O uso de MTX pode causar infertilidade? Faço uso de 4 comprimidos a cerca de 01 ano devido AR.

2 respostas
O uso de MEtotrexato pode causar infertilidade?
Olá! Sim. De acordo com a própria bula do medicamento, pode causar prejuízos à fertilidade, redução da produção de espermatozoides e problemas na menstruação. A redução da produção de espermatozoides é algo comum (ocorre em mais de 10% dos pacientes), já infertilidade é descrito em bula como evento incomum (ocorre em menos de 1% dos pacientes)

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A infertilidade pode acontecer pelo uso do metotrexato mas não é muito comum. O mais importante é nunca engravidar na vigência da medicação, seja qual for a doença (há riscos de deformidades e abortamentos). Caso haja o desejo de gestar, converse com seu médico sobre a possibilidade de troca ou suspensão do fármaco (pelo menos, 3-6 meses antes da gestação), caso haja possibilidade clínica para isso. Homens também deveriam suspender o metotrexato por 3-6 meses antes de uma gestação programada! Duas coisas importantes: só engravide com a doença em remissão por, pelo menos, 6 meses e não abandone os métodos contraceptivos imaginando que não engravidará porque o metotrexato pode causar infertilidade - a família poderá aumentar inesperadamente! Se usa metotrexato e deseja engravidar, além do futuro papai, discuta com seu médico e programe tudo direitinho (você poderá precisar de um pré-natal de alto risco a depender da doença que está em tratamento). Tomando essas precauções, seja bem-vinda ao mundo da maternidade! Boa sorte!!!

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 254 perguntas sobre Metotrexato
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.