oi, como a bipolaridade pode acarretar em futuras complicações para o cérebro? é uma doença neurodeg
2
respostas
oi, como a bipolaridade pode acarretar em futuras complicações para o cérebro? é uma doença neurodegenerativa?
Acredita-se que recaídas frequentes em episódios de transtorno bipolar (TAB) possam perpetuar o desequilíbrio no funcionamento do cérebro e, com isto, tornar a doença progressivamente mais grave. Porém, não se sabe se isto ocorre em todos os casos. Além disto, acredita-se que o estresse envolvido nos episódios leve a alterações no resto do organismo, sobretudo elevação do hormônio cortisol, que pode ter como consequência alterações imunológicas e morte de neurônios, por inibição de fatores de nutrição.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Como salientou o Dr. Ivan, o maior risco para problemas neurodegenerativos é determinado pela frequência de recaídas (novos episódios) e gravidade das mesmas, portanto, o tratamento deve visar justamente a prevenção de novos episódios. Para isso é importante que o paciente siga e mantenha o tratamento com regularidade. A maioria das recaídas se devem à interrupção ou abandono do tratamento sem orientação médica, sendo esse o maior risco de agravamento da doença a longo prazo.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- o portador de esquizofrenia paranoide está apto a conseguir uma vaga em um curso superior atendendo aos requisitos de deficiência mental? Ele esquizofrenico paranoico tem o direito a uma vaga no curso superior desde que ele atinja uma nota superior a 450 e não zerar a redação?
- Por quê a Latuda não está fazendo efeito no surto psicótico?
- Minha mãe tem esquizofrenia paranoide persecutória e há anos possui a doença e nenhum familiar nunca a levou fazer tratamento e basicamente a abandonaram, deixando eu e minha irmã crescendo com o problema. Hoje, atingi a maioridade e moro com ela, porém os delírios dela estão prejudicando em muito nossa…
- Eu li sobre um injetável com duração de 1 ano para ao tratamento de esquizofrenia paranoide, posso realmente ficar feliz com a notícia? (minha mãe tem a doença e possui muita reluta em aderir ao tratamento)
- Meu marido e esquizofrênico F20 ele pode comprar coisas sozinho?
- O cigarro agrava os sintomas positivos da esquizofrenia?
- Olá, tenho 17 anos e desde junho de 2020 pra hoje, janeiro de 2021, tenho sofrido bastante com sentimentos de ilusão. Sinto que não sou feliz de verdade, que tudo que vivo nesses últimos meses é uma mentira e que na verdade não se passa de um sonho ruim que logo vou acordar e voltar pra minha rotina…
- Eu falo com o nada, como se realmente tivesse alguém ali me escutando. Tenho conversas normais com essas pessoas que eu imagino, que quase sempre são artistas que eu gosto, e na maioria das vezes, eu mesma respondo, como se fosse quem eu imaginei. Eu invento situações também, como se eu estivesse num…
- Os antipsicoticos perdem o efeito com o tempo decurso e precisa trocar? Se sim, não vai chegar uma hora que não vai ter mais remedio para tomar?
- Meu filho foi diagnosticado com cid f20...desde então ele mudou totalmente seu comportamento...a esquizofrenia é uma doença degenerativa?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Esquizofrenia Paranóide
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.