapia pode ser fundamental para você ter uma visão mais clara dos conflitos que está enfrentando e assim tenha mais recurso para tomar decisões. Nem sempre é fácil começar a terapia porque é preciso se dispor a confiar, se abrir; no entanto, uma vez que encontre um profissional que se sinta acolhida e segura o investimento renderá muitos frutos.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicanálise - R$ 200
Olá, é completamente normal se sentir perdido em certos momentos da vida, especialmente na sua idade, onde tantas mudanças e transições estão acontecendo. Você ainda é jovem, e faz parte do processo de crescimento e autoconhecimento enfrentar períodos de incerteza e inquietude. O que você está vivendo, com essas mudanças constantes de lugar e a sensação de instabilidade, pode estar refletindo algo mais profundo que está acontecendo dentro de você.

Essa vontade de mudar de cidade, de ambiente, pode ser uma forma de tentar lidar com sentimentos de ansiedade, medo ou até mesmo de evitar enfrentar algo que está incomodando por dentro. Às vezes, quando estamos inquietos internamente, buscamos formas de escape no mundo externo, como essas mudanças frequentes. No entanto, como você mesma percebeu, essa busca constante por algo novo pode ser exaustiva e, a longo prazo, não resolver o que realmente está te incomodando.

Buscar acompanhamento psicológico pode ser um passo muito importante nesse momento. A terapia pode te ajudar a entender melhor o que está acontecendo internamente, a identificar as raízes dessa inquietude e a encontrar formas mais saudáveis de lidar com ela. O processo terapêutico oferece um espaço seguro para explorar seus sentimentos, medos e desejos, e para trabalhar em direção a um estado de maior equilíbrio e estabilidade.

Lembre-se de que se acolher e buscar entender suas emoções é um ato de autocuidado. Dar esse passo em direção à terapia pode ser uma oportunidade para você se reconectar consigo mesma, compreender o que está por trás dessa vontade constante de mudança e encontrar um caminho que te leve a um estado de paz e clareza.

Você merece encontrar um lugar – tanto físico quanto emocional – onde se sinta segura e em paz. E a terapia pode ser uma grande aliada nesse processo.