Oii. Tenho algumas questões emocionais desde criança, e aprendi a lidar com isso. Porém, às vezes me

31 respostas
Oii. Tenho algumas questões emocionais desde criança, e aprendi a lidar com isso. Porém, às vezes me sinto cansada do mundo, de sair, de conversar, e não gosto de falar dos meus sentimentos e minhas questões por sentir que vou atrapalhar. Algumas pessoas próximas já disseram que eu sou fria, mas não me sinto assim. Às vezes acho que sinto coisas até demais. Isso tudo pode ser reflexo das situações da minha infância?
Oiê, sim sua infância pode trazer consequências para a sua vida adulta. Após a pandemia isto que está dizendo é mais comum do que pode imaginar, nos "acostumamos" com a solidão, com o silêncio e o social parece de fato mais cansativo. Pensar que vai atrapalhar, que não será boa o suficiente pode, digo pode porque são poucas informações, pode aumentar a ansiedade.
Espero que sinta-se melhor e se eu puder ajudar de alguma forma pode me chamar. Um abraço.

Olá. Pode sim! E uma psicoterapia poderia te ajudar a entender tudo isso e a ressignificar seu passado, bem como a lidar bem melhor com os reflexos dele na sua vida atual :)
Olá, existe grande possibilidade sim de estar revivênciando momentos da sua infância na sua fase atual. Esse comportamento de não querer "atrapalhlar ou não gostar de falar dos seus sentimentos" pode ser resultado de repressões realizadas direta ou indiretamente nas suas primeiras fases do desenvolvimento. Toda memória carrega consigo energias boas ou ruins e desgradáveis, que precisam ser trabalhadas em psicoterapia para ganhar mais autonomia e bem estar em suas vivências atuais. Estou à disposição para te ajudar neste caminho de autoconhecimento e cura pela palavra.
Olá. Sim, há uma forte tendência de isso tudo ter vindo da sua infância, como você se ajustou durante todo esse tempo e aprendeu que ser essa pessoa mais distante seria o ideal para não sofrer.
O que fiquei curiosa é: você se sente mal por ser assim? Vem te causando algum desconforto? Se sim, vale buscar acompanhamento. Se não, continue seguindo e aceitando sua forma de existir no mundo, o que nem sempre irá "bater" com a visão que as pessoas tem sobre você.
Fica bem!
Olá! Boa noite,
Nossa infância é o berço de nossas crenças e emoções
Você pode estar refletindo situações que requerem um olhar mais acolhedor e profissional
Não precisamos lidar com tudo sozinhos!
Boa noite!
Sim, podem ser reflexo do seu passado e vivências anteriores. A psicoterapia pode ajudar a entender a causa disso e a ressignificar essas experiências.
Sugiro procurar um especialista. Se precisar conte comigo!
Olá.
Seria muito bom poder abordar e desenvolver melhor esses temas que você trouxe. Buscando se conhecer e entender melhor seus sentimentos, é possível ter uma visão mais clara de como estão alinhadas a sua sensibilidade e força.
O processo de terapia poderá lhe conduzir com segurança na exploração de sua vivência desde a sua infância até as suas experiências atuais, trazendo respostas que lhe trarão sentido.
Caso deseje, ofereço-me para ajudar. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 189
Olá. Sim, os sintomas mencionados podem estar ligados à questões inconscientes e da infância, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível e acolhimento, possibilitando assim, elaborar esse sofrimento. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Oie!
Sim, o que está vivendo agora pode estar relacionado a suas questões de infância, o que aprendeu a acreditar, como aprendeu a lidar com elas... Às vezes precisamos ir mais a fundo no auto conhecimento.
Falar pouco de si, pode ser também um traço de sua personalidade, assim como o sentir demais...
Caso isto tiver te atrapalhando sugiro que busque psicoterapia e estou aqui a sua disposição.

Olá! É possível que as experiências emocionais da infância tenham um impacto nas emoções e na maneira como você lida com elas atualmente. A infância é um período crucial para o desenvolvimento emocional e qualquer experiência negativa ou traumática pode deixar marcas duradouras.
Sentir-se cansada do mundo, de sair e de conversar, além de evitar falar sobre seus sentimentos, pode ser um reflexo de uma dificuldade em lidar com as emoções ou de uma defesa para evitar possíveis julgamentos ou rejeição. É comum que pessoas que passaram por situações difíceis na infância desenvolvam mecanismos de proteção para evitar se expor emocionalmente.
A sensação de ser vista como "fria" por algumas pessoas próximas pode ser resultado de uma falta de entendimento sobre suas experiências e emoções. É importante lembrar que cada pessoa lida com suas emoções de maneira única e isso não significa que você seja fria, mas sim que você está buscando maneiras diferentes de lidar com suas questões emocionais.
A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ser uma abordagem eficaz para ajudá-la a explorar e compreender melhor suas emoções, lidar com pensamentos negativos e desenvolver estratégias saudáveis de enfrentamento. Recomendo que você busque o apoio de um profissional de saúde mental. Espero ter ajudado, abraços!
Olá. Recomendo buscar acompanhamento psicológico. Você pode trabalhar essas questões.
Olá, experiências negativas na infância podem influenciar a forma como você lida com suas emoções e sentimentos atualmente. Porém, é crucial compreender a origem dessas experiências. A psicoterapia pode auxiliar nesse processo.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Sim, as questões emocionais vivenciadas na infância podem ter fortes influências na sua vida adulta atual. Passamos a lidar com as nossas emoções, conforme fomos ensinados direta ou indiretamente ao longo da nossa vida, principalmente na infância. É importante avaliar como você se sente diante disso, caso você perceba que essas questões estão te trazendo prejuízo e causando algum mal-estar, a busca por ajuda profissional é válida. Um psicólogo poderá te auxiliar nesse processo. Espero ter ajudado, abraços!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Bom dia, é certo que a infância deixa marca na vida das pessoas, pois é um período de constante aprendizado e da construção do entendimento de mundo. Experiências de abandono, bullying, vulnerabilidade, diversos sofrimentos, persistem ao longo da vida e refletem na vida adulta. Para amenizar estas marcas e suas consequências, a psicoterapia será um dos caminhos mais indicados. Ela vai te ajudar a lidar melhor com estas memórias, facilitará o autoconhecimento, a ressignificar o que te deixou trauma e a traçar estratégias para uma vida mais saudável. Busque ajuda, coloco-me à disposição para aliviar este fardo, através da psicoterapia.
Olá, espero que esteja bem! Imagino como você deve se sentir sozinha e incompreendida em algumas situações. Costumo dizer aos meus pacientes que somos uma construção do que vivemos em nossas vidas. Não nascemos com todas as dificuldades e questões que temos hoje, já adultos. Quem somos é uma construção que acontece a partir das nossas vivências e experiências. Com certeza o que você sente e vive hoje tem influência da sua infância e da sua história de vida. E mesmo você tendo se adaptado é importante fazer a seguinte pergunta: você sabe porque essas coisas acontecem? Você entende o motivo de determinas atitudes suas? Buscar um profissional que ajude na compreensão dessas perguntas é fundamental! Qualquer dúvida estou a disposição.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicológica do adulto - R$ 200
A nossa realidade é a que criamos, baseada em nossas percepções, e vem do que sentimos, e nossa formação começa ja dentro da barriga, do ambiente que crescemos e vivemos, se gosto de minha vida ou não, percebe que tem muitos fatores que nos influenciam? E se você é muito sensível, sente a dor em maior grau, onde entra a terapia, que vai conseguir olhar pra tudo isso com mais clareza e com isso modificar algumas coisas internamente
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 300
A infância tem um apelo importante em nossas vidas, mãe não acredito que ela seja determinante. Com a escuta, dentro de um processo analítico é possível olhar para infância através de uma perspectiva diferente, lidar com os sintomas ou sofrimentos de outra maneira.
Olá, bom dia. Sim a infância pode refletir em questões da vida adulta. Afinal, somos a soma de todas as coisas que já nos aconteceram e ainda acontecem. Mas não só a infância, a forma como vc lida com questões presentes tb são responsáveis pelo que vc sente hj. A psicoterapia ajuda justamente por nos fazer refletir sobre essas questões, sem a sensação que está incomodando. O terapeuta está aí justamente para isso.
Olá. Parece que você já desenvolveu estratégias para lidar com suas questões emocionais ao longo do tempo, o que é um grande passo. É normal sentir-se cansada do mundo e às vezes preferir ficar sozinha e evitar falar sobre seus sentimentos. Isso pode ser reflexo de experiências passadas, especialmente da infância, que podem ter impactado sua forma de lidar com emoções e relacionamentos.

Pode ser útil explorar essas questões mais a fundo, talvez através de terapia, para entender melhor suas emoções e como elas estão afetando sua vida no presente. Também pode ser importante aprender a se abrir com pessoas de confiança e compartilhar o que está sentindo, mesmo que pareça difícil. Lembre-se de que seus sentimentos são válidos e merecem ser expressos e compreendidos.

Se você se sentir confortável, pode ser interessante procurar um psicólogo para ajudá-la a explorar essas questões e encontrar maneiras saudáveis de lidar com elas. Lembre-se de que não está sozinha e que buscar ajuda é um sinal de autocuidado e coragem. Espero ter ajudado de alguma forma. Estou aqui para te apoiar.
Olá, suas questões da infância podem ou não influenciar nas suas emoções hoje. Uma pergunta que pode ser norteadora é, "Isso está causando sofrimento ou prejuízo na minha vida?".
Caso sim, vale a pena procurar ajuda psicológica.
Espero ter ajudado, abraços.
Olá! Algumas questões vivenciadas na infância, ou na tenra infância, lembradas ou não, nos constituem psiquicamente, como memoria afetiva, rastros, restos mnémicos, e nos acompanharão ao longo da vida. Saber delas, digerí-las, e elaborá-las, é uma possibilidade de seguir a vida de forma mais leve , permitindo uma expansão psíquica.
Olá! Primeiramente, não é fácil falar sobre questões emocionais, principalmente quando há uma tendência de se sentir como um peso para os outros. Mas buscar ajuda e expressar seus sentimentos é um ato de coragem e um cuidado consigo mesmo, e não um incômodo.
É comum que experiências da infância tenham um impacto significativo em como nos sentimos e agimos na vida adulta. As estratégias que você adotou para lidar com essas questões quando criança podem não ser mais tão eficazes ou saudáveis agora.
Entenda que não é incomum que exista esse conflito entre parecer "fria" e, ao mesmo tempo, sentir intensamente. Isso pode ser um mecanismo de defesa que você desenvolveu ao longo do tempo. Na terapia, podemos explorar as raízes desse comportamento e sentimentos, entender melhor os impactos da sua infância na sua vida atual e trabalhar em estratégias que possam ajudá-lo a lidar com essas questões de uma maneira mais saudável e satisfatória.
Estou à disposição caso queira conversar mais sobre isso em um espaço seguro e acolhedor.
Olá!
Com certeza o que você viveu na infância reflete totalmente no hoje. Acredito que a necessidade fez com que você aprendesse a lidar com isso, mas nos momentos de maior stress e pressão emocional fica mais difícil e você se sente cansada e prefere ficar reclusa.
Saiba que esse comportamento funciona como uma estratégia de enfrentamento da situação e pode, em alguns momentos, gerar dor e sofrimento.
Caso seja isso tenho certeza que a psicoterapia ajudaria muito. No processo psicoterapêutico você terá a oportunidade de falar sobre suas emoções e desenvolver estratégias eficientes para lidar de forma saudável com o que está ocorrendo.
Espero que tenha conseguido ajudar de alguma forma.
Abraços
Boa tarde,
Acredito que seja sua forma de enfrentar suas questões da infância
A infância é um ponto nevrálgico na vida de todos nós.
Haiam Ginott, um psicólogo que estudou bastante a comunicação entre pais e filhos, certa vez disse: “crianças são como cimento molhado, tudo que cai nelas deixa uma marca”. Aprender a lidar com questões emocionais advindas desse período é um aprendizado para a vida toda, ou seja, muitas vezes iremos esbarrar de novo e novamente nas mesmas dificuldades. Mas não desanime não. Em primeiro lugar acolha esse cansaço que você sente. A sua bateria social me parece muito baixa e talvez por isso você aparente ser uma pessoa fria aos olhos de alguns. Essa frieza nas interações pode muito bem ser uma defesa exatamente contra esse excesso de emoções e sentimentos que você diz ter. Busque uma ajuda em psicoterapia ou uma análise pessoal. Um bom trabalho psíquico vai te ajudar muito a compreender melhor essa resistência na relação com o outro e essa percepção de que falar de si mesma, se revelar, vai incomodar outras pessoas. Fazer parte de um grupo, ter amigos, colegas, conhecer gente nova com certa regularidade pode ser algo que te obrigue a enfrentar seus fantasmas e com isso fazer com que você se desenvolva cada vez mais.
A sensação de pertencimento é muito importante. É uma das coisas mais gratificantes nessa vida.
Pertencer alimenta a alma.
Espero ter ajudado.
Imagino que não está nada fácil lidar com tudo isso, e talvez seja aoportunidade de buscar Psicoterapia, primeiro para entender os motivos de ses bloqueios em relação aos sentimentos para posterioremnte aprender sa lidar com eles. Não exite em buscar ajuda.
Olá!!
Cada um tem um.modo particular para ser no mundo. As defesas são necessárias, independente do ambiente em que vivem. No entanto, quanto mais desafiador for, mais defesas criamos, e muitas vezes levamos estas armaduras para a vida toda, sem nos darmos conta do peso que carregamos. Por isso o cansaço, falta de energia para relações sociais.
Para que você possa viver de maneira mais leve e fluída, é necessário ver todas as tuas necessidades de Amparo, proteção e amor que você possui e todas as formas que usa para se defender. As úteis e necessárias se mantém e as desnecessárias podem ser colocadas de lado.
Para isso é necessário muita conversa. Muita descoberta. Tá pronta para o desafio?
Agende um horário com um profissional e inicie esta linda jornada.
Sim, isso pode ser reflexo das situações da sua infância. O meio onde crescemos e até hoje mantemos contato tem um impacto significativo na maneira como lidamos com nossas emoções e interações sociais. Durante a infância, experiências como a falta de apoio emocional, traumas ou ambientes instáveis podem moldar nossas respostas emocionais e comportamentais. Se você aprendeu a lidar com suas questões emocionais de maneira independente, pode ter desenvolvido uma tendência a não querer sobrecarregar os outros com seus problemas, levando a uma impressão de frieza ou distanciamento. Essas reações podem ser formas de autoproteção, onde você evita situações que possam aumentar seu estresse emocional. Reconhecer isso é o primeiro passo para buscar formas de aliviar esse peso. A psicoterapia pode ajudar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá, somos seres envolvidos no mundo, seja ele mundo externo, seja ele, mundo interno. O processo de libertação interna ou melhor, de ajustes internos diante das diversas implicações do mundo externo, nem sempre é fácil de manejar. É por isso, que em determinado momento da vida, alguns reflexos de nossa infância voltam a nos envolver na experiência adulta. É claro, que a dialogicidade não é muito comum nos tempos atuais. Com as diversas realidades que nos cercam, a tecnologia, o sistema de comunicação virtual, isso também nos favorece em certos momentos a não favorecer mais um contato presencial, favorecendo assim, 'esquemas de defesa, ou 'desculpas' para melhor viver a sua intimidade ou sua realidade social. Nestes diversos 'mundos' nem sempre compreendemos sozinhos, por isso, se faz necessário a ajuda de uma outra pessoa, ou melhor, de um profissional que favoreça essa abertura de mundo. Aproveite e desafie no caminho da psicoterapia, quem sabe não poderia te ajudar? Qualquer coisa é só me conectar. Abraços.
Olá. Sim, pode ser! Contudo, é importante sinalizar que nossos comportamentos são multideterminados e estão sob controle de diferentes variáveis.
No que diz respeito a querer ter momentos sozinha, acredito que a solitude e momentos como esses, fazem parte das nossas vidas, e é importante ter momentos assim. Porém, é necessário entender o quanto isso está sendo frequente e trazendo prejuízo individual e social para você. Creio que essas questões mais a forma que você aprendeu a lidar com suas emoções podem ser melhor compreendidas na psicoterapia. Procure um profissional que você se indentifique e comece o processo, se for possível. Um abraço!
Olá! É realmente possível que suas experiências na infância estejam influenciando seus sentimentos e comportamentos atuais. As experiências precoces podem moldar profundamente como aprendemos a lidar com nossas emoções e interagir com os outros, e isso pode persistir até a vida adulta.

Reflexo das Experiências da Infância
Aprendizado Emocional: Se você aprendeu, desde cedo, que expressar emoções ou discutir seus problemas poderia atrapalhar os outros ou não era apropriado, é possível que isso tenha se transformado em uma tendência de suprimir seus sentimentos ou evitar discussões sobre suas emoções. Isso pode levar à percepção de frieza por parte dos outros.

Proteção Emocional: O comportamento de se afastar socialmente e se sentir cansada do mundo pode ser uma forma de autoproteção. Se expressar emoções ou envolver-se profundamente com os outros foi doloroso ou desafiador no passado, você pode inconscientemente tentar se proteger dessas experiências evitando situações sociais ou intimidade emocional.

Sensibilidade Emocional: Sentir coisas "demais" pode indicar uma alta sensibilidade emocional, o que não é incomum em pessoas que foram profundamente afetadas por suas experiências de vida. Essa sensibilidade pode fazer com que você se retraia como uma forma de gerenciar a intensidade de suas emoções.

Estratégias para Explorar e Gerenciar Essas Experiências
Terapia: Participar de terapia pode ser extremamente benéfico. Um terapeuta pode ajudar você a explorar as raízes de seus comportamentos e sentimentos, além de oferecer estratégias para expressar suas emoções de forma mais confortável e saudável.

Escrita Terapêutica: Escrever sobre suas experiências e emoções pode ser uma maneira de processá-las sem sentir que está sobrecarregando os outros. Isso pode ajudar você a entender melhor seus sentimentos e a encontrar formas mais eficazes de lidar com eles.

Construção de Relacionamentos de Confiança: Desenvolver relacionamentos onde você se sinta segura para expressar seus sentimentos pode ser fundamental. Isso muitas vezes começa com conversas pequenas e, gradualmente, avança para compartilhar coisas mais pessoais à medida que a confiança é construída.

Autoaceitação e Autocompaixão: Trabalhar para aceitar seus sentimentos como válidos e cuidar de si mesma com compaixão pode ajudar a reduzir a autocrítica e promover um maior bem-estar emocional.

Atividades de Autoexpressão: Atividades como arte, música ou dança podem ser ferramentas poderosas para expressar emoções de maneira não verbal.

Suas reações e comportamentos são válidos e compreensíveis dados seus contextos e histórias de vida. Explorar essas questões com apoio, seja através de terapia, apoio de amigos confiáveis, ou expressão criativa, pode ajudar você a encontrar novas maneiras de se relacionar com o mundo e consigo mesma.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!