Oie.. Tomei o escitalopram por 4 anos o remédio e parei de tomar faz 5 dias, estou com sintomas de l

2 respostas
Oie.. Tomei o escitalopram por 4 anos o remédio e parei de tomar faz 5 dias, estou com sintomas de labirintite, tonturas, tremor, sensações estranhas. Será que tem haver com a interrupção do uso do medicamento?
A interrupção abrupta da medicação, dependendo da dose que era usada, pode levar a sintomas de retirada e pode ser que seja isto o que está ocorrendo. Além disto, independente dos sintomas imediatos relacionados à retirada da medicação, a suspensão leva a uma alta probabilidade de recaída em sintomas de depressão e ansiedade e a ansiedade pode incluir sintomas físicos como os que você descreve. Porém, à distância, não é possível saber qual a causa do que sente. Assim, o mais prudente é você falar com seu médico, explicar o que sente, de modo que ele possa determinar a origem de seus sintomas e adotar as condutas corretas. E nunca pare medicação sem ser por orientação médica. A maioria dos transtornos psiquiátricos requer tratamento prolongado e, muitas vezes, permanente. Se não estiver confortável com alguma medicação, não pare de tomar. Fale com seu médico e, se for o caso, ele acerta doses ou troca a prescrição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A retirada abrupta de antidepressivos pode desencadear a chamada Síndrome de Descontinuação Abrupta de Antidepressivo, que se caracteriza por tonturas, náuseas, sensação de cabeça leve, sensação de choques pelo corpo, e oscilações de humor. A retirada da medicação sempre deve ser realizada junto ao psiquiatra, e sempre que possível de uma maneira bastante gradual, para evitar esses sintomas, assim como evitar possível recaída. Converse com seu médico sobre a indicação do tempo necessário para tratamento, avaliar possibilidade de retirada ou necessidade de continuação da medicação.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 2137 perguntas sobre Escitalopram
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.