Oii fiz cirugia na coluna na T11,T12,L1,L2 estou com muitas dores, como vou saber se o pino saiu do

2 respostas
Oii fiz cirugia na coluna na T11,T12,L1,L2 estou com muitas dores, como vou saber se o pino saiu do lugar?
Os exames de RX simples e tomografias computadorizadas mostram as fraturas de parafusos sendo a última o padrão ouro para tal

Então , vamos por partes, nem sempre a dor no pós-operatório quer dizer que tenha alguma falha no material colocado em sua coluna, segue abaixo uma breve explicação sobre dos no pós operatório. É comum e esperado que o paciente apresente dor no pós operatório, não chegando a ser uma complicação mas sim um efeito colateral da cirurgia. Quanto maior o procedimento maior será esse sintoma devido a quantidade de lesão causada no ato cirúrgico. Essa dor é progressivamente reduzida ao longo da reabilitação pós operatória. Trata-se de complicação quando a dor é muito grande (acima do habitual) e não responde as medicações ou ao tratamento rotina. Pacientes que apresentam uso crônico de opióides, fibromialgia, reumatismos, depressão, tabagismo, diabetes e transtornos psiquiátricos têm um risco maior de desenvolverem dor crônica. Entre as causas de dor grave estão a fibrose e aderências, bem como a síndrome pós laminectomia. A dor simpático regional é outro transtorno que pode surgir em decorrência das agressões aos nervos da coluna, que mesmo depois da cirurgia continuam dando a sensação de dor ao paciente. Casos em que a estenose vertebral é muito acentuada, ou o tempo até o tratamento foi muito prolongado, podem desenvolver dor crônica com difícil resposta ao tratamento. Algumas patologias da coluna apresentam taxas de recidiva em torno de dez por cento, ou seja, apesar da resolução da doença ela poderá retornar. Outras disfunções podem surgir no durante o envelhecimento. Muitas doenças da coluna são de origem degenerativa, que pioram com o passar dos anos. Assim, mesmo que o paciente seja operado, ele ainda está sujeito ao agravo da idade e ao surgimento de novas patologias da coluna. Falha dos implantes: Acontece quando o organismo do paciente não consegue realizar a cicatrização adequada, havendo falha na artrodese ou na estabilização final da coluna. Isso leva a uma sobrecarga mecânica nos implantes que podem quebrar por fadiga, soltar por micro-movimentação e excesso de peso, ou eventualmente predispor a fraturas próximas a cirurgia (cifose e desequilíbrio juncional). Essa situação apresenta risco aumentado em casos de infecção no local da cirurgia. Em todo caso, o especialista em coluna irá avaliar qual o melhor exame de imagem para o seu caso, visto que em linhas gerais, a radiografia e a tomografia computadorizada são bem indicados para avaliar a falha do parafuso, porém como visto anteriormente, a falha do parafuso não é a única causa de dor no pós operatório.