Oi, tenho 35 tinha o colesterol elevado media 250. tentava reduzir com dietas, porém sem sucesso. Em

3 respostas
Oi, tenho 35 tinha o colesterol elevado media 250. tentava reduzir com dietas, porém sem sucesso. Em um exame da tireoide descobri aterosclerose na carótida esquerda interna, com 50% cerca de 1cm. Estou super tensa. estou tomando rosuvastatina de20mg,dieta e exercios. o que mais devo fazer?
Não há motivo para pânico. Você deve sim ter o cuidado de fazer um acompanhamento desta lesão com um cirurgião vascular, a fim de compreender melhor a doença e assim poder lidar com ela.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Primeiro de tudo é continuar o tratamento clínico que já foi estabelecido, associado aos hábitos de vida mais saudáveis. Em segundo lugar, um acompanhamento anual com o angiologista, que irá avaliar parâmetros laboratoriais e exames de imagem.
No mais é ter uma vida normal, sem medo dessa lesão que já existe.
Primeiro você tem que avaliar bem da onde surgiu esse número de 50%. Para entender melhor, o exame que provavelmente deu esse resultado foi o Duplex Scan. É um exame que não mede diretamente a placa, e sim faz uma avaliação indireta. Ele mede a velocidade. É como uma mangueira: quando vc aperta ela, o jato dágua sai mais rápido, e vai mais longe. Quando deixa solta, sai lento, e cai no seu pé. A partir da medida da velocidade do sangue pela artéria, se diz a velocidade.

A questão que até 50% de entupimento, a placa não modifica a velocidade. Ou seja, de 0 a 50%, a velocidade será exatamente a mesma, e resultado do exame será o mesmo. Por isso é comum laudos dizendo que a placa é <50%. Em suma, você pode não ter placa nenhuma na carótida. E se tem, não é grande o suficiente para causar alteração no fluxo do sangue.

Recomendo que apresente esse exame para um cirurgião vascular para melhor avaliação, para que ele explique melhor a doença e estabeleça uma conduta adequada para você.

Especialistas

Thiago Filipe Josino

Thiago Filipe Josino

Cirurgião vascular

Joinville

Marta Osório

Marta Osório

Angiologista, Cirurgião vascular

Fortaleza

Tamiris Lemes Vichiato

Tamiris Lemes Vichiato

Cirurgião vascular

Marília

Amanda Bishop Perseguim

Amanda Bishop Perseguim

Cirurgião vascular

Bauru

Larissa Loli Ritter

Larissa Loli Ritter

Cirurgião vascular

Campo Grande

Fábio Cypreste

Fábio Cypreste

Angiologista

Goiânia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 238 perguntas sobre Doenças Das Artérias Carótidas
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.