O uso do orlistat pode fazer com que as fezes fiquem claras? Isso é um problema?

2 respostas
O uso do orlistat pode fazer com que as fezes fiquem claras? Isso é um problema?
Orlistat ou mesmo que Xenical inibe diretamente uma enzima pancreática denominada lipase( fazendo com que a gordura provinda de alimentos ao chegar no intestino não seja absorvida praticamente em 1/3 do que realmente deveria ); os efeitos colaterais mais característicos no uso do medicamento são: colicas abdominais, gases, aumento no número de evacuações diárias e como qualquer medicamento pode levar ao surgimento de reações alérgicas leves, moderadas ou até mesmo graves. Sempre seu médico deverá ser informado sobre sintomas frequentes após ingestão de qualquer medicamento. Em relação a sua pergunta segue parte de artigo escrito recentemente pela FDA: " Apesar de a relação entre o orlistate e lesões no fígado não estar estabelecida, a FDA, perante a gravidade do possível efeito secundário, decidiu rever os folhetos. Os sintomas de uma lesão no fígado incluem comichão, olhos ou pele amarela, urina escura, fezes claras ou perda de apetite. Se toma estes medicamentos e sofrer algum destes sintomas, consulte de imediato o seu médico"

O uso de todo e qualquer medicamento deve ser acompanhado por um médico e ter uma indicação para o uso.
Fazer uso de uma medicação sem a sua devida finalidade é um erro.
O medicamento relatado por vc neste quesito, tem sua indicação para casos de Obesidade que é uma doença crônica não transmissível.
Vale lembrar que todas as medicações detém seus efeitos colaterais e/ ou suas interações no organismo. Essa mudança na cor é possivelmente um desses efeitos.
Vale a pena retornar ao seu especialista para verificar este fato.