Oi! Quais esportes indicados para quem tem ansiedade?

43 respostas
Oi! Quais esportes indicados para quem tem ansiedade?
Oi boa tarde, na realidade qualquer esporte ou atividade física soa boas para quem tem ansiedade, não existe um esporte indicado.

Ola, como a colega disse, não há um esporte específico, escolha um que te agrade, cuidando das suas condições físicas. Busque a orientação de um educador físico, normalmente nas academias eles acompanham seu desenvolvimento. Junto com o exercício fisico é importante o acompanhamento da psicoterapia, te ajudará bastante. Me coloco a disposição, atendo online, qualquer duvida entre em contato. Caso queira maiores informações entre em contato por whats ou agende um horario sem compromisso, que eu entro em contato contigo.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 150
Qualquer prática esportiva pode contribuir com o seu bem estar físico e psicológico. Apenas escolha uma do seu agrado; que você sente que irá se dedicar. Mas não deixe de procurar um(a) psicólogo(a) para auxiliá-lo(la) com sua ansiedade. Boa sorte! Forte abraço!
O que você se identificar. Faça uma avaliação física antes se possível e ,aos poucos, comece de algum lugar, até mesmo com uma breve caminha de 2 minutos todos os dias. Apenas comece. Você saberá por si mesmo dos benefícios.
Achei legal sua pergunta porque eu já fui atleta. Cara, um bom parâmetro para te ajudar a escolher, é o seu gosto. O esporte que mais te atrair será aquele com o qual você terá maiores chances de se envolver, o que reduz o pendor à desistência frente às dificuldades. Mas a ansiedade irá se manifestar mesmo na prática esportiva. Outra coisa a se considerar é que os esportes de alto desempenho físico farão com que você descarregue mais energia e talvez você sinta a ansiedade menos intensa.
Qualquer um que você goste.
O exercício físico pode ajudar muito no controle de quadros ansiosos. Qualquer tipo de exercício pode ajudar, desde musculação, e exercícios aeróbicos, ou. Esmo a prática de esportes. O importante é que seja feito com regularidade. E como os colegas disseram, para que aconteça a assiduidade vc deve escolher algo que te agrade.
Um grande abraço.
Olá,
O Exercicio fisico é de fundamental importância não só para a ansiedade e sim em todos os aspectos relacionado ao nosso corpo e mente.
Paralelamente também te aconselho a fazer uma psicoterapia com o intuito de Se aprofundar nas questões geradoras de ansiedade e demais sintomas que o acompanha.
Boa sorte.
O melhor é a atividade que você escolher e que lhe der prazer, no que se trata de fazer exercício físico. O objetivo é produzir a partir do exercício, os químicos naturais do seu corpo, responsáveis pela regulação natural do bem estar. Favorece e complementa se estiver fazendo também, algum tratamento terapêutico de revisão, como as psicoterapias.
Uma atividade que você goste é o mais indicado. Quanto a liberação de endorfina, substância química liberada pelo seu corpo que gera bem-estar, exercícios físicos que trabalhem as coxas são ótimos, pois essa é a parte do nosso corpo que mais libera endorfina. Veja se é possível conciliar os dois, lembrando que o mais importante é que você consiga fazer essa atividade.
Além disso, no caso da ansiedade "ruim" - aquela que te gera prejuízos na vida social, estudos/trabalho, pessoal - é bacana que busque terapia associada, como psicoterapia, acupuntura, psiquiatra. Depende de cada caso, é bom falar com um profissional que te oriente especificamente para seu caso. Abraços e desejo sucesso!
A prática de exercícios que envolvem cardio são muito indicados, como caminhada ou corrida, calistenia, etc.
É importante avaliar se não existe alguma contra indicação para a prática de alguma modalidade de exercício, por isso, é sempre importante antes de iniciar com alguma prática, procurar acompanhamento profissional.
Trabalho com atletas de auto rendimento e praticantes de exercício físico em geral, para ambos os casos, indico o acompanhamento multiprofissional.
Saber as causas do que desencadeia reações de sintomas de ansiedade, é importante, antes de dar qualquer passo.
Não vai existir o melhor exercícios, vai existir o que você mais se adapta.
Os esporte que você mais gostar, desde que trabalhe a questão aerobica (xadrez não vale rs... malhação pura e simplesmente também não é o mais indicado.). Boxe, futebol, natação, corrida, bicicleta, qualquer um. O importante é você saber que é preciso ter uma frequência de no mínimo 3 vezes por semana. É um remédio natural.

Contudo, entenda que ansiedade pode dizer muito sobre o estilo de vida que você está tendo. costumo dar 4 dicas:
1.Fazer exercícios físicos intensos no mínimo 3 vezes por semana. Este é um "remédio natural" para a ansiedade.
2.Cuide do seu sono. Você dorme bem? Se tiver problemas nessa área, pesquise por higiene do sono ou fique a vontade para me pedir dicas.
3.Meditação mindfulness: esta meditação tem alcançado resultados cientificos positivos no que tange à ansiedade. Procure mais informações na internet (o site mundo mindfulness é um bom lugar para começar), se possível busque orientação profissional, ou entre em contato comigo para saber mais.
4.Preste atenção à qualidade das suas relações sociais. Nosso ambiente social é boa parte do que influencia nossa vida e muitas vezes estamos tendo problemas nessa área, mas não percebemos como isso afeta nossa saúde mental.

Muitas vezes você pode conseguir lidar com sua ansiedade apenas olhando para essas questões. Muitas vezes é essencial a ajuda de um profissional de psicologia para te ajudar no processo de conhecimento das variáveis que afetam o seu comportamento. Hoje é possível fazer até online, então, caso ainda não faça e sinta necessidade, considere acrescentar mais essa ajuda! Precisando de mais informações em alguns dos tópicos acima, fique a vontade para me perguntar! Forte abraço!
Ola! Procure por um esporte que mais goste, todos podem te ajudar na questão da ansiedade. Associe a psicoterapia, pois essa te ajudará a conhecer as causas, ou seja, o porque da ansiedade. Procure por um profissional da psicanálise/psicologia, que com certeza te ajudará muito!
Boa tarde .Sugiro que procure um profissional psicoterapeuta que trabalhe também com florais,Reiki ,meditação ,relaxamento etc.E caso necessário,dependendo do grau da ansiedade ,poderá buscar ajuda também com psiquiatra. Estou a disposição no Whatsapp .
Boa tarde, como já falaram qualquer um é adequado, veja em qual voce se sente mais a vontade e se dedique, depois pode até ter interesse de ampliar suas performanse e ampliar seus interesse para outro tipo de esporte, o importante é fazer esporte.
Concordo com as colegas. Qualquer esporte físico pode ser válido.
Todos exercícios físicos auxiliam na regulação emocional.
O importante é prestar atenção na atividade, praticando atenção plena, a atividade física irá gerar sensação de bem estar. Algumas sugestões mais indicadas ansiedade é a yoga e pilates. Faça uma chuva de idéias das que mais te agrada e experimente todas, veja qual você vai se sentir melhor,não desista até achar a atividade que faz você mergulhar no momento. Abraço
Praticar exercícios ajuda amenizar a ansiedade, porém deve ser praticado regularmente. Você pode optar por caminhar três vezes por semana (já ajuda). Mas é importante você observar que tipos de atividades físicas lhe agradam. É importante inclusive fazer exercícios de respiração e tentar manter sua consciência e atenção no momento presente. Ou seja, no aqui e no agora. Vale ressaltar também a possibilidade de fazer psicoterapia para lhe ajudar neste período. Boa sorte!
Olá. Não existe o esporte mais indicado, mas acredito que esportes aeróbicos ajudem bastante na diminuição da ansiedade. De qualquer forma consulte um professor de educação física. Atenciosamente
Olá! Sugiro esportes onde você tenha um gasto grande de energia, como: corrida, spinning, musculação são indicados. Com certeza você dormirá muito melhor. Mas é ideal é que você também faça terapia para entender o que te leva a ficar ansioso e saber trabalhar com essas questões durante o dia a dia. Espero ter ajudado. Fique bem!
Olá! Seria interessante praticar esportes voltado para a parte aeróbica, mas em geral qualquer esporte traria ganhos, porém essa seria um medida paliativa. O ideal seria procurar um profissional para investigar os motivos da ansiedade e planejar um tratamento terapêutico adequado. Boa sorte.
Existem vários . Uma caminhada diária eh muito bom.
Olá! A escolha fica a seu critério. Tudo irá depender da sua identificação com a atividade e condicionamento físico. O importante é que você movimente o seu corpo e gaste energia, dentro das suas possibilidades. Fazer algo que você gosta é fundamental, só assim você conseguirá praticar com frequência. Recomende que teste o que funciona pra você. Pode ser uma corrida, caminhada, musculação, aerohit ou qualquer outro esporte. Vale ressaltar também que nenhuma atividade física substitui o acompanhamento de um Psicólogo. Embora os exercícios ajudem a aliviar os sintomas da ansiedade, a prática é apenas uma aliada no tratamento. Cuide-se bem!
Olá!

Qualquer atividade física vai te beneficiar.

Apenas acho importante você buscar um médico para fazer um checkup para saber se está tudo bem com o seu corpo antes de iniciar uma atividade física muito intensa.

Espero ter ajudado!
Olá, bom dia! O esporte indicado é aquele que você goste e se identifique, que se motive o bastante para conseguir mantê-lo na sua rotina. Mas, a ansiedade não pode ser tratada somente com exercício físico, é importante que você busque uma psicóloga para que possa cuidar das causas emocionais desse desconforto. Espero ter ajudado, fique bem!
Olá! Todo tipo de atividade física ajuda a aliviar a ansiedade e melhora o humor, produzindo hormônios para aliviar o estresse, a meditação também pode te auxiliar. Você pode também procurar um Psicólogo. Já pensou em iniciar uma terapia? Um dos benefícios da terapia é dar ao paciente a capacidade de compreender melhor a si mesmo. A terapia permite que o indivíduo possa dominar e administrar melhor os seus sentimentos. A terapia é uma grande aliada para te ajudar nesse processo. Será um prazer te ajudar. Fico à disposição! Abraço!
Boa noite! Todos os esportes são interessantes e auxiliam sim no controle da ansiedade, portanto qualquer que seja que fizer te trará benefícios.
Olá! A prática esportiva estimula a produção de substâncias que ajudam a relaxar, trazem bem-estar e melhoram o humor. Isso pode ajudar a reduzir a ansiedade em um nível fisiológico. Além do mais, o ganho de condicionamento e a mudança física podem contribuir para melhora da autoimagem e a fortalecer a confiança. Porém, o ideal para tratar a condição é o acompanhamento psicológico, sem dúvida.
todos!
O esporte mais indicado para quem sofre de ansiedade é aquele que a pessoa gostar e tiver vontade de fazer. :) A única contra indicação nesse caso é uma atividade física que a pessoa não goste ou não se interesse.
Olá! Qualquer esporte é indicado, o que deve ser avaliado é o seu gosto pessoal por determinada atividade. Um abraço!
Olá, boa tarde, tudo bem?

Os sintomas da ansiedade podem ser reduzidos e amenizados com a prática regular e moderada de atividades físicas. Embora existam muitos estudos que falam sobre a importância de uma caminhada ou corrida no tratamento de ansiedade, é importante destacar que você deve realizar as atividades ou esportes que mais se identifica, e que se sente bem fazendo. Não existe, esportes específicos para o tratamento da ansiedade, e sim, aqueles nos quais você sente um bem-estar quando os pratica.

Existem, então, a caminhada, a corrida moderada, a natação, os jogos de salão (vôlei, futsal, basquetebol, handebol, tênis), ciclismo, dança, pilates, e também, exercícios que envolvem a meditação, como a yoga, etc.

Todos os esportes favorecem a liberação do hormônio endorfina, responsável pela sensação de prazer e bem-estar.
Além disso, é importante buscar acompanhamento psicológico para melhores resultados no processo, como também um profissional da Educação Física para a prática adequada de exercícios, de acordo com as suas necessidades e o seu condicionamento físico.

Espero ter ajudado,

Estou à disposição.

Abraço!
Qualquer esporte é válido e trará benefícios, procure por um que seja interessante e prazeroso para você.
Olá! Qualquer atividade física é importante para o corpo e para a mente. Somente evite alguma em específico se houver restrição médica. Caso contrário, que tipo de atividade física você gosta? Qual você já praticou? Qual tem interesse em praticar? O importante é começar a se exercitar.
Bons exercícios!
Ola!!
Qualquer tipo de atividade física lhe trará benefícios, visto que quando a praticamos liberamos hormônios que ajudam na saúde mental . Porém é importante dizer que a atividade física é um complemento para o tratamento da ansiedade, ela irá ajudar mas não te isenta de ter que procurar um profissional da saúde mental.
O que eu oriento meus pacientes é buscar atividades que lhe tragam prazer pois se você praticar algo que não gosta, a probabilidade de desistir ou não te ajudar tanto será grande.
Oi.
Os mais indicado são os aeróbicos. Contudo, se sentir que sua ansiedade está muito alta. Somente a prática do esporte não será suficiente. Uma corridinha até o psicólogo pode ser uma prática esportiva interessante nesse caso. =]
oI. Como vc está?
O esporte recomendado é o esporte que vc GOSTE muito e que consiga ter constância. Não adianta fazer algo que vc não gosta, pois vai se tornar apenas uma obrigação e nenhum prazer, dificultando assim os benefícios que os exercícios tem a longo prazo.
Também Recomendo que procure ajuda de um psicólogo para sessões de psicoterapia. Através da psicoterapia entender seus sentimentos, suas dores emocionais e sua ansiedade. Somente os exercícios se torna limitado seu tratamento. Na psicoterapia vc aprenderá também estratégias para lidar com a ansiedade.
Recomendo encontrar um psicólogo que vc sinta confiança. Sou a Letícia, sou psicóloga e me coloco à disposição. @leticiafernandespsi
Olá. Como dito por vários colegas, o mais importante é você gostar e se sentir motivado para continuar praticando. Pensar m que tipo de ambiente você gostaria de frequentar, que tipo de pessoas gostaria de interagir pode ajudar a escolher. Abraço
Exercícios físicos regulares são ótimos para ajudar na ansiedade, além da terapia, pois liberam sensações de bem-estar, diminuição do estresse, promovem a elevação da autoestima em se sentir bem consigo mesmo, mudanças de rotina e hábitos mais saudáveis, todas essas atitudes são ótimas para a saúde mental. São formas de autocuidado, então você precisa testar alguns aos quais tem interesse em fazer, os esportes mais indicados são esportes que você goste e que os faça bem em encaixar na sua rotina.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, bom dia. Qualquer esporte que você goste e se encaixe na sua rotina pode ser benéfico para melhorar a sua ansiedade. Mas, atrelado a isso é importante fazer um acompanhamento com uma psicóloga. Espero que fique bem. Qualquer dúvida estou à disposição, @psimariajube.
Olá, tudo bem? Qualquer esporte auxilia bastante para manejar a ansiedade, porém, visto que o estado ansioso interfere diretamente na nossa respiração, que se torna mais superficial quando estamos ansiosos, é indicado a prática de yoga, que além de relaxar teu corpo e mente de forma integrada, é focada na prática da respiração consciente, o que ajuda muito no manejo e dissipação do estado ansioso.
Escolher um esporte para quem tem ansiedade pode depender do indivíduo e de como a ansiedade se manifesta. No geral, os esportes podem ser uma excelente maneira de ajudar a reduzir os níveis de ansiedade, pois promovem exercício físico, interação social positiva e foco mental. Aqui estão alguns esportes que podem ser especialmente benéficos:

1. **Yoga**: Yoga combina técnicas de respiração, meditação e movimentos suaves que podem ajudar a relaxar o corpo e a mente, reduzindo a ansiedade e o estresse.

2. **Natação**: A natação é um exercício aeróbico de baixo impacto que pode ser relaxante e terapêutico. A imersão na água e o movimento podem ajudar a aliviar a tensão muscular e promover uma sensação de calma.

3. **Corrida ou caminhada**: Exercícios aeróbicos como correr ou caminhar ao ar livre podem ser ótimos para reduzir a ansiedade, pois liberam endorfinas e melhoram o humor.

4. **Dança**: A dança não apenas é divertida, mas também promove exercício físico, coordenação e expressão emocional, o que pode ser positivo para quem lida com ansiedade.

5. **Artes marciais**: Artes marciais como o tai chi ou o judô não só oferecem um exercício físico vigoroso, mas também enfatizam a concentração mental, controle emocional e técnicas de respiração que podem ser úteis para gerenciar a ansiedade.

6. **Esportes em equipe de baixa competição**: Participar de esportes como vôlei de praia, softball, ou basquete recreativo pode proporcionar interação social positiva e uma sensação de pertencimento, além de exercício físico.

7. **Escalada**: Escalada indoor ou outdoor pode ser desafiadora fisicamente e mentalmente, proporcionando uma oportunidade de superar medos e construir confiança.

8. **Pilates**: Similar ao yoga, o pilates foca no fortalecimento do corpo e da mente através de movimentos controlados e técnicas de respiração.

Ao escolher um esporte, é importante considerar os interesses pessoais, nível de condicionamento físico e preferências em termos de ambiente (indoor ou outdoor). Além disso, o acompanhamento de um profissional de saúde mental pode ser útil para determinar qual atividade física pode ser mais benéfica para o seu caso específico de ansiedade.
Para quem tem ansiedade, esportes recomendados incluem caminhada, corrida leve, natação e yoga. Essas atividades ajudam a liberar endorfinas, reduzem a tensão e promovem relaxamento. Tai Chi e ciclismo também são opções, oferecendo benefícios físicos e mentais através do movimento e da calma.
Te convidamos para uma consulta: Tratamento da ansiedade - R$ 100