O zumbido é perda de audição?

4 respostas
O zumbido é perda de audição?
O Zumbido pode estar relacionado a 4 fatores distintos: perda de células auditivas (perda de audição), fatores endócrinos e problemas cervicais ou de ATM, fatores emocionais ou ao uso de algum medicamento que desencadeou, neste ultimo caso, suspendendo ou substituindo seu uso o zumbido desaparece, mas só que pode investigar e saber a sua causa principal é o médico otorrinolaringologista que fará uma série de exames para uma completa investigação. Dentre essas causas a principal e mais frequente é a perda auditiva sim que será detectada através de um exame audiométrico solicitado pelo médico otorrinolaringologista e posterior tratamento que pode ser medicamentoso ou a correção da perda auditiva com aparelho auditivo e terapia sonora, atualmente esse conjunto tem se mostrado o mais eficaz para o tratamento do zumbido.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
De acordo com as opiniões colocadas até então, acrescento apenas que atualmente existem aparelhos auditivos específicos para quem tem zumbido. Estes criam um ruído de maneira a mascarar o zumbido sentido pelo paciente . Há aparelhos desse tipo volta dos também para quem tem zumbido, porém não cursa com a perda auditiva.
Zumbido (barulho que o paciente escuta nos ouvidos ou na cabeça) é um sintoma frequentemente associado a uma perda de audição. Quase 90% dos pacientes que se queixam de zumbido tem um perda de audição associada. O diagnóstico da surdez, bem como o seu tratamento precoce da perda pode ser de extrema importância para evitar o aparecimento do zumbido. No surgimento de qualquer um desses sintomas, sugiro que procure seu otorrino e investigue. Nos zumbidos mais crônicos (mais antigos), uma investigação de várias doenças sejam das causadoras de surdez, do metabolismo do sangue, das patologias musculares e articulares do pescoço podem ajudar no tratamento desse sintoma.
O zumbido é um SINTOMA. Seu som pode se reproduzir imitando o som de um chiado, apito, cachoeira, cigarra, etc. O zumbido pode sim acompanhar uma perda auditiva, mas ele possui uma infinidade de causas, como por exemplo: rolha de cera (cera acumulada, podendo até causar diminuição da audição), perfuração do tímpano, otite, trauma acústico (lesão no ouvido provocada por ruído potente e súbito), presbiacusia (perda auditiva decorrente do envelhecimento), AVC, alterações do metabolismo, disfunção da ATM (articulação temporomandibular), pressão alta, ansiedade, dentre outras. Portanto, caso perceba o zumbido ou a diminuição da sua audição, consulte o seu otorrinolaringologista, ele te direcionará ao tratamento mais adequado para o seu caso.

Especialistas

Suely Rodrigues

Suely Rodrigues

Fonoaudiólogo

Maringá

Bárbara Heggendorn

Bárbara Heggendorn

Fonoaudiólogo

Rio de Janeiro

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Claudia Eckley

Claudia Eckley

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Perda Auditiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.