Oi, tenho 35 tinha o colesterol elevado media 250. tentava reduzir com dietas, porém sem sucesso. Em

3 respostas
Oi, tenho 35 tinha o colesterol elevado media 250. tentava reduzir com dietas, porém sem sucesso. Em um exame da tireoide descobri aterosclerose na carótida esquerda interna, com 50% cerca de 1cm. Estou super tensa. estou tomando rosuvastatina de20mg,dieta e exercios. o que mais devo fazer?
Não há motivo para pânico. Você deve sim ter o cuidado de fazer um acompanhamento desta lesão com um cirurgião vascular, a fim de compreender melhor a doença e assim poder lidar com ela.

Primeiro de tudo é continuar o tratamento clínico que já foi estabelecido, associado aos hábitos de vida mais saudáveis. Em segundo lugar, um acompanhamento anual com o angiologista, que irá avaliar parâmetros laboratoriais e exames de imagem.
No mais é ter uma vida normal, sem medo dessa lesão que já existe.
Primeiro você tem que avaliar bem da onde surgiu esse número de 50%. Para entender melhor, o exame que provavelmente deu esse resultado foi o Duplex Scan. É um exame que não mede diretamente a placa, e sim faz uma avaliação indireta. Ele mede a velocidade. É como uma mangueira: quando vc aperta ela, o jato dágua sai mais rápido, e vai mais longe. Quando deixa solta, sai lento, e cai no seu pé. A partir da medida da velocidade do sangue pela artéria, se diz a velocidade.

A questão que até 50% de entupimento, a placa não modifica a velocidade. Ou seja, de 0 a 50%, a velocidade será exatamente a mesma, e resultado do exame será o mesmo. Por isso é comum laudos dizendo que a placa é <50%. Em suma, você pode não ter placa nenhuma na carótida. E se tem, não é grande o suficiente para causar alteração no fluxo do sangue.

Recomendo que apresente esse exame para um cirurgião vascular para melhor avaliação, para que ele explique melhor a doença e estabeleça uma conduta adequada para você.