Oi, tenho tendinopatia nos dois pés+ artrose+ facite plantar, gostaria d saber se posso fazer caminh

2 respostas
Oi, tenho tendinopatia nos dois pés+ artrose+ facite plantar, gostaria d saber se posso fazer caminhada qnts vezes por semana, faço pilates 2x por semana,a caminhada pode prejudicar mais?
Precisaríamos saber onde é a artrose e qual o grau de artrose também . O uso de um calçado adequado , como um tênis macio , também ajuda a amortecer o impacto que existe na caminhada e pode ajudar bastante .Em relação à quantidade , para alguém que está sem caminhar e deseja iniciar nesta atividade , o que se recomenda é começar devagar , de 2 a 3 vezes por semana , por cerca de 20 a 30 minutos ,num terreno plano e sem irregularidades.
Com o tempo , dependendo de cada caso , este tempo pode ser gradativamente aumentado , bem como o ritmo ( começe com uma caminhada suave e , se você se sentir bem , pode progredir depois para uma marcha mais acelerada ) .

Essa associação - artrose, tendinopatia e fascite plantar- é muito comum em pés cavos-varos (arco muito elevado e com pisada para fora); seria bom avaliar qual tendão (se tendões fibulares ou então tendão calcâneo=Aquiles) e a artrose é comum anterior no tornozelo nestes casos. Penso que antes de fazer as caminhadas precisava do diagnóstico; há tratamentos preventivos como reforço muscular, correção da pisada com palmilhas, alongamentos podem auxiliar bem e então penso que antes de fazer atividades como caminhadas, seria bom uma avaliação com um médico ortopedista. Faça outras atividades como bicicleta, exercícios na água até a resolução da causa da dor.