Oi. Meu namorado tem diagnóstico de esquizofrenia e bipolaridade. Ele usa zipracidona 80mg e ácido v

2 respostas
Oi. Meu namorado tem diagnóstico de esquizofrenia e bipolaridade. Ele usa zipracidona 80mg e ácido valproico. Ele parou por 5 meses por conta própria e voltou com a medicação à 2 semanas, mas não toma todos os dias. Ele teve um surto psicótico, ficou muito alterado, mas nao saiu da realidade, ele ficou agressivo com estranhos e gritando muito. Mas continuou carinhoso comigo e com a mãe dele, só que se irritava fácil e gritava. Pelo que li os surtos são de delirios, perseguição e vozes, ele não teve isso, inclusive ele pediu para ser internado, pois estava sofrendo. Isso também é comum na esquizofrenia?
Primeiramente, não existe siagnóstico de esquizofrenia e bipolaridade. Há pessoas com esquizofrenia, há pessoas que têm transtorno bipolar e há aquelas, mais raras, que têm um diagnóstico que se chama "transtorno esquizoafetivo", que têm características tanto do transtorno bipolar (ou depressão) quanto de esquizofrenia. Em segundo lugar, não há surto psicótico em que a pessoa não saia da realidade, pois uma das características básicas da psicose é, justamente, a perda do vínculo com a realidade, que se manifesta através de pensamentos delirantes, alucinações e/ou comportamento grosseiramente desorganizado. Nem todos os surtos, portanto, têm delírios e os que têm delírios nem sempre estes são de perseguição. Nem todos os surtos têm alucinações e, quando têm, apesar de aquelas com vozes serem as mais comuns, não são as que ocorrem exclusivamente, podendo ocorrer, por exemplo, alucinações visuais, olfatórias, gustativas, sensitivas. A esquizofrenia é caracterizada, de modo muito aproximado, pela ocorrência de surtos psicóticos precedida e/ou sucedida por uma decadência do desempenho ocupacional, social e/ou afetivo. Assim, apesar de faltarem detalhes, é possível dizer que as manifestações que você cita são comuns em surtos de esquizofrenia (mas, não são exclusivas desses surtos) e, o quanto antes, seu namorado deve passar a tomar a medicação regularmente, pois a recaída nos surtos pode se tornar progressivamente mais grave.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A esquizofrenia é uma doença em que existem sintomas negativos e positivos, assim chamados. Quando um tratamento não é feito com a medicação de forma correta, os sintomas alucinatórios podem retornar, ocorrendo quebras de realidade ou surtos. Já a bipolaridade temos fases de oscilação entre a mania/hipomania e a depressão. Caso a pessoa em questão não seja medicada corretamente, ela também pode vir a ter alterações de humor repentinas, o que leva a comportamentos variados. Caso a pessoa apresente sintomas mesmo em uso regular das medicações, pode-se avaliar a alteração de dose ou troca das mesmas. Caso a pessoa esteja em tratamento irregular, o primeiro passo é reforçar a necessidade de um tratamento regular para que os sintomas sejam reduzidos.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.