Oi, meu potássio deu 5.0, mas estava comendo bastante banana e tomate, dei uma leve cortada nos alim

2 respostas
Oi, meu potássio deu 5.0, mas estava comendo bastante banana e tomate, dei uma leve cortada nos alimentos ricos em potássio, e refiz o exame depois de 20 dias, e deu 4.9.
Existe algum perigo por estar próximo da limítrofe? (5.1)
Devo fazer uma dieta com pouco potássio?
Eu tomo losartana potassica 50mg
Muito obrigado
Está na faixa de normalidade. Não se preocupe e mantenha seu acompanhamento médico.

Olá! É compreensível sua preocupação com os níveis de potássio, especialmente considerando o uso de losartana potássica, um medicamento que pode afetar o equilíbrio de potássio no corpo. Seus níveis de potássio, inicialmente em 5.0 e depois ajustando-se para 4.9 após reduzir o consumo de alimentos ricos em potássio, estão dentro da faixa considerada normal, mas, como você mencionou, próximos do limite superior, que é geralmente em torno de 5.1.

A losartana potássica é um tipo de medicamento conhecido como bloqueador do receptor de angiotensina II, usado principalmente para tratar a hipertensão (pressão alta). Uma das ações desse medicamento é aumentar os níveis de potássio no sangue, o que pode ser benéfico em algumas situações, mas também requer monitoramento para evitar a hipercalemia, uma condição caracterizada por níveis elevados de potássio no sangue.

Embora seus níveis de potássio estejam atualmente dentro da faixa normal, é prudente monitorá-los regularmente, especialmente devido ao uso de losartana. Ajustes na dieta podem ser uma estratégia eficaz para manter seus níveis de potássio sob controle, mas é importante que esses ajustes sejam feitos sob orientação de um profissional de saúde, como um médico ou nutricionista, que possa considerar todos os aspectos da sua saúde e tratamento.

Uma dieta com baixo teor de potássio pode ser recomendada em alguns casos, mas é crucial garantir que essa dieta seja balanceada e que você ainda receba todos os nutrientes necessários para a saúde geral. Além de bananas e tomates, outros alimentos ricos em potássio incluem batata, batata-doce, laranja, espinafre e feijão. Substituições cuidadosas podem ajudar a manter uma dieta equilibrada enquanto se gerencia a ingestão de potássio.

É também importante considerar outros fatores que podem influenciar os níveis de potássio, incluindo outros medicamentos que você possa estar tomando, a função renal e o consumo de suplementos. A comunicação aberta com seu médico sobre sua dieta, medicamentos e quaisquer mudanças em sua saúde é essencial para um manejo eficaz dos níveis de potássio.

Em resumo, enquanto seus níveis de potássio estão próximos do limite superior da normalidade, a gestão cuidadosa da dieta e o monitoramento regular podem ajudar a manter esses níveis dentro de uma faixa segura. Consultar um profissional de saúde para orientação personalizada é sempre a melhor abordagem.

Dra. Caroline Oliveira - CRM/SP 189586, Medicina Integrativa, com foco em Endocrinologia e nutrologia.