Oi... Então... Tenho dúvida sobre uma mania minha desde criança que NÃO consigo largar, de jeito nen

20 respostas
Oi... Então... Tenho dúvida sobre uma mania minha desde criança que NÃO consigo largar, de jeito nenhum!
Basicamente eu pego um lápis, ou uma caneta, ou canetinha, marca texto, ou qualquer outro tipo de objeto que tenha o tamanho, o formato, e o peso de um lápis grande, e fico girando o lápis na mão (pode ser qualquer uma das mãos, não faz diferença)
O problema é que sempre que eu tô em algum lugar, sozinho ou com pessoas, eu fico querendo fazer isso!
E não, eu não consigo fazer isso com alguém me olhando(só com as pessoas próximas e íntimas que já sabem dessa minha mania), e quando alguém assiste eu fazer isso, eu automaticamente paro na hora, pra pessoa não me julgar.
E toda vez que eu NÃO faço isso, e estou com vontade, me vem uma sensação estranha de desconforto, começo a ficar nervoso e tento procurar algo que seja um lápis, ou caneta... Enfim.... Pra poder "realizar" ou "satisfazer" meu "vício".
Não, eu não me lembro como, quando e nem porque isso começou, só sei que eu acompanho isso durante um longo período da minha vida e eu até hj não sei oq é!
Também não sinto desconforto ao fazer isso, pelo contrário, o desconforto é NÃO fazer, entende?!
Enfim, era isso... Caso algum profissional experiente nesse assunto possa me ajudar, eu vou ficar MAIS que agradecido e aliviado.
Obrigado pela atenção!
Boa tarde. Sugiro fazer uma terapia para entender o diagnostico e tratamento psicológico. Pode ser TOC, TDAH, entre outros. E acredito que você deva ter mais sintomas ansiosos, normalmente não estão sozinhos.

Olá. Essa mania é única ou tem outras? Sente que te atrapalha na vida?
De primeira a gente poderia pensar em TOC, mas é necessário passar por um especialista para que essa hipótese seja verificada, pois vêm com outras questões também. Pode buscar um psicólogo ou médico psiquiatra. Fica bem!
Olá! Para um diagnóstico assertivo e tratamento seria importante realizar avaliação com um profissional de psicologia porque pelo seu relato há sintomas de TOC que podem estar associados à ansiedade ou outros. Assim, ainda que relate não sentir desconforto ao realizar essa ação, o que é natural em movimentos repetititvos, você tem receio do julgamento. Cuide-se e sentir-se-á melhor. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá! É importante buscar um psicólogo/ psicanalista para poder investigar esse sintoma que surgiu como uma forma de presentificar questões inconscientes que te geram angústia. Espero ter ajudado, estou à disposição!
Olá! A sua descrição parece indicar um comportamento repetitivo que você usa para se acalmar ou se concentrar. Esse tipo de comportamento pode ter várias origens e pode ser explorado de diferentes maneiras para entender melhor.

Muitas pessoas desenvolvem comportamentos repetitivos como uma forma de autorregulação. Isso pode ajudar a aliviar o estresse, a ansiedade ou a tensão. Em alguns casos, comportamentos repetitivos e compulsões podem ser sintomas de TOC. No entanto, o TOC geralmente envolve pensamentos obsessivos associados aos comportamentos compulsivos, o que pode não ser o seu caso. Pode ser simplesmente um hábito ou tic que você desenvolveu ao longo do tempo e que persiste porque proporciona uma sensação de alívio ou conforto.

Trabalhar com um psicólogo comportamental pode ajudar a entender e modificar o comportamento. A terapia cognitivo-comportamental é uma abordagem eficaz para lidar com comportamentos repetitivos.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Olá! Primeiramente sinto muito que esteja passando por essa situação de desconforto. Pelo seu relato me parece que você desenvolveu esse comportamento repetitivo com o objetivo de aliviar emoções como ansiedade, frustração ou inquietação. No entendimento da abordagem cognitiva comportamental o pensamento e a emoção acontecem antes do comportamento. Sendo assim, para compreender melhor o que faz com que esse comportamento se repita com frequência é importante analisar os pensamentos e emoções que ocorrem antes do comportamento. Para isso, o apoio de um psicoterapeuta é de extrema relevância. Quando você conseguir analisar seus pensamentos terá a oportunidade de mudá-los e consequentemente os comportamentos mudarão. Nesse processo o Psicólogo avaliará se você possui outros comportamentos repetitivos e poderá trabalhar em cada um deles para que você desenvolva novas estratégias para regular as emoções.
Espero ter ajudado!
Abraços
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá!
Se você sente desconforto ao não realizar esse ato repetitivo, quer dizer que já ultrapassou o limite do simples "hábito" e merece uma investigação mais cuidadosa.
O seu relato é muito importante, mas não suficiente para uma conclusão sobre possíveis causas, que sempre são muito particulares.
Precisa trabalhar a angústia que te faz se precipitar nesse gesto aparentemente sem sentido e para isso o apoio de uma psicóloga qualificada poderá ajudar muito.
Abraços.
Olá,
pelo seu relato, considero que seria interessante buscar ajuda de um psicólogo/a.
Você disse que não tem desconforto em fazer o movimento, mas existe um desconforto em não fazer. Me parece que isso persiste em seus pensamentos e isso pode ser muito desagradável!
O processo psicoterapêutico pode te ajudar bastante. Estou à disposição.
Olá! Seria importante você identificar qual a "função" deste comportamento, ou seja, o que você "ganha" fazendo esses movimentos. Talvez isso te acalme e/ou regule alguma emoção que está intensa naquele momento. Com esse entendimento seria possível pensar em comportamentos alternativos que supririam essa mesma necessidade, mas não fariam você se sentir desconfortável e exposto. Será importante você buscar ajuda para entender melhor o teu caso. Me coloco a disposição.
Ei...é importante fazer uma avaliação para um diagnóstico mais preciso. Verificar se há outros tipos de comportamentos que podem estar, de alguma forma, ligados a esse. Sugiro buscar ajuda de psicólogo/psicanalista para tal avaliação, tratatamento ou possível encaminhamento. Fico à disposição, forte abraço!
Ola bom Dia! lendo o seu relato sobre a necessidade de ter um lapis ou caneta girando entre os dedos deixando claro que isso te acalma e te da segurança. É claro que precisamos fazer uma avaliação mais detalhada, pois num simples gesto podem haver vários significados. É uma hipótese. OK? Vamos la! A impressão é que o " lapis ou caneta" funciona como um objeto transicional que é desenvolvido quando ainda se é um bebe. ( posso detalhar melhor pra voce o que isso significa) Muitas pessoas, ao longo da vida substituem esse objeto por outra coisa que lhe proporcione a mesma sensação de conforto. São manias ou hábitos adquiridos inconscientemente, valendo-se de algo que lhe dê segurança para enfrentar o mundo externo. Sei que é difícil, mas com uma boa avaliação e a psicoterapia, voce poderá entender melhor este funcionamento e ter mais qualidade de vida. Se houver alguma dúvida estarei à disposição para te atender. Um abraço.
Olá. Pela sua descrição, isso parece ser um ritual, ou seja, algo que você faz para aliviar alguma coisa. Muito comum pessoas usarem de rituais para aliviarem a ansiedade, por exemplo. É TOC? Não necessariamente, o TOC vai além de rituais, então é importante investigar isso com um psicólogo ou psiquiatra e buscar psicoterapia para identificar suas emoções, dificuldades e questões e tratá-las. Muitas vezes, não damos a devida importância para o que sentimos. Cuide-se!
Os (as) colegas responderam muito bem, sua questão deve estar bem esclarecida agora! Talvez seja o momento de iniciar sua psicoterapia e entender melhor esta sua "vontade intensa" de movimentar o lápis e outros na sua mão. Será que, trabalhando a sua fala, seus sentimentos e pensamentos, este sintoma não poderá atenuar ou até desaparecer? Fique à vontade para enviar mensagem ou agendar.
Boa tarde! É comum que as pessoas tenham comportamentos repetitivos ou hábitos que ajudam a aliviar a tensão. O fato de você sentir desconforto quando não consegue girar o lápis pode indicar que esse comportamento é uma forma de lidar com a ansiedade. Não há nada de errado em ter esses hábitos, especialmente se eles ajudam a acalmar, e muito menos em expressar esse costume em público.
A busca de um profissional lhe ajudará perfeitamente a enfrentar suas angústias e vícios. Saber compreender seus hábitos trará um forte alívio.
Tenha um ótimo dia!
Nada a acrescentar aos colegas. Mas lembrando que o ponto inicial é fazer psicoterapia para se conhecer e entender o processo para se libertar daquilo que lhe aflige. Somente saber "o que é" não vai mudar seu comportamento. Fico à disposição.
Olá, boa tarde.
Pelo seu relato, os seus sintomas correspondem ao transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Isso envolve comportamentos ou rituais que a pessoa sente necessidade de realizar, como o hábito de rodar o lápis que você mencionou. Quando esses rituais não são cumpridos, a pessoa pode sentir uma grande angústia.
É importante você realizar uma consulta psicológica para que possamos investigar melhor esses sintomas. Estou aqui para ajudar no que for necessário.
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 50
Olá! Primeiramente, é importante ressaltar que é muito corajoso da sua parte compartilhar essa questão e buscar ajuda. Essa mania que descreve parece ser um comportamento repetitivo que traz conforto e alívio para você em determinadas situações. Pode ser que esse hábito esteja relacionado a algum processo inconsciente que precisa ser explorado em terapia.

Como psicanalista, sugiro que você procure um profissional da área para investigar mais a fundo as origens e significados desse comportamento. Através da análise, é possível identificar as possíveis causas desse hábito e trabalhar para encontrar formas saudáveis de lidar com essa necessidade de maneira mais adaptativa. Lembre-se de que o processo terapêutico é um espaço seguro para explorar questões pessoais e emocionais, e pode trazer insights importantes para o seu desenvolvimento pessoal. Estou à disposição para te ajudar nesse processo. Espero ter sido útil, estou aqui para qualquer dúvida ou apoio necessário.
Boa noite!!!

esse sintoma por si só pode ser tratado facilmente com terapia cogntivi-comportamental;

Deve -se atentar 'ao buscar um profissional a responder todas as perguntas pois esse sintoma pode ser parte de algum transtorno caso se some a outros incômodos ou prejuízos . Então busque uma avaliação;
Olá, como vai? Você ressaltou duas coisas ligadas a sua mania, como você se expressou. Primeiro, há um sentimento de vergonha associado a ela; segundo, a não realização do ritual acarreta desconforto e um sentimento de nervosismo crescente. O caráter repetitivo, aliado a essas duas características permitem classificar o costume como um sintoma obsessivo, que é amplamente conhecido e estudado por diversas tradições de pensamento na saúde mental. A psiquiatria clássica, em muitos aspectos bem superior à americana atual, descreveu sintomas desse tipo com grande minúcia, e a psicanálise propôs um tratamento eficaz que permite fazê-los desaparecer, frequentemente com uma rapidez espantosa. Recomendo-lhe procurar por um bom profissional dessa última área. Meus melhores votos, e boa sorte.
Olá!
Pode ser uma forma de destruir de alguma tensão ou desconforto, com isto te gera alívio e se tornou um hábito, ou pode ser mesmo um TOC, de qualquer forma seria interessante passar por um profissional Psicólogo, para avaliação e diagnóstico. Se é algo que te incomoda e te gera prejuízos, seguir para tratamento.
Terapia TCC ou EMDR, são muito eficazes.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!