Oi então tenho 17 anos e acho que tô sofrendo de fobia social, eu tenho entrado em pânico em ir para

29 respostas
Oi então tenho 17 anos e acho que tô sofrendo de fobia social, eu tenho entrado em pânico em ir para escola ou só de pensar em ir tenho tido crises de ansiedade, dor de cabeça, dor de barriga não sinto mais fome e quando eu como sinto vontade de vomitar, não tenho vontade de fazer nada nem de mexer no celular mais e também não tenho conseguido falar com meus professores, apresentar trabalhos, falar com meus amigos etc... Tenho evitado sair por medo das pessoas perceberem o que está acontecendo comigo, na escola tenho sofrido bullying também, eu tenho faltado mas já tô com muitas faltas e não sei como devo contar isso para os meus (eles não sabem de nada que está acontecendo) eles já estão ficando bravos achando que eu quero largar a escola mas eu realmente não tenho conseguido ir mesmo que eu tentei
Olá! Entendo que o momento que está passando é difícil e as consequências de Bullying também pode estar acarretando esse isolamento social que você está se submetendo. Você ainda é menor de idade e acredito que provavelmente deve ainda viver com seus pais, eles são as pessoas responsáveis por você nesse momento, seria muito importante para eles também entenderem o que pode estar acontecendo contigo para evitar reações deles de raiva e estresse por não saberem os motivos que fazem você estar tendo esse isolamento social.

Para além disso, a psicoterapia também pode te ajudar nesse contexto. Principalmente para isso não se desenvolver a ponto de se tornar uma fobia social. Traumas quando são acumulados e não falados ao longo da vida, vão se apossando de nossas atitudes e pensamentos a ponto de aí sim se transformarem em transtornos difíceis de superar. Você ainda é jovem, seria muito importante para você, mesmo caso não queira fazer psicoterapia, que contasse aos seus pais. Ou se não sabe como, solicitar ajuda a eles, de uma maneira que de uma forma eles pudessem compreender o período difícil que está passando. Qualquer coisa, fico a disposição! Abraços, se cuida! :)

Olá! Sinto muito em saber que você está passando por essa situação difícil.

Pelos seus relatos, é possível que você esteja realmente sofrendo de fobia social, também conhecida como transtorno de ansiedade social. Essa condição se caracteriza por um medo intenso e persistente de situações sociais, que podem envolver desde falar em público até interagir com pessoas desconhecidas.

Os sintomas que você descreveu, como ataques de pânico, ansiedade, dores físicas, perda de apetite, desmotivação e dificuldade de interação social, são compatíveis com a fobia social. É importante destacar que o bullying que você sofre na escola pode estar agravando os seus sintomas e dificultando ainda mais o seu dia a dia.

É fundamental que você busque ajuda profissional o mais rápido possível. Um psicólogo ou psiquiatra poderá te avaliar adequadamente, confirmar o diagnóstico e te oferecer o tratamento mais adequado para o seu caso. O tratamento geralmente envolve terapia e, em alguns casos, medicação.

Converse com um adulto de confiança: Pode ser um familiar, professor, amigo ou outro adulto que você se sinta à vontade para conversar. É importante que alguém saiba o que você está passando e possa te oferecer apoio.
Olá!
Que situação difícil. Sinto muito por você estar passando por isso, não deve estar fácil.
É possível que sim, seja um quadro de fobia social, desencadeado e/ou agravado pelo bullying.
No processo de terapia, você entenderia melhor quais os seus pensamentos que dão início a essa cascata de sensações e poderia aprender a lidar com eles. Talvez fosse preciso o apoio de um psiquiatra também, já que os sintomas estão bem intensos e chegam a te causar mal-estar físico. Os pensamentos e emoções geram esses sintomas ansiosos, que alimentam ainda mais os primeiros pensamentos e emoções, fazendo um ciclo bastante ruim de adoecimento. Durante a psicoterapia, você aprende a reestruturar todo esse modo de funcionar para ter novas habilidades sociais, lidar com seus medos e se relacionar melhor com você mesma, tudo no seu próprio ritmo.
Busque ajuda! Seu quadro tem tratamento e tem solução, você pode melhorar muito sua qualidade de vida.
Olá, sinto muito que esteja passando por isso! Considero importante que busque ajuda de um psicólogo/ psicanalista porque alguns pontos precisam ser avaliados: os sintomas de fobia começaram antes ou depois dos episódios de bullying? Como vê suas relações no ambiente escolar? Como vê o relacionamento familiar? Você tem amigos fora da escola? Estou fazendo esses questionamentos, pois inúmeros fatores podem influenciar no quadro de fobia social, por isso, precisam ser investigados e trabalhados, possibilitando assim, elaboração. Espero ter ajudado, estou á disposição!
Olá, primeiramente sinto muito pelo o que você está enfrentando. De fato, o que você está descrevendo pode ser bastante desafiador e angustiante, mas é importante saber que existem maneiras de obter ajuda e que você não está sozinho.

Falar com um psicólogo pode ser muito útil. Peça aos seus pais para ajudar a marcar uma consulta. Diga que você acha importante buscar ajuda de um profissional para entender melhor o que você está sentindo e encontrar formas de se sentir melhor.

Informe à administração da escola sobre o bullying que você está enfrentando. É importante que a escola saiba o que está acontecendo para que possam intervir e garantir um ambiente mais seguro para você. É fundamental lembrar que você não precisa enfrentar isso sozinho. Pedir ajuda é um sinal de força e o primeiro passo para começar a se sentir melhor. Seus sentimentos são válidos e existem recursos e pessoas que podem ajudar você a superar esse momento difícil.
Não é fácil passar por tudo isso. Você precisa conversar com seus pais, sobre o bullying que tem sofrido na escola. Esta deve ser a verdadeira causa do medo e de todos esses sintomas. A escola tem por obrigação prevenir / evitar que o bulliyng ocorra e seus pais podem exigir que a escola tome providências. Além disso, seus pais podem procurar tratamento psicológico pra você. O apoio psicológico é importante para te ajudar a entender e superar essas dificuldades e alcançar uma vida com mais bem-estar.
É extremamente importante que você procure ajuda profissional especializada assim que se sentir pronto para buscar melhora.
As angústias são inerentes da vida e do cotidiano, é de grande ajuda um espaço para conversar sobre.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Olá, você está numa linha divisória entre ansiedade social e fobia social. Se você não tratar da ansieade social, voce ineviitavelmente vai cair em fobia. O melhor caminho é um trabalho de TCC, onde a parte behaviorista vai curdar do relaxamento e dessensibilização das suas ansiedade, e a parte cognitiva vai cuidar de seus pensamentos automaticos que estão amplificando sua ansiedade, e no momento valorizando a piora de seu quadro. A TCC pode te ajudar muito.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 350
Olá!

Sinto muito que esteja passando por esse momento delicado, mas quero que se lembre que seus pais e professores são a sua principal rede de apoio.. se estiver sendo difícil conversar com eles, procure dividir com alguém como um amigo, ou avós, ou outros funcionários da escola e peça ajuda pra conversar com seus pais ou professores

Faltar a escola pode parecer a saída mais "fácil" mas isso na verdade torna tudo mais difícil

Se você não se sente confortável pra dividir os detalhes com seus pais, veja se é possível pedir pra ver um psicólogo, mesmo q seja na escola..

Iniciar sua Psicoterapia vai te fortalecer pra encarar os desafios que têm enfrentado, com mais tranquilidade

Espero que fique bem, não esqueça que você não está sozinho(a)
Imagino que você esteja sofrendo bastante, pois relata sintomas de ansiedade e de depressão. Lamento. Podemos considerar a fobia social como uma ansiedade (preocupação excessiva ou sentimento de ameaça) em relação ao julgamento, crítica ou rejeição das outras pessoas. Por mais difícil que lhe pareça, talvez o primeiro exercício de enfrentamento de ansiedade Social ou de inibição emocional seja em relação à necessidade de falar com seus pais a respeito do bullying e dos sintomas de ansiedade e de depressão, acompanhado de um pedido de visita a um psicólogo ou psiquiatra. O que você imagina quanto mentalmente tenta ensaiar uma conversa com eles ou com um deles? Você pensa que será tratado com rejeição, indiferença ou julgamento? Ou consegue pensar que seus pais possam lhe acolher, entender que você precisa de ajuda? Pode juntar argumentos para deixar claro a você mesmo que merece o carinho e a proteção deles? Estou à disposição aqui ou nas redes sociais: @psicologopascoalzani - CRP 08/04471
Existem muitos momentos da vida que nos colocam num prisão emocional e não se sentir seguro para contar com as pessoas que deveriam ser nosso maior apoio só piora tudo. Pela maneira como você descreve, existe medo em abrir tudo isso para seus pais e isso mostra o quanto a relação de vocês é frágil, provavelmente pela criação que recebeu na infância. Se sua única rede de apoio não lhe transmite segurança pior você fica. Mas deve existir algum adulto que você possa confiar, alguém que talvez ajude você a conversar com seus pais para que eles escutem e não achem que você está com historinhas para matar aula. O adoecimento emocional é frequente entre os adolescentes e muitos não fazem tratamento porque os pais acham bobagem, acham caro ou acham que o filho não precisa. Lute para melhorar. Isso vai depender mais de você foi que deles. Você tem forças aí dentro que nem imagina e deve estar carregando muitos traumas para ter chegando s este ponto de ansiedade e fobia social. Quanto mais tempo esperar, pior vai ficando. Espero teu ajudando.
Olá. Provavelmente você está diante de um significativo desafio e em sofrimento, a ponto de parecer estar paralisando você. Você precisa de rede de apoio, assitência profissional, escolar e poderá superar essa fase.
Sugira diálogos com a psicóloga (o), psicopedagoga (o), coordenadora pedagógica (o), professora, professoras. Peça que seus cuidadores (mãe, pai) mobilizem isso. Talvez reuniões com as outras famílias, políticas escolas claras no enfrentamento dessa situação, educacão e psicoeducação sobre respeito, solidariedade, empatia e outras habilidades socioemocionais auxiliarão muito. Se for possível, peça que seua pais agendem uma consulta com profissional de psicologia voltado para orientação/reflexão parental, orientação familiar e contextos escolares. Vocês poderão traçar um plano juntos, assim como será de grande auxílio para esse momento com medos, fobias, ansiedade.
Olá! Pelo seu relato, me parece estar em curso um quadro de ansiedade generalizada que pode estar sendo desencadeado pelas pressões naturais da fase de vida em que está, pelo bullying ao qual se refere, ou por emoções e sentimentos não processados. Procure alguém em quem confie e fale sobre o que está sentindo, sobre o que se passa com você. Pode ser algum amigo, um familiar, um profissional da sua escola. Peça ajuda. Você não está sozinho.
Fico aqui torcendo para que consiga!
Olá, sinto muito que esteja passando por isso. Com certeza o que você está descrevendo é bastante desafiador, difícil e angustiante. Por outro lado, é importante saber que existem maneiras de receber ajuda e que você não está sozinho. As consequências de Bullying também pode estar acarretando esse isolamento social que você está enfrentando.
Conte comigo! Abraço
Imagino o quanto esteja sendo difícil guardar tudo o que vem passando só pra você, mas deu um primeiro passo conseguindo escrever aqui sobre tudo isso! Falar é libertador e abre muitos caminhos que às vezes não enxergamos. Encontrar uma escuta atenta e profissional, que ouve sem julgamentos o que está dentro de você é ainda melhor... Há tantos aspectos envolvidos para que um sintoma apareça ( ansiedade, fobia, isolamento, medo...) que é preciso dedicação (sua e do psicólogo) para montar esse quebra cabeça e ele começar a fazer sentido para você nesta nova fase da sua vida, que é a adolescência! Conte comigo!!
Você está enfrentando sintomas intensos de fobia social, incluindo crises de ansiedade, dor de cabeça, dor de barriga, falta de apetite e evitação de interações sociais na escola devido ao medo e ao bullying. É importante buscar ajuda profissional, como terapia cognitivo-comportamental (TCC), que pode ajudar a identificar e enfrentar seus medos gradualmente, desenvolver habilidades sociais e gerenciar sintomas de ansiedade. É essencial também conversar com seus pais sobre o que está acontecendo para que eles possam oferecer suporte e entender suas dificuldades na escola.
Olá, primeiro sinto que você esteja passando por essa situação. Pelo o que você descreve fica claro, pelos sintomas que vem enfrentando, a presença de ataques de pânico frente e perspectiva de ir para a escola. Não é algo que vai solucionar a situação, mas para esses momentos de ansiedade intensa experimente praticar técnicas de respiração (por exemplo, inspire pelo nariz contando até 4, solte o ar pela boca também contando até 4, lembrando sempre que o que tem que movimentar durante a respiração é sua barriga não o seu peito, repita algumas vezes), essas técnicas são excelentes para gerenciar a ansiedade. Para o diagnóstico de Transtorno de Ansiedade Social, ou fobia social, é preciso avaliar mais algumas questões. Nesse sentido recomendo primeiro você comunicar algum adulto de sua confiança, que você tenha maior facilidade de se comunicar, para que ele ou ela possa te ajudar a falar com seus pais, caso você sinta dificuldade de falar diretamente com eles. Depois o ideal para esse momento é você passar por uma consulta com psiquiatra, visto que você tem tido muitos sintomas intensos que se manifestam fisicamente, e o acompanhamento psicológico para tratar a Ansiedade um psicólogo orientado pela Terapia Cognitivo Comportamental (TCC), pois essa abordagem hoje ela é a padrão ouro no tratamento de Ansiedade,, isto é, o que tem melhor evidência de eficácia.
Prezado, como vai? A recusa do social se manifesta pelo seu corpo, e você formula uma queixa sem pedir explicitamente por uma resposta. Parece que você deseja falar sobre algo, e isto que escreveu já um gesto nesse sentido. Não deixe de procurar alguém e um lugar onde possa falar.
Olá! Sinto muito pelo sofrimento que você está passando. É realmente muito difícil passar por essa situação. Você está precisando procurar uma ajuda profissional urgentemente. o psicólogo é o profissional mais indicado para te ajudar nesse momento. Esses sintomas que você relata são de rápida melhora conforme for acontecendo o aprofundamento do processo terapêutico e você vai ter a oportunidade de compreender os reais motivos de sua sintomatologia, trabalhar esses conteúdos , conseguindo assim, uma interação social mais segura e confortável.
Fico à disposição para maiores esclarecimentos.
Oi, tudo bem? Sinto muito por estar passando por essa situação que causa tantos problemas e sofrimento. É interessante fazer um acompanhamento psicológico, para entender o início desses sintomas e principalmente sobre esses sentimentos conflitantes que apresenta, envolvendo vergonha, culpa e tristeza. Fico a disposição!
Sinto muito que você esteja passando por tudo isso. Parece realmente difícil e angustiante. Primeiro, quero que saiba que você não está sozinha e que existem maneiras de lidar com essa situação.
Os sintomas que você descreve – ansiedade intensa, dores físicas, falta de apetite, e isolamento – são sinais que podem estar associados à fobia social e à ansiedade severa. Esses sentimentos podem ser exacerbados pelo bullying que você está enfrentando na escola, o que torna tudo ainda mais desafiador.

Conversar com seus pais pode parecer assustador, mas é um passo muito importante. Eles podem não entender o que está acontecendo com você agora, mas é provável que eles queiram te ajudar quando souberem da situação. Aqui estão algumas sugestões de como você pode abordar essa conversa:
-Escolha um Momento Calmo: Encontre um momento em que seus pais estejam tranquilos e tenham tempo para conversar sem pressa.
-Seja Honesto e Claro: Explique como você tem se sentido e os sintomas que está experimentando, assim como você descreveu aqui.
-Peça Apoio: Deixe claro que você precisa de ajuda e apoio para enfrentar isso. Você pode sugerir que gostaria de conversar com um psicólogo para entender melhor o que está acontecendo e encontrar maneiras de se sentir melhor.
-Escreva uma Carta: Se falar sobre isso diretamente parece muito difícil, você pode escrever uma carta explicando seus sentimentos e entregar para seus pais lerem.

Além disso, é importante buscar ajuda profissional. Um psicólogo pode trabalhar com você para desenvolver estratégias para lidar com a ansiedade e a fobia social, além de fornecer apoio emocional. Eles também podem ajudar a mediar a conversa com seus pais, se necessário.

Lembre-se de que você merece se sentir bem e seguro. Com o apoio certo, é possível superar esses desafios. Você é corajoso por buscar ajuda, e esse é o primeiro passo para se sentir melhor.
Olá. Bom dia
Sugiro procurar um psicólogo experiente que foque no seu problema atual. Tem solução e o tratamento é breve. Procure pela abordagem cognitivo comportamental
Não posso usar de achismo, preciso realizar uma avaliação mais criteriosa e aplicar alguns testes psicológicos . Só depois de uma anamnese bem feita posso lhe da um parecer. No seu caso é recomendável que faça terapia. Estou a disposição! Caso queira agendar é só clicar em agendar uma visita.
Olá. Sinto muito por estar passando essa situação. Não precisa ter vergonha e nem medo de falar com seus pais o que você está sentindo. Você precisa de ajuda profissional para amenizar os sintomas e não enfrentar esse problema sozinho. Quanto ao bullying, sei que é uma situação difícil e horrível, mas existem atitudes que podem ser tomadas, até via judicial. Converse com seus pais, procure um especialista para te ajudar nesse momento e lembre-se que você não está só.
Olá! Sinto muito por tudo isso que você está passando. Quando passamos por situações difíceis é importante poder contar com a família, amigos e com ajuda profissional. As pessoas ao nosso redor podem nos auxiliar em nossos processos. Sofrer bullying é uma experiência muito ruim e pode deixar marcas prolongadas em como nos relacionamos com as pessoas e com o mundo. Seria importante conversar com seus pais ou responsáveis e esclarecer a situação para eles e pedir para fazer psicoterapia, uma psicóloga pode te auxiliar nesse momento de modo a diminuir seu sofrimento, bem como lhe oferecer suporte para que conte aos seus responsáveis toda essa situação e você possa seguir sem carregar essa dor não elaborada. Desejo que você fique bem!
Olá! Sinto muito pela sua angústia, imagino como seja vivencia-la, sinta-se abraçado (a) por mim. Fico feliz que tenha buscado ajuda no doctorallia, pois os sintomas relatados podem ser característicos de diversos processos comportamentais, como timidez exacerbada, insegurança, baixa autoestima, questões com autoimagem, ansiedade social. Neste momento, a psicoterapia se torna essencial para avaliar suas dificuldades cuidadosamente, fazer um diagnóstico diferencial, mas principalmente pensarmos em estratégias mais adaptativas para contornar essa situação e desenvolver repertório para enfrenta-la - principalmente por se encontrar em uma fase da vida como a adolescência, potencialmente repleta de mudanças e incertezas. Seja bem vindo (a), e agende uma sessão! Um abraço
Olá!
Rodeada de compromissos, cobranças e afazeres, somados à situação em que se encontra de aflição e angústia, acaba se tornando um sofrimento crescente.
Na complexidade do seu relato, seria interessante o trabalho junto a um profissional no intuito de verificar alguns estímulos que possam estar ocorrendo e/ou fundamentando os episódios.
E em conjunto, desenvolver o seu "eu", suas contra respostas e relações com o meio externo.

Espero ter ajudado. Fico a disposição.
Oi, entendo que o que você está passando é muito difícil. É importante saber que não está sozinho e que há ajuda disponível. A fobia social pode ser muito paralisante, mas com o suporte certo, é possível superar. Conversar com seus pais sobre o que está sentindo é um primeiro passo importante, mesmo que seja difícil. Talvez eles não entendam imediatamente, mas isso pode abrir espaço para buscar ajuda profissional, como um psicólogo, que pode te ajudar a lidar com a ansiedade e os outros sintomas. Você merece sentir-se bem e ter apoio para enfrentar essa situação.
É importante que você converse com seus pais sobre o que está sentindo e o que está acontecendo na escola. A fobia social e o bullying são questões sérias que podem impactar profundamente sua saúde mental e bem-estar. Você pode considerar procurar ajuda de um psicólogo ou psiquiatra, que pode oferecer suporte e estratégias para lidar com a ansiedade e o bullying. Se possível, peça também o apoio de um conselheiro escolar ou de algum adulto de confiança na escola. Lembre-se de que você não está só e que existem recursos e pessoas dispostas a ajudar você a superar essa situação.