Ocorreu da minha parte transferência para com meu psicólogo. Não quero parar a terapia, mas quero ca

16 respostas
Ocorreu da minha parte transferência para com meu psicólogo. Não quero parar a terapia, mas quero cancelar/bloquear essa transferência, é possível?
Essa transferência tem me causado de certa maneira incômodo/sofrimento, pois pra mim é errado… alguma orientação? Obrigada
A transferência entre paciente e psicólogo pode ocorrer durante o processo de psicoterapia. Quando ela é detectada, uma forma de trabalhá-la é levando a questão para a terapia. Juntos vocês podem encontrar uma forma de acolher, compreender e lidar com este sentimento.

A transferência faz parte do processo de análise e pode aparecer de diversas maneiras. Seria interessante conversar sobre esse tema com seu psicólogo, pois esse é um material importante e trazer esse tema á tona pode ajudar muito na evolução do seu processo analítico, além da necessidade de acolhimento e elaboração desse sentimento que só será possível a partir do diálogo sobre o assunto.
Olá. Lendo sua questão, parece que você está falando sobre uma transferência perturbadora, relacionada a pensamentos de amor ou ódio que invadem e são difíceis de evitar. Se encontrar uma oportunidade para levar ao profissional pode ser uma via importante para decidirem o caminho do tratamento a partir disso, que inclui o manejo ético para um bom andamento ou até mesmo o encaminhamento a outro profissional, se for o caso.
Olá! Que bom que você tem consciência da transferência. Um caminho seria conversar com o profissional, faz parte da psicoterapia manejar transferências. Ou se for muito desconfortável para você, trocar o profissional e já expor na psicoterapia, para que vc possa entender e trabalhar isso.
Compreendo que a transferência com seu psicólogo esteja causando desconforto. É importante comunicar abertamente seus sentimentos e preocupações ao seu psicólogo. Eles estão lá para ajudar e podem ajustar a abordagem terapêutica para melhor atender às suas necessidades. Se você acha que a transferência é prejudicial, discuta isso durante uma sessão para explorar opções, como ajustar a dinâmica da terapia ou, se necessário, procurar um novo profissional. O diálogo aberto é fundamental para o progresso na terapia.

Conte comigo para ajudar
Christine
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 160
Olá, espero que esteja bem! A transferência é um processo normal da psicoterapia! Se está gerando incômodo, melhor conversar com seu terapeuta, para que, juntos, possam trabalhar o conteúdo inconsciente!
Espero ter ajudado!
Entendo que a transferência para o terapeuta possa estar gerando desconforto. É imprescindível compartilhar seus sentimentos e preocupações para o profissional. Ele deverá orienta-la. Porém, dependendo do comprometimento, talvez seja interessante mudar de psi, pois essa transferência pode gerar bloqueio em determinadas áreas.
Ola!

Que tipo de transferência?
Ja levou isso pra sua terapia?
O ideal, seria, falar com seu terapêuta. Entender o que está acontecendo!
Em terapia certamente voce conseguirá as respostas que busca/precisa.

Espero ter ajudado!
É possível que a transferência atue de forma saudável, positiva. Nesse sentido, você poderia parae, reduzir o que está sentindo agora e sentir-se bem. Como todos os colegas mencionaram, se considerar possível, leve a questão para a sua terapia e considerem sobre o que pode ser feito.
Olá! Em um processo de análise, a transferência é condição essencial para que ela aconteça. Atualizações na relação com o outro fazem parte da constituição do sujeito e isso aparece em vários espaços, inclusive em psicoterapia. Sugiro expor essa transferência para sua analista e falar como se sente, pois é conteúdo de análise! Nada do que você levar será considerado errado ou abordado em um campo moralista, se a posição do analista estiver instaurada entre a dupla!
Por que bloquear esta transferência se a terapia só se dá através desta transferência?
Oriento que fale a este respeito com seu terapeuta.
Você diz que quer bloquear a transferência porque tem lhe causado mal estar devido você achar ser algo errado. Vivenciar transferência não é algo errado. É algo natural que precisa ser aceito sem culpa. A outra opção é auto destrutiva. É você não ser verdadeira com você mesma.
Olá... Desejo que você esteja bem. Sobre a transferência, acredito que abrir isso com seu psicólogo seria muito respeitoso com você e com seu processo. Explorar como isso te incomoda e que você deseja fazer com isso. Espero ter auxiliado de alguma forma. Um abraço!
Isso é completamente normal e pode ser pauta da sessão, pois poderá clarificar os seus pensamentos e sentimentos em relação a seu/sua terapeuta no real, o que será bastante esclarecedor e benéfico para seu tratamento e demais vínculos que estabelecer fora do setting terapeutico!
Bom dia. Penso que o mais oportuno é informar ao profissional. Com isso, você poderão avaliar o que pode ser mais adequado a ser feito.
A transferência é um fenômeno comum na terapia, onde sentimentos e percepções que você tem sobre pessoas significativas em sua vida são direcionados ao seu terapeuta. Isso pode incluir sentimentos positivos, negativos ou mistos. Embora a transferência possa ser desconfortável, ela também pode ser uma ferramenta poderosa para o crescimento e a compreensão pessoal dentro do contexto terapêutico.

Entendendo a Transferência
O Que É Transferência:

Definição: A transferência ocorre quando uma pessoa redireciona emoções e sentimentos inconscientes de uma pessoa significativa (geralmente do passado) para outra pessoa (neste caso, o terapeuta).
Origem: Esses sentimentos geralmente se originam de relações passadas com pais, figuras de autoridade ou outros relacionamentos significativos.
Por Que Acontece:

Processo Natural: A transferência é uma parte natural do processo terapêutico e pode fornecer insights valiosos sobre seus relacionamentos e padrões emocionais.
Exploração: Quando trabalhada na terapia, a transferência pode ajudar a identificar e resolver questões emocionais profundas e padrões de comportamento.
Lidando com a Transferência
Comunicação Aberta:

Converse com Seu Terapeuta: É importante discutir esses sentimentos com seu terapeuta. Eles estão treinados para lidar com a transferência e podem ajudá-lo a explorar esses sentimentos de maneira segura e produtiva.
Expressão Honesta: Seja honesto sobre como esses sentimentos estão afetando você e sua terapia. Seu terapeuta pode ajudar a contextualizar esses sentimentos e a trabalhar com eles.
Reflexão Pessoal:

Autoconhecimento: Reflita sobre os sentimentos de transferência e como eles se relacionam com suas experiências passadas. Pergunte a si mesmo de onde esses sentimentos podem estar vindo.
Journaling: Manter um diário sobre suas sessões de terapia e sentimentos pode ajudar a esclarecer esses sentimentos e a entender melhor suas origens.
Limites:

Estabeleça Limites Claros: Trabalhe com seu terapeuta para estabelecer limites claros que o ajudem a se sentir seguro e confortável. Isso pode incluir discussões sobre a natureza da relação terapêutica e as expectativas de ambas as partes.
Educação:

Aprenda Sobre Transferência: Entender mais sobre o que é a transferência e por que ela ocorre pode ajudar a normalizar esses sentimentos e reduzir o desconforto associado a eles.
Importância de Trabalhar a Transferência na Terapia
Benefícios: Trabalhar a transferência pode ser extremamente benéfico para o seu crescimento pessoal e para a eficácia da terapia. Pode revelar padrões emocionais e comportamentais importantes que influenciam suas relações e sua vida emocional.
Resolução: Abordar a transferência pode ajudar a resolver sentimentos e conflitos inconscientes, levando a uma maior auto-compreensão e mudanças positivas.
Conclusão
A transferência é uma parte comum e normal do processo terapêutico, embora possa ser desconfortável. É possível trabalhar esses sentimentos de forma produtiva dentro da terapia. Discutir abertamente esses sentimentos com seu terapeuta, refletir sobre suas origens e estabelecer limites claros são passos importantes para lidar com a transferência. Isso não só ajuda a aliviar o desconforto, mas também pode transformar esses sentimentos em uma oportunidade para o crescimento e a cura.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!