O uso de Paroxetina pode causar aumento do intervalo Qt? Depois que comecei a tomar comecei a reparar

3 respostas
O uso de Paroxetina pode causar aumento do intervalo Qt? Depois que comecei a tomar comecei a reparar pequenas arritmias e taquicardia, que não sei se são devido ao meu estado de hipervigilância e ansiedade ou se são algum efeito da medicação? Logo fiquei com medo desse alongamento do intervalo qt.
Boa tarde,

A paroxetina e outras drogas tem o potencial de modificar o estado elétrica de células do coração e consequentemente gerar alterações que se manifestam no eletrocardiograma como aumento do intervalo QT.

Não é uma regra, pois não ocorre em 100% dos casos, mas esta alteração cria um estado eletrofisiológico nas células do coração que pode favorecer arritmias graves como o Torsades de Pointes.

Busque o seu clínico ou cardiologista para reorientação sobre medicações alternativas.

Lembro que é importante antes do início de algumas medicações obter um eletrocardiograma em condições normais. Caso possua algum antigo, mostre ao seu médico pois pacientes com dispersão ou aumento do intervalo QT congênito podem passar desapercebidos da infância até o período de adulto jovem.

À disposição,

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sempre deve preocupar quando acontece aumento do intervalo QT no eletrocardiograma. Diversas medicações fazem isso, inclusive os antidepressivos.
Como você está tendo sintomas de arritmia, a medicação deve ser interrompida, seu médico avisado do problema, e, juntos buscarem a melhor opção para seu caso.
Boa noite

Diversos medicamentos tem capacidade de alterar esse segmento no eletrocardiograma.A vigilancia dessa complicação é a realização de ECG. Monitores de evento pode ser utilizado. Se estiver caso de morte subida ou casos de QT longo na familia a pesquisa deverá ser mais cautelosa. Contudo a arritmia causada por aumento desse segmento geralmente possui prognostico negativo e esses paciente deverão ser visto de perto.
Talvez sugerisse conversar com seu medico para que possa sanar esse medo e utilizar droga com mais tranquilidade

Especialistas

Felipe Santos

Felipe Santos

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita
Felipe Leal

Felipe Leal

Cardiologista

Valinhos

Agendar uma visita
Thiago Arthur Oliveira Machado

Thiago Arthur Oliveira Machado

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Agendar uma visita
Daniel Petlik

Daniel Petlik

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Leandro Feital

Leandro Feital

Cardiologista

Duque de Caxias

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 630 perguntas sobre ECG (eletrocardiograma)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.