Oi, faz 4 anos que tento superar o fato de saber (sem querer) detalhes de uma relação sexual que min

18 respostas
Oi, faz 4 anos que tento superar o fato de saber (sem querer) detalhes de uma relação sexual que minha namorada teve. Tive q saber q eles fizeram numa piscina e esse pensamento me atormenta a anos. Sofro com pensamentos constantes sem eu querer como se fosse uma propaganda indesejada, imagens de tudo eu criei na minha cabeça, eu literalmente vejo a cena e escuto. Passo literalmente 24 hrs pensando nisso e agr tive um gatilho e as imagens tão mais vívidas e constantes. Ela foi minha primeira relação mas eu não fui a dela. Qual séria o tratamento ideal pra essa situação e os pensamentos?
Olá, o que você está descrevendo parece ser um caso de ruminação e pensamentos intrusivos, que podem ser muito perturbadores e impactar sua vida cotidiana.

A TCC é uma abordagem terapêutica eficaz para tratar pensamentos intrusivos. Ela pode ajudar a identificar e modificar os padrões de pensamento negativos e a desenvolver técnicas para gerenciar e reduzir esses pensamentos. Um psicólogo pode trabalhar com você para desafiar os pensamentos distorcidos e substituir por pensamentos mais saudáveis e realistas.

Se sentir confortável, conversar abertamente com sua parceira sobre seus sentimentos pode ser útil. A comunicação honesta pode fortalecer o relacionamento e proporcionar um apoio emocional que pode ajudar a lidar com esses pensamentos.

Considerando que esses pensamentos estão afetando sua qualidade de vida de forma significativa, é altamente recomendável procurar a ajuda de um psicólogo.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120

Olá.
O que você não ter sido o primeiro parceiro sexual dela te causa? Como se sente quando lembra? Se sente inferior/desvalorizado? De onde vem esses sentimentos?
São questionamentos a se fazer para tentar entender o porquê essa situação te abala tanto, recomendo fortemente buscar ajuda de um psicólogo para te auxiliar nessa questão. Imagino que o desconforto seja muito grande.
Fica bem!
Boa tarde. Sua duvida traz a tona muita insegurança, baixa auto estima. Como consequência, o ciúme, essa "obsessão com o passado da ex". Nisso você esta perdendo o foco da sua vida e alimentando esse ciúme doentio. Sugiro buscar ajuda especializada, com psicólogo, para você entender-se melhor e superar esses pensamentos através de ter um novo olhar para você mesmo. Na psicologia analítica ou junguiana, o ciúmes mostra uma auto sabotagem no relacionamento e também muita da sua energia mental mal aplicada. Fico a disposição.
Não sofra sozinho. Sem dizer do que pensa e sente, suas tentativas estão reforçando a dor, a criação de novos detalhes e a intensidade da "propaganda indesejada", como citou. Se após quatro anos seus pensamentos estão intensos, você precisa falar, terapeuticamente. É menos sobre o que aconteceu. É mais acerca dos seus conceitos a respeito de todo o contexto. As raízes (crenças) da sua interpretação sobre esse fato/imagem mental começaram antes dele. Precisamos chegar até elas, ressignificá-las para que você se sinta mais aliviado. Estou à disposição. @psicologopascoalzani - CRP 08/04471
Dificuldades desse tipo são bem comuns, algumas vezes a intensidade destes pensamentos podem se tornar insuportáveis. Toda vez que falamos sobre sexo temos de ter em mente uma alta complexidade dos desejos sexuais, fantasias e fetiches contra a realidade. Fazer tudo isso entrar em harmonia vai tranquilizar sua angustia. Há também uma provável questão com alto estima, que sempre entra em campo quando se colocar terceiros na relação.
Olá. Parece que pensar sobre isso virou uma obsessão que é um sintoma que surge como forma das nossas angústias inconscientes se presentificarem, diante disso, aconselho que busque um psicólogo/ psicanalista para que possa ter um espaço de escuta sensível, acolhimento e investigação para esse sofrimento que provavelmente tem muito a dizer sobre suas questões. Caso queira marcar uma entrevista, estou à disposição!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia
Olá, imagino como deve estar sendo difícil essa situação para você, pois pelo que está falando essa situação se tornou frequente em sua vida e esses pensamentos são muito intrusivo e angustiantes. Uma coisa importante de se compreender é que a maneira como você tem lidado com essa situação fala sobre sua percepção da situação e de você mesmo. Entender como você se sente, como você se percebe nessa situação é de fundamental importância. Olhar para sua história e compreender como sua autoimagem foi sendo construída vai te ajudar a entender melhor o que te causa angústia numa situação desse tipo. Procure ajuda profissional. Uma psicoterapia vai te ajudar a compreender e lidar com essa situação de forma mais saudável e menos angustiante.
Olá! Pelo seu relato, vejo que vc está preso ao passado. É aquele passado que não passa, que está sempre atualizando na vida presente. Isso cansa demais, esgota mesmo!
É preciso cuidar! 4 anos é um tempo longo demais para ficar sofrendo com isso! Sugiro psicoterapia pra te ajudar a lidar com esses pensamentos e a própria relação mesmo
Olá, como você está? Espero que bem! Eu costumo falar que se algo está incomodando com tanta intensidade, é porque precisa ser elaborado. E essa elaboração é em um processo psicoterapêutico, através da fala. A relação sexual tem um grande peso simbólico na nossa organização enquanto sociedade e enquanto indivíduos. Em especial, a primeira relação costuma ter um peso importante na vida. Eu iniciaria te propondo as seguintes reflexões: qual o peso que essa relação teve na sua vida? Como você se sente com o fato de ela ter tido outras relações? Por qual motivo isso tem te assombrado com essa intensidadade?
Nem sempre temos essas respostas, e te perguntando não espero que as tenha. Mas, questionar o sentimento é o primeiro passo para transformá-lo. Espero ter ajudado, te convido a conhecer mais do meu trabalho @gidurat.psi Um abraço!
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 250
Olá! Que bom você decidir buscar ajuda profissional pra enfrentar o passado que te aflige e te impede de viver o momento presente de forma plena e com mais bem-estar. A psicoterapia pode te trazer alívio, será um processo de redescobertas. Estou à disposição, abraço.
Olá! O que você está passando é realmente difícil e angustiante. Esses pensamentos e imagens intrusivas constantes podem ser muito perturbadores. Para lidar com isso, a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) pode ser muito eficaz. Um terapeuta especializado pode ajudá-lo a desenvolver maneiras de mudar esses padrões de pensamento e lidar com os gatilhos que os desencadeiam. Também pode ser útil procurar um psiquiatra, que pode avaliar se medicamentos, como antidepressivos, podem ajudar a reduzir a ansiedade e os pensamentos obsessivos.

Além disso, técnicas de mindfulness e relaxamento podem ajudar a focar no presente e reduzir a intensidade das respostas emocionais aos pensamentos intrusivos. É importante explicar claramente seus sintomas ao profissional de saúde mental para que eles possam oferecer o tratamento mais adequado para você. Buscar ajuda é um passo importante e corajoso para melhorar sua qualidade de vida, e você não precisa passar por isso sozinho.
Oi, quanto sofrimento, não é mesmo? Não dá para saber ao certo quais os motivos que levaram você ficar assim, sem antes saber um pouco da sua história e sua relação com sua namorada. Uma terapia poderia ajudá-lo a se entender melhor e assim se colocar mais disposto para enfrentar as dificuldades que está enfrentando.
Se precisar, estou aqui para te ajudar.
Olá! Como vai?
Passar o dia pensando nisso, há mais de quatro anos é de chamar atenção. Como é o seu relacionamento com sua parceria? Quanto que há de proximidade e intimidade na relação? Você já conversou com ela sobre isso? Conversou sobre o que você pensa e sente? Afinal o que você sente sobre isso? Tem nome de quê? E como está a sua vida para além do relacionamento? De fato, podemos conhecer e nos relacionarmos com pessoas que tiveram uma vida antes de nós e está tudo bem isso faz parte de quem ela é hoje. Sugiro fortemente que você busque uma ou um psicólogo que te ajude a lidar com essas questões. Um abraço!
Olá. Me parece que esse pensamento obsessivo é o sintoma, como se fosse a ponta de um iceberg, de outros problemas de insegurança, ansiedade e pode haver outros. Não adianta querer "bloquar" esse pensamento sem investigar o que está por trás dele. A melhor atitude é procurar uma psicoterapia para investigar essa insegurança, você vai descobrir muito mais coisas sobre você mesmo e poderá se autoconhecer, e superar os problemas
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Se faz necessário procurar terapia psicológica, para que aja o confronto terapêutico entre o que você trás e espera deste relacionamento para que consigo lidar com os seus pensamento falhos.

Você pode estar sofrendo com pensamentos intrusivos sobre a vida sexual passada de sua namorada. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é Eficaz para tratar pensamentos obsessivos, ajuda a modificar padrões de pensamento disfuncionais e a lidar com pensamentos intrusivos. As Técnicas de Exposição e Prevenção de Resposta (EPR) Gradualmente expõe você aos pensamentos que causam ansiedade, ajudando a dessensibilizar os gatilhos emocionais.
Mindfulness e Meditação Aumentam a consciência e o controle sobre os pensamentos, permitindo observá-los sem se envolver emocionalmente.
Ideal seria procurar psicólogo especializado em TCC** para desenvolver estratégias eficazes e personalizadas para gerenciar e reduzir esses pensamentos. Fico a disposição para isso
Boa tarde,
Respondendo a sua colocação. Isso chama-se obsessão. Faz parte dos transtornos de ansiedade. Pensamentos fixo e invasivo. Procure um psicólogo especialista em transtornos de ansiedade para obter uma melhor avaliação da sua conduta e propor-lhe um tratamento especifico para TOC
Olá, me parece que você precisa de uma terapia profunda para entender as causas destas imagens, em paralelo com PNL (programação neurolinguistica) , que trabalha diretamente com as imagens. Acredito fortemente que com os dois trabalhos você resolve seus problemas.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!