O zumbido é perda de audição?

4 respostas
O zumbido é perda de audição?
O Zumbido pode estar relacionado a 4 fatores distintos: perda de células auditivas (perda de audição), fatores endócrinos e problemas cervicais ou de ATM, fatores emocionais ou ao uso de algum medicamento que desencadeou, neste ultimo caso, suspendendo ou substituindo seu uso o zumbido desaparece, mas só que pode investigar e saber a sua causa principal é o médico otorrinolaringologista que fará uma série de exames para uma completa investigação. Dentre essas causas a principal e mais frequente é a perda auditiva sim que será detectada através de um exame audiométrico solicitado pelo médico otorrinolaringologista e posterior tratamento que pode ser medicamentoso ou a correção da perda auditiva com aparelho auditivo e terapia sonora, atualmente esse conjunto tem se mostrado o mais eficaz para o tratamento do zumbido.

De acordo com as opiniões colocadas até então, acrescento apenas que atualmente existem aparelhos auditivos específicos para quem tem zumbido. Estes criam um ruído de maneira a mascarar o zumbido sentido pelo paciente . Há aparelhos desse tipo volta dos também para quem tem zumbido, porém não cursa com a perda auditiva.
Zumbido (barulho que o paciente escuta nos ouvidos ou na cabeça) é um sintoma frequentemente associado a uma perda de audição. Quase 90% dos pacientes que se queixam de zumbido tem um perda de audição associada. O diagnóstico da surdez, bem como o seu tratamento precoce da perda pode ser de extrema importância para evitar o aparecimento do zumbido. No surgimento de qualquer um desses sintomas, sugiro que procure seu otorrino e investigue. Nos zumbidos mais crônicos (mais antigos), uma investigação de várias doenças sejam das causadoras de surdez, do metabolismo do sangue, das patologias musculares e articulares do pescoço podem ajudar no tratamento desse sintoma.
O zumbido é um SINTOMA. Seu som pode se reproduzir imitando o som de um chiado, apito, cachoeira, cigarra, etc. O zumbido pode sim acompanhar uma perda auditiva, mas ele possui uma infinidade de causas, como por exemplo: rolha de cera (cera acumulada, podendo até causar diminuição da audição), perfuração do tímpano, otite, trauma acústico (lesão no ouvido provocada por ruído potente e súbito), presbiacusia (perda auditiva decorrente do envelhecimento), AVC, alterações do metabolismo, disfunção da ATM (articulação temporomandibular), pressão alta, ansiedade, dentre outras. Portanto, caso perceba o zumbido ou a diminuição da sua audição, consulte o seu otorrinolaringologista, ele te direcionará ao tratamento mais adequado para o seu caso.