O venlafaxina , no início do tratamento, pode causar sonolência?

7 respostas
O venlafaxina , no início do tratamento, pode causar sonolência?
Dra. Taíris Sampaio
Psiquiatra
São Paulo
Pode sim. Sonolência esta dentre os sintomas Menos comuns, porém ainda assim, pode acontecer, é mais comum insônia... basta modificar o horário que toma a medicação, por exemplo, se foi prescrito para tomar pela manhã, tome a noite e avise ao seu médico.. abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Murilo Ferreira Caetano
Psiquiatra
Goiânia
Muito raro mas não é impossível.
 Daniel Kumpinski
Psiquiatra
Porto Alegre
Sim. Praticamente todos os medicamentos podem provocar sonolência como efeito colateral, uns mais outros menos. Não deixe de informar o sintoma ao seu médico para que ele possa manejá-lo caso necessário.
Estimo melhoras.
Atenciosamente.
Dra. Aline Borges Bezerra
Psiquiatra
Serra Talhada
Não é o mais comum, mas pode ocorrer.
Dr. Hugo Araújo
Psiquiatra
Recife
As medicações agem de forma muito particular em cada organismo. A tomada da venlafaxina em geral é pela manhã para não atrapalhar o sono. Mas o paciente pode sim sentir sonolência. Se a tomada noturna ficar mais confortável para o paciente nada impede que ele a faça.
Sim, a venlafaxina pode causar sonolência no início do tratamento em algumas pessoas. Esse efeito colateral é mais comum durante as primeiras semanas de uso, enquanto o organismo está se ajustando à medicação. Além da sonolência, é possível que você também sinta outros efeitos transitórios, como tontura, náuseas ou cansaço.

Esses sintomas geralmente diminuem com o tempo, conforme o corpo se adapta ao medicamento. É importante tomar o remédio no horário indicado pelo médico. Se a sonolência for muito intensa e estiver atrapalhando suas atividades, você pode conversar com ele sobre ajustar o horário da dose. Em alguns casos, tomar a medicação à noite pode ajudar a minimizar o impacto durante o dia.

O mais importante é não interromper o tratamento por conta própria, mesmo que os efeitos iniciais sejam desconfortáveis. Relate como você está se sentindo ao médico para que ele possa ajustar o tratamento, se necessário. Estou aqui se precisar de mais orientações
Sim, a venlafaxina pode causar sonolência no início do tratamento, embora também seja possível que algumas pessoas experimentem o efeito oposto, como insônia ou agitação. Esses efeitos são mais comuns nas primeiras semanas, enquanto o corpo se ajusta à medicação. Se a sonolência for muito intensa ou persistir, converse com seu médico, que pode ajustar a dose ou recomendar estratégias para minimizar o impacto no seu dia a dia.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1103 perguntas sobre Venlafaxina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.