Oie.. Tomei o escitalopram por 4 anos o remédio e parei de tomar faz 5 dias, estou com sintomas de l

2 respostas
Oie.. Tomei o escitalopram por 4 anos o remédio e parei de tomar faz 5 dias, estou com sintomas de labirintite, tonturas, tremor, sensações estranhas. Será que tem haver com a interrupção do uso do medicamento?
A interrupção abrupta da medicação, dependendo da dose que era usada, pode levar a sintomas de retirada e pode ser que seja isto o que está ocorrendo. Além disto, independente dos sintomas imediatos relacionados à retirada da medicação, a suspensão leva a uma alta probabilidade de recaída em sintomas de depressão e ansiedade e a ansiedade pode incluir sintomas físicos como os que você descreve. Porém, à distância, não é possível saber qual a causa do que sente. Assim, o mais prudente é você falar com seu médico, explicar o que sente, de modo que ele possa determinar a origem de seus sintomas e adotar as condutas corretas. E nunca pare medicação sem ser por orientação médica. A maioria dos transtornos psiquiátricos requer tratamento prolongado e, muitas vezes, permanente. Se não estiver confortável com alguma medicação, não pare de tomar. Fale com seu médico e, se for o caso, ele acerta doses ou troca a prescrição.

A retirada abrupta de antidepressivos pode desencadear a chamada Síndrome de Descontinuação Abrupta de Antidepressivo, que se caracteriza por tonturas, náuseas, sensação de cabeça leve, sensação de choques pelo corpo, e oscilações de humor. A retirada da medicação sempre deve ser realizada junto ao psiquiatra, e sempre que possível de uma maneira bastante gradual, para evitar esses sintomas, assim como evitar possível recaída. Converse com seu médico sobre a indicação do tempo necessário para tratamento, avaliar possibilidade de retirada ou necessidade de continuação da medicação.