Oi quando estive na Europa o médico me passou phenazepam 0,5 mg. Quando voltei pro Brasil fui inform

2 respostas
Oi quando estive na Europa o médico me passou phenazepam 0,5 mg. Quando voltei pro Brasil fui informado quê essa medicação está sendo retirada das farmácias e eu deveria procurar outro tipo de remédio como alprazolam, clonazepam ou pedir uma autorização do governo para importar essa medicação essa informação confere?(o meu Cid é transtorno do Pânico f 410)
Olá!

No seu caso, o melhor será agendar uma consulta com uma Psiquiatra aqui no Brasil para avaliar o melhor tratamento para você. Vou te passar algumas informações adicionais (espero que ajude):

O tratamento para o transtorno do pânico geralmente envolve uma combinação de abordagens psicoterapêuticas e farmacológicas. A escolha do tratamento mais eficaz pode depender de diversos fatores, como a gravidade dos sintomas, as preferências do paciente e a resposta ao tratamento. Aqui estão as principais opções:

1. Psicoterapia
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC):

Descrição: A TCC é uma das formas mais eficazes de psicoterapia para o transtorno do pânico. Ela ajuda os pacientes a identificar e modificar pensamentos e comportamentos disfuncionais associados aos ataques de pânico.
Benefícios: Ensina habilidades de enfrentamento e técnicas de exposição para reduzir a ansiedade e evitar a agorafobia.

2. Tratamento Farmacológico
Antidepressivos:

Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina (ISRSs): Como a fluoxetina, sertralina e paroxetina, são frequentemente usados para tratar transtorno do pânico e têm um perfil favorável de efeitos colaterais a longo prazo.
Inibidores da Recaptação de Serotonina e Norepinefrina (IRSNs): Como a duloxetina e a venlafaxina, também podem ser eficazes.
Ansiolíticos:
Benzodiazepínicos: Como o diazepam e o lorazepam, podem ser úteis a curto prazo para aliviar sintomas agudos, mas geralmente são usados com cautela devido ao risco de dependência.

Agende sua consulta com uma Psiquiatra. Espero que eu tenha te ajudado.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Muito obrigado pela sua pergunta. No tratamento para transtorno do pânico, a monoterapia (termo utilizado para dizer que um tratamento é feito somente com uma medicação) com benzodiazepínico, que é a classe de drogas que você citou, é feito somente em casos bem específicos, em caráter de exceção.
Normalmente, utilizamos em associação com outra medicação, como antidepressivos, por um período de tempo restrito de no máximo 3 meses. Tempo este necessário para o antidepressivo fazer efeito.
Além disso, a melhor abordagem para transtorno do pânico é com a medicação associada a psicoterapia, que a melhor é a TCC (terapia cognitivo comportamental), para abordagem completa de todos os sintomas.
Agenda uma consulta para que o psiquiatra possa compreender melhor o seu caso.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.