O uso do depakene por muitos anos seguidos pode diminuir sua eficácia nesmo tomando a dosagem terapê

2 respostas
O uso do depakene por muitos anos seguidos pode diminuir sua eficácia nesmo tomando a dosagem terapêutica certa ? Pergunto pq minha filha entrou em crise tomando dosagem correta diariamente. Agora está associada ao lítio p segurança mas a médica quer que fique só c um estabilizador. Qual sua posição? Lítio ou Voltar a tomar só Depakene? Ela sentia menos efeitos colaterais c o depakene.
Bom dia... Sem conhecer o caso específico é difícil opinar...
- Primeiro porque há a possibilidade da dose do medicamento (Depakene) ter se tornado insuficiente por conta de ganho em altura e/ou peso (ex.: uma pessoa que começa a usar qdo jovem e hoje tem mais idade, ganhou altura ou aumentou de peso).
- Além disso, mesmo fazendo uso correto e a dosagem estar ideal, o risco de novas crises reduz bastante mas não se torma zero.
- Um outro fator é a gravidade do quadro de base... Se for um quadro de difícil estabilização, muitas vezes é necessária a associação com o lítio e isso só quem a acompanha poderá dizer...

Espero ter esclarecido suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Durante o tratamento com o Depakene (ou Ácido Valproico) é necessário o acompanhamento dos níveis sanguíneos da medicação para saber se ela está na dose terapêutica. A associação do Depakene com o Lítio está muito bem elucidado na literatura, sendo tratamento de primeira linha para o tratamento do Transtorno Bipolar. Particularmente, como profissional acredito que o paciente precisa estar com a quantidade correta de medicação (nem mais, nem menos). Assim, há pacientes que precisarão de um ou mais estabilizadores de humor para controle do quadro.

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 580 perguntas sobre Depakene
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.