Oii, estou um pouco deslocado do que eu realmente sou, eu não me sinto atraída em ser uma menina (se

5 respostas
Oii, estou um pouco deslocado do que eu realmente sou, eu não me sinto atraída em ser uma menina (sexo que nasci), eu fico muito feliz quando me vestido de menino (faço Cosplay masculino) e parece que me encontro do lado masculino, só que ao mesmo tempo eu gosto de fazer maquiagens e usar shorts curtos. Não sei se posso me considerar trans. Qual seria minha indentidade ??
Oioi!
A questão de gênero vai muito além de roupas e acessórios, mesmo isso tudo sendo usado como formas de expressão.
A identidade de gênero é algo muito mais abstrato e intenso que precisa de muito mais material e informações pra poder chegar a alguma conclusão ou entendimento, até porque vai além da binaridade, como podemos ver nas pessoas não binárias e gênero fluído.
Que tal que ver vídeos de pessoas trans (binárias ou não binarias) na Internet? pode te ajudar muito no início pra um entendimento do que é e como acontecem esses questionamentos e entendimentos, até porque é o lugar de fala dessas pessoas.
Agora como profissional da psicologia, te indico levar esse processo pra terapia, pois, faz parte de um processo de auto conhecimento e auto questionamento, pode ser muito rico pra você.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! percebo que também usou o termo deslocado para falar sobre si. (no masculino). O que esta fora do lugar? percebo uma identidade que busca se expressar e flerta com as possibilidades. qual a sua idade? quando começou a se sentir assim e a se expressar mais abertamente? importante descobrir e se colocar no que te faz sentir feliz, se no momento é Cosplay, ótimo! o que mais te faz sentir feliz quando se aproxima? uma reflexão :)

Importante buscar psicoterapia para ter mais consciência, potência, resiliência e saber como conduzir nos momentos de pouca clareza. A identidade é um processo, se buscar ajuda será menos turvo o caminho!
Desobrir-se, independente do gênero promove equilíbrio, saúde mental e autoriza ser quem é.
Espero ter ajudado!
bjs Betânia Tassis.
Fica muito difícil de fazer um diagnóstico com tão pouca informação, por que somos muitos complexos e únicos. Pelo que entendi você se vê diferente e parece não sofre por não ter uma definição da sua identidade de gênero. Você descreve que, no Cosplay você tem prazer quando se monta de menino, e por outro lado também tem prazer por fazer as coisas do seu sexo e gênero de nascimento. O ideal seria você buscar a ajuda de um psicólogo ou sexólogo para entender seus sentimentos e refletir sobre a sua sexualidade.
Olá, é importante que você busque uma terapia para entender todas essas questões que está em dúvida. Mas também é importante saber que identidade de gênero (trans/cis) é diferente de expressão de gênero que corresponde a forma como a pessoa se mostra para os outros, ou sente-se a vontade, pode ser pelo comportamento, roupas, cabelo, acessórios, maquiagem, tatuagem, piercings; a expressão de gênero não é uma indicação de identidade de gênero ou orientação sexual. Por exemplo, as dragqueens, não necessariamente são mulheres trans.
Te convidamos para uma consulta: Terapia de identidade sexual e sexualidade - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá, tudo bem!? Olha, gênero vai muito além da forma como nos expressamos. A prática do cosplay não está exatamente relacionado a orientação sexual ou identidade de gênero, mas se essa sua percepção de não pertencimento a identidade feminina ocorre no geral, você pode sim se considerar trans ou não binárie, afinal, a sua forma de expressão transita entre a binariedade; mas não tenho como afirmar uma identidade em especifico somente com as informações cedidas. É importante que você busque uma terapia para se conhecer melhor. E caso ainda tenha alguma dúvida, pode perguntar! ;)

Especialistas

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Paulo Cesar Teixeira Ribeiro

Psicanalista

São Paulo

Paulo Cesar T Ribeiro

Paulo Cesar T Ribeiro

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Jacson Souza

Jacson Souza

Psicanalista, Terapeuta complementar

Rio de Janeiro

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Rafael Oliveira Gomes da Silva

Psicólogo

Rio de Janeiro

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Ravena Arcanjo

Ravena Arcanjo

Psicanalista

Sobral

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 62 perguntas sobre Incongruência de gênero
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.