oi ! minha filha adolescente esta com dificuldade de relacionamentos com amigos, fica em casa direto
10
respostas
oi ! minha filha adolescente esta com dificuldade de relacionamentos com amigos, fica em casa direto só sai para ir ao colégio, fica em casa lendo livros e na internet.quando pergunto pelos amigos fala que não se identifica com eles, no colégio são todos chatos, crianças só falam bobagem, como ajuda la a socializar mais?
Tente conversar com ela para entender melhor, porque ela têm essas imagens dos colegas da escola, propicie a ela ambiente onde ela possa se sentir segurança para falar a respeito disso, contudo, se sentir dificuldades em falar com ela busque orientações com um psicólogo (de preferência um que tenha experiência com crianças e adolescentes), para melhor conduta do caso. Um abraço
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Sua filha quer se socializar mais?
Talvez ela esteja preferindo ficar sozinha.
Vamos apenas tomar cuidado para não a obrigarmos a fazer coisas que ela nao queira.
Talvez ela esteja preferindo ficar sozinha.
Vamos apenas tomar cuidado para não a obrigarmos a fazer coisas que ela nao queira.
Na adolescência passamos por diversas modificações, não só físicas, como também psicológicas. Tais mudanças afetam diretamente o sujeito, que pode encontrar maior ou menor dificuldade para superar esta fase da vida. É importante que sua filha seja acompanhada por um profissional competente, que irá auxiliá-la psicologicamente a superar a fase conturbada, minimizando as chances de possíveis danos e proporcionando bem estar.
Acredito que precisariamos entender melhor o por quê ela pensa assim dos colegas, talvez nem ela mesma saiba especificar, sendo aconselhado psicoterapia para ela poder se autoconhecer e desenvolver as habilidades necessárias para um melhor convivio com os colegas. Além disso, seria interessante inseri-la em outros contextos sociais, por exemplos as atividades extra turno, como dança, futebol, pintura ou qualquer atividade que ela tenha interesse. Assim ela conheceria mais adolescentes e quem sabe em um grupo menor consiga ter um melhor desempenho.
Antes de sugerir estratégias para ela socializar mais é preciso procurar entender melhor essa oposição a socialização. Provavelmente há motivos internos ou externos que levam a isso e esses precisam ser melhor compreendidos antes de buscar mudar esse comportamento. É importante frisar que normalmente é muito importante para os adolescentes socializarem com outros jovens da sua idade e não conseguir realizar isso pode ser fonte de muito sofrimento para eles. Também é possível que seja apenas uma característica dela ser mais introspectiva. Sendo assim a fim de se conhecer melhor o que está acontecendo para assim poder ajuda-la da melhor maneira possível, sugiro que procure um psicólogo que tenha experiência com adolescentes, tenho certeza que isso será muito útil para a sua filha.
Olá, nessa idade pode haver uma vontade de ficar em casa, no ambiente conhecido e fazendo as atividades que dão maior satisfação. Isso não precisa ser um problema. Eu recomendaria um contato com a orientadora educacional da escola para verificar se está havendo algum tipo de problema de relacionamento com os colegas durante o horário escolar, apenas para afastar a hipótese de ela estar sofrendo algum tipo de bullying e não estar compartilhando o fato em casa. Isso, sim, poderia ser um ponto de atenção.
Olá querida, para uma resposta satisfiaria, sugiro procurar um especialista para uma avaliação psicológica.
É preciso investigar melhor esses pensamentos e comportamentos da sua filha, sugiro que você converse com ela calmamente a fim de saber o que acontece no colégio, como são as atividades que ela faz no colégio, etc, a fim de entender o porque dela não querer ter relacionamento com os colegas, se isso não funcionar, sugiro que você procure um psicologo para estar auxiliando.
Olá. A adolescência representa um período de várias mudanças físicas e psicológicas importantes. É característico desta fase para muitos adolescentes a introspecção, como também não conversar com os pais sobre o que está acontecendo gerando esta angústia. Sugiro que procure um Psicólogo\a para que neste espaço a sua filha( se ela desejar) possa falar e entender as suas emoções e dúvidas tão caracteristicas dessa idade.
Há meios de ajudar nesta fase. Abraço
Há meios de ajudar nesta fase. Abraço
Olá, sugiro que você busque um profissional da psicologia que possa avaliar melhor essa queixa, pois ele conseguirá te dar suporte e orientar sobre essa situação. Espero ter ajudado. Abraço!
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Como consigo acompanhamento psicólogico emocional gratuito?
- não sei mais o que fazer por minha esposa nunca tá feliz com que eu faço, sempre tento agradar ela, mas quando uma agulha falta ela muda de humor, sem contar as desconfianças de comportamento feito por ela, se me perfume ela diz que é pra algum do trabalho, antes era a condição financeira agora melhoramos…
- Qual o melhor tratamento para uma pessoa que tem transtorno de ansiedade generalizada e hipocondría?
- Olá. Minha filha sempre foi reservada na escola e sempre se queixou de que seus colegas eram desorganizados e bagunceiros o que para ela era um incomodo. Ela sempre foi inteligente e não gosta de fazer perguntas sobre as matérias na escola porque acredita não ter necessidade, certo dia anos atrás, ela…
- Minha filha tem 14 anos, possui hipotiroidismo controlado, corpo normal, não se senti a vontade de fazer amizades com adolescentes de sua idade somente mais novos na escola a mesma coisa é bastante ativa,,falante as vezes ansiosa. É normal ela não querer fazer amizades com amigos mais novos que ela?
- Para tratar transtorno bipolar, que necessita remédios, só um psiquiatra ou um médico neurologista…
- Minha filha tem 14 anos e só gosta de interagir com crianças mais novas que ela. Isso é normal?
- Meu filho de 5 anos foi vítima de abuso pelo meu enteado de 13 anos. Se ele ficar vendo o seu agressor é possível que ele tenha mais consequências graves? E ñ consiga esquecer a medida que ele vá crescendo?
- Boa noite! Tenho um filho de 29anos, ele já alguns anos esta tendo um comportamento de muitas mentiras ,esta praticamente impossível em acreditar nele.Qual especialista devo procurar?
- Minha esposa reclama constantemente que não dou o mesmo carinho e atenção a ela como na época de namoro. Não sei mais como me aproximar dela. Minhas tentativas de aproximação resultam em desconfiança da parte dela, pois ela julga essa atitude como "inédita" e logo "me corta". O que eu faço?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 75 perguntas sobre Terapia Cognitivo Comportamental
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.