O valor máximo de referência do PTH intacto tem uma grande variação de labs pelo mesmo método: 58pg/ml,

3 respostas
O valor máximo de referência do PTH intacto tem uma grande variação de labs pelo mesmo método: 58pg/ml, 65pg/ml e 72pg/ml. Isso confunde, pois o da minha mãe mede 66pg/ml e para o lab de 58pg/ml está fora, para o de 72pg/ml está normal. Afinal qual é o valor de referência desse hormônio? Grato ;)
Dr. Erivelto Martinho Volpi
Cirurgião de cabeça e pescoço
São Paulo
O valor de referência pode variar de laboratório para laboratório e no mesmo laboratório de acordo com a metodologia utilizada, além disso existem diversos fatores que podem influenciar no nível de PTH sem necessariamente refletir numa doença (vit D por exemplo). O mais importante nesses casos é a avaliação do médico responsável

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Francisco Blotta
Endocrinologista, Médico clínico geral
Rio de Janeiro
Boa noite
O valor de referência varia entre os laboratórios, de qualquer maneira os valores estão no limite superior.
Procure um endocrinologista, teremos prazer em ajuda-los
Att
Dr. Breno Figueiredo Bessa
Endocrinologista, Nutrólogo, Médico do esporte
Belo Horizonte
Os valores do PTH podem variar em dias diferentes no mesmo paciente e também entre os laboratórios com kits de dosagem ddiferentes. Pelos valores apresentados algumas condições podem ser responsáveis, desde a deficiência de Vit D quanto um hiperparatireoidismo primário. É importante buscar um endocrinologista para avaliar se realmente o PTH está elevado e o que fazer para o tratamento adequado, pois nem toda alteração laboratorial demandará tratamento. Espero ter ajudado. Abraço

Especialistas

Patrick Henrique Cardoso

Patrick Henrique Cardoso

Médico clínico geral

Brasília

Mariana Lomelino Guimarães

Mariana Lomelino Guimarães

Endocrinologista, Médico do esporte

Niterói

Marcela Mattar De Melo Miranda Salim

Marcela Mattar De Melo Miranda Salim

Endocrinologista, Generalista, Especialista em administração em saúde

Belo Horizonte

Renato Moreno

Renato Moreno

Radiologista

Salvador

Jonathan Jose Damon Alves Rabelo

Jonathan Jose Damon Alves Rabelo

Endocrinologista

Montes Claros

Anne Rafaella Carneiro Roza

Anne Rafaella Carneiro Roza

Oncologista, Pediatra

Recife

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 17 perguntas sobre Hiperparatireoidismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.