odeio meu corpo, rosto e aparência, não consigo fazer nada direito e fico mais deprimido quando vejo

21 respostas
odeio meu corpo, rosto e aparência, não consigo fazer nada direito e fico mais deprimido quando vejo que os outras pessoas da minha idade conseguem serem melhores em tudo do que eu, de corpo a habilidades, existe alguma forma de parar isto?
Olá! A psicanálise é uma das formas de tratamento que podem te ajudar a entender a origem do seu sofrimento, de acordo com a sua história de vida. Compreendendo melhor o que se passou e se passa contigo hoje, você pode ressignificar esses sentimentos e mudar a sua visão de sobre si mesmo, de forma que pode obter mais satisfação e qualidade de vida!

Olá, boa tarde. Sinto muito pela dor que você vive ao se conectar com o seu corpo, me parece que você em uma autoestima muito baixa. A psicoterapia pode te ajudar nisso. Autoestima é uma experiência íntima de autoconceito que a pessoa tem de si mesma. Sendo, também, o valor que ela se dá. A formação do autoconceito, tanto positivo como negativo, é um processo complexo e dinâmico. A existência da baixa auto estima se dá em razão da pessoa não ser aceita da forma que ela é, seja por ela mesma ou para pessoas significativas para ela. (A formação desse conceito tem uma tendência maior em se formar numa infância marcada por desqualificações, abusos ou abandonos.) Essa não aceitação de si mesmo, faz com que a pessoa não reconheça seu devido valor, se torna uma pessoa insegura, e no decorrer de sua vida isso pode limitar as possibilidades de realização pessoal em alguns campos de atuação.
As pessoas com baixa autoestima costumam colocar a opinião dos outros acima da sua. Por exemplo, ´´Maria faz de tudo para agradar os amigos, quando eles agradecem e a elogiam, ela se sente ótima. Porém, se ela não recebe elogios ou não agradou, vem um sentimento muito ruim, como se ela não vale se nada, desqualificando todo o esforço de suas ações.´´ E você? Você já colocou todo o seu valor nas mãos de alguém? Ou de alguma situação em que se resultou bem e em aprovação você se achou o máximo, senão você se diminuiu e se menosprezou?
Se você se identificou como uma pessoa com baixa autoestima e isso tem afetado sua vida negativamente, procure uma ajuda terapêutica, para que você possa desenvolver um auto conceito positivo, uma auto valorização e uma auto admiração de suas características, seus potenciais e suas conquistas.
Indico fortemente que você inicie um processo psicoterapêutico para aprender a lidar melhor com essas questões, que são bem mais profundas do que podemos avaliar pela pergunta postada.
Olá! Preocupar-se com a aparência é natural e até saudável; entretanto, quando esta preocupação se torna excessiva, isto é: começa a trazer impactos em sua vida pessoal, profissional e no seu cotidiano, pode ser um importante sinal de que esteja precisando de ajuda. Tal comportamento pode estar interferindo em sua autoestima e levando-o às comparações desconfortáveis. Procure um psicólogo ou psiquiatra para uma avaliação mais aprofundada e assertiva. Espero ter ajudado...
Caríssimo! Sim existe uma forma de parar com isso, conheça-te! Você fala sobre sua atual aparência e de suas habilidades, o quanto isso lhe causa angústia, é necessário parar para uma reflexão. Busque um profissional sério para iniciar um tratamento psicoterápico, com um olhar atento para dentro de si, tudo melhora. Nesse momento você precisa de acolhimento, imagino que tens repetido padrões de fala, pensamentos e comportamentos, é preciso elaborar melhor essa situação. Te desejo sabedoria e saúde, forte abraço!
Tem sim. Procurar uma terapia para vc se entender e conseguir dar cabo de suas emoções e como as situações se pensamentos afetam vc. Mas vc não está sozinha(o). Venha participar de um programa de psicoterapia que dura entre 6-16 semanas. Nesse tempo iremos desenvolver uma relação terapêutica e alcançaremos objetivos amplos e com muito pé no chão. Sua CONDIÇÃO atual não define quem vc é. Essa possível depressão que está trazendo esses sentimentos é uma doença altamente tratável e acontece principalmente quando estamos com ruminação (de pensamentos negativos) e sentimentos de culpa. A psicoterapia na TCC (Terapia Cognitivo Comportamental), minha linha de estudo e trabalho é eficaz, comprovada cientificamente em mais de 80 % dos casos. Fico no aguardo de um contato, abs e espero ter ajudado mostrando que vc não é assim. Vc está assim!. abs e fique bem!
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 100
Olá! Dificuldade com autoimagem é preciso tratar. Oriento a buscar ajuda psicológica, que é um tratamento de autoconhecimento, no qual você poderá expressar seus sentimentos, questões não resolvidas e se aceitar , e principalmente (re)conhecer aspectos e habilidades que talvez não saiba ser capaz. O sofrimento é muito ruim. Cuide-se, verá que vale a pena. Sou especialista em saúde mental e fico à disposição.
Olá! Na minha experiência em consultório, uma hipnoterapia associada à psicoterapia, pode te ajudar a ter resultados muito positivos e de forma mais rápida.
Abço
Ana Luisa
Olá! A psicoterapia irá proporcionar o autoconhecimento, identificando suas qualidades, pontos de melhoria, desenvolvendo sua autoestima.
Com certeza existe, é necessário você buscar de preferência um psicanalista, uma vez que esse profissional faz um trabalho mais profundo, relacionado a causa do sintoma, enquanto psicólogos geralmente tratam somente os sintomas, o que aumenta as chances de reincidência. Fico a disposição para ajudar. Grande abraço!
Te convidamos para uma consulta: Psicoterapia online
Olá, como você está?

Sinto muito pela situação difícil que passa, você parece sofrer muito com essa questão. A forma como você percebe a si mesmo, os outros e o mundo é influenciada pelas crenças que são construídas desde a nossa infância e ao longo da nossa vida. Assim, saber que você não é inferior, e que tem o seu próprio valor é uma questão de reestruturação cognitiva, ou, em outras palavras, de uma mudança de pensamentos.
A psicoterapia é essencial para essa questão. Busque ajuda psicológica com um bom profissional psicólogo. Cuide de você!

Espero ter ajudado, estou à disposição.

Abraço.
Olá! Assim como os colegas comentaram acima, reforço a importância de buscar por psicoterapia. A terapia irá te ajudar a identificar também suas potencialidades, habilidades e coisas que gostaria de mudar.
Assim como foi dito, a psicanálise é uma das formas de tratamento que podem te auxiliar no entendimento da origem do seu sofrimento, de acordo com a sua história de vida. Compreendendo melhor as experiencias do passado e as atuais, você pode ressignificar esses sentimentos e ter uma outra visão sobre si, de forma que pode obter mais satisfação e qualidade de vida. Espero ter contribuído!
Um psicanalista pode ajudar a entender o que está por trás desses sentimentos de inadequação e desvalorização. O psicanalista pode ajudar a identificar e compreender os sentimentos e pensamentos que estão contribuindo para esses sentimentos de inadequação. O psicanalista também pode ajudar a desenvolver estratégias para lidar com esses sentimentos e pensamentos, bem como ajudar a desenvolver uma maior aceitação de si mesmo. O psicanalista também pode ajudar a desenvolver uma maior consciência de como o seu corpo, rosto e aparência não são a única coisa que define quem você é.
Olá! Sinto muito estar passando por toda essa situação. Assim como meus colegas de profissão citaram acima, a psicoterapia é um caminho para conseguir te auxiliar em suas questões atuais. A psicologia possui um leque de abordagens, e cada uma ajuda seu paciente de uma forma, porém todas são eficazes. A psicologia corporal, por exemplo, acredita que mente e corpo são uma coisa só, e quando trabalhamos de forma conjunta, conseguimos adquirir uma melhora no quadro clínico e na saúde mental e física. É preciso entender todo o contexto no qual você está inserido para compreender toda a formação desses sentimentos e pensamentos. A terapia poderá lhe auxiliar na compreensão de tudo isso que está ocorrendo nesse momento. Caso tenha interesse, fico a disposição.
Olá. Muitas vezes, a falta de aceitação de nosso corpo vem de não possuirmos autoconhecimento. A psicoterapia trabalha neste sentido, para que venhamos a descobrir e a reconhecer nossas qualidades e também limitações. A pior forma de lidar com sua questão é se comparar com as demais pessoas de sua faixa etária, até porque a "felicidade" que é vendida pelas redes sociais pode não corresponder à vida real. Estou à disposição para ajuda-lo(a) neste processo.
A comparação aumenta os sentimentos de baixa autoestima e autodepreciação, "pois os outros são sempre melhores do que eu", existem maneiras de trabalhar isso. Buscar apoio de um psicólogo pode ser muito útil para explorar as raízes desses sentimentos e desenvolver estratégias para construir uma imagem mais positiva de si mesmo. É importante lembrar que cada pessoa é única e possui suas próprias qualidades e habilidades. Reconhecer e focar em suas qualidades e posteriormente praticar a autocompaixão podem ajudar a melhorar a autoestima e a apreciação de si mesmo.
Penso que sim, mas você vai precisar descobrir qual é, já que não existe uma resposta pronta. Fazer psicoterapia é uma boa forma de iniciar a lidar com essas questões, pois vai te proporcionar ter contato com suas emoções e trazer autoconhecimento. Abraço
Olá. Compreendo e entendo sua dificuldade em lidar com o seu corpo. Atualmente, somos estimulados pela sociedade e as mídias sociais a acreditar em uma ideia de "corpo perfeito" ou "corpo ideal", o que intensifica a comparação com outro. O processo psicoterapêutico pode te ajudar a entender o porquê do seu desvalor e fortalecer a sua relação com o seu corpo. Um abraço, Letícia de Paulo
Oi! Hoje infelizmente vivemos numa sociedade onde a pressão estética é fortemente alimentada, se você se sente inadequado com a sua aparência e o corpo é importante olhar muito para esse viés, porém além disso é entender como você tem vivido estar com esse corpo e aceitação da sua aparência. Somente junto com psicólogo é possível buscar a compreensão desse sentido para você e as novas possibilidades de viver de forma saudável onde pode-se trabalhar a sua autoestima. Fico disponível para lhe ajudar nesse momento de sua vida. Abraço!
Te convidamos para uma consulta: Tratamento para baixa autoestima - R$ 70
Olá, como você está? Sinto muito pelo que você está passando e gostaria que soubesse que existem mais pessoas como você que também sofrem com a aparência e o corpo. Você não está sozinho! A psicoterapia é um ótimo caminho para você reduzir o sofrimento e se entender melhor, com relação a você mesmo e com os outros. Caso queira conversar, fico a disposição. Abraço!